sexta-feira, 2 de abril de 2021

 Primeiro Festival Brasileiro de Cinema Cômico 

Seis dias de programação intensa e gratuita com os melhores curtas de comédia nacional para todas as idades. 

Produções de 11 estados reúnem talentos como Bruna Linzmeyer, Cacau Protásio, Elisa Lucinda, Marcélia Cartaxo, Vinicius de Oliveira, além de outros desconhecidos do grande público. 

Programação inclui também a nova série e quatro longas da cineasta Betse de Paula,
a homenageada do festival, incluindo bate-papo com ela, Dira Paes e Sílvia Buarque.
 

Filmes serão exibidos de 6 a 11 de abril, pelo Youtube,
acompanhados de debates e masterclasses.

 

 

O Festival Brasileiro de Cinema Cômico é o primeiro na história do país a premiar os melhores curtas-metragens e artistas de humor, gênero ainda pouco reconhecido pelos críticos e mostras. A ideia do evento é valorizar a diversidade e a qualidade da comédia feita no Brasil com seus subgêneros, sátira, comédia romântica, de costumes, paródia, pastelão, terrir… A edição será feita inteiramente online, pelo Youtube, de 6 e 11 de abril (terça a domingo), reunindo 32 curtas-metragens. Entram no programa também quatro longas da cineasta homenageada, Betse de Paula, incluindo os cinco episódios da sua nova série “O Síndico”. O projeto é uma realização da Ritornelo Produções, com o patrocínio do Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc.


A programação do Festival Brasileiro de Cinema Cômico prevê quatro mostras. Na Mostra Competitiva, os filmes serão avaliados por um júri especializado e concorrerão ao Troféu Abacaxi, confeccionado exclusivamente para o evento. A Mostra Fluminense trará curtas realizados no estado do Rio de Janeiro. A Mostra Xófem, infanto-juvenil, terá duas sessões, uma livre e outra com classificação etária de 10 anos. Já a Mostra Homenagem fará uma retrospectiva da obra da cineasta carioca Betse de Paula. Com exceção da Mostra Homenagem, os filmes em cartaz foram escolhidos por meio de convocatória gratuita, realizada no início do ano.

Segundo os curadores, chamou a atenção a diversidade e qualidade das produções. “Há muitas comédias de teor político. Ficamos também surpresos com a quantidade de mocumentários, falsos documentários, um gênero ainda sem tradição no cinema brasileiro”, contou Flavia Candida, uma das curadoras. “Outro destaque é a incorporação da linguagem de internet e de memes nos filmes. Muitos curtas foram realizados durante a pandemia, abordando temas como distanciamento social, negacionismo, mas de uma forma inusitada, leve e criativa. "Há também muitos filmes dirigidos por mulheres e pessoas LGBTQIA+, trazendo um frescor para o campo da comédia brasileira, que possui uma tradição muitas vezes machista e preconceituosa”, completou Vitor Medeiros, diretor, produtor e curador. No elenco dos filmes do festival, há tantos nomes conhecidos, como Ana Clara Lima, Ana Paula Arósio, Bernardo Mesquita, Dira Paes, Fernando Vieira, Marcos Palmeira, Marieta Severo, Nathália Timberg, Shirley Cruz, Sílvia Buarque, como talentos ainda desconhecidos do grande público.

 

FICHA TÉCNICA


Vitor Medeiros - Direção, Produção e Curadoria
Isabel Veiga - Curadoria e Produção
Flavia Candida - Curadoria
Alice Name-Bomtempo - Curadoria
Betse de Paula - Homenageada do Festival
Gianna Larocca - Identidade Visual e Designer
Felipe Ferreira de Almeida - Artista plástico
Caio Casagrande - Comunicação e Ass. de Produção
Jurados: Carolina Amaral (pesquisadora), coletivo Saquinho de Lixo, Ginho Fialho (ou Regine de Mônaco), Jocimar Dias Jr. (pesquisador), Nathalia Cruz (atriz e roteirista do Porta dos Fundos)

 

SERVIÇO


DATA: 6 a 11 de abril
HORÁRIOS: conforme programação
LOCAL: YouTube
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: diversas, conforme programação
Grátis
@festcomico
www.festcomico.com.br

Nenhum comentário: