terça-feira, 20 de abril de 2021

Curta!On

 

 Documentário "O Desmonte do Monte"  dirigido por Sinai Sganzerla,

 


O quadro ‘A Dança dos Tarairiu (Tapuias)’, de Albert Eckhout, é mostrado  em  ‘O Desmonte do Monte’

O Brasil completa 521 anos desde a chegada de Cabral. Confira filmes e séries que contam parte de nossa história, no Curta!On

Em 22 de abril de 1500, uma frota portuguesa de nove naus, três caravelas e uma pequena embarcação, comandadas por Pedro Álvares Cabral, desembarcam no litoral do território que, pouco depois, seria chamado de Brasil. Esse dia mudaria para sempre a história dessa terra e de seus habitantes e, desde então, muitos acontecimentos foram construindo a trajetória de uma nova sociedade, de um novo país.

Há muito o que se refletir sobre esses 521 anos a serem completados no próximo dia 22, e o Curta!On contribui para o debate, disponibilizando filmes e séries documentais que nos fazem pensar sobre como era antes e o que houve após a chegada dos portugueses.


Arqueologias, em Busca dos Primeiros Brasileiros - Duas teorias não necessariamente contraditórias explicam a chegada do homem no continente americano: uma, oficial, propõe a travessia de populações mongóis a pé da Ásia pelo Estreito da Behringer, há 15 mil anos; a outra, ainda coberta de polêmica e controvérsia, aposta em travessias por embarcações simples, vindas da Austrália ou da Polinésia e chegando ao Brasil ainda muito antes disso. Uma coisa é certa: a passagem e eventual fixação de grupos caçadores-coletores-pescadores e populações ceramistas ao longo da costa e do interior das terras brasileiras deixou vestígios que resistiram ao tempo. Esses vestígios são a matéria-prima dessa série documental em 6 episódios, dirigidos por Ricardo Azoury e realizados em localidades diversas e distintas do Brasil. 


Nenhum comentário: