segunda-feira, 19 de abril de 2021

 1o. FESTIVAL SABOR & SOM



 






Série reúne três espetáculos musicais e três eventos gastronômicos a partir das raízes indígena, africana e europeia nos dias 23, 24 e 25 de abril no canal do YouTube da Borandá Produções 

 

Os artistas Patrícia Bastos, Dante Ozzetti, Sergio Santos, Sandra Fidalgo e

Toninho Ferragutti formam a programação musical 

 

Fabiana Badra, Cintia Sanchez e Elenice Altman são as chefs convidadas

 

  

Unir gastronomia e música não é um desafio quando se define a cultura em uma perspectiva antropológica, como um conjunto de hábitos sociais, dos modos de vida de um povo, das formas de pensar, sentir, agir, de crenças, de saberes e fazeres, de manifestações artísticas, entre  outros elementos que formam uma sociedade. Seguindo essa reflexão, a Borandá Produções lança o 1º Festival Sabor & Som, que consiste na apresentação de três eventos gastronômicos e três espetáculos musicais a partir das matrizes indígena, africana e europeia presentes em nossa sociedade, segundo o antropólogo, historiador e sociólogo Darcy Ribeiro. O evento será transmitido através do canal da produtora no Youtube nos dias 23, 24 e 25 de abril, sendo os eventos culinários às 15 horas, com apresentação da jornalista, crítica e curadora gastronômica Luiza Fecarotta, e os shows às 19 horas.

 

Nos três dias, a primeira atividade acontece na cozinha e a segunda, no estúdio. No fogão, serão desenvolvidos, passo a passo, três cardápios completos com entrada, prato principal e sobremesa. Na música, os artistas apresentarão repertórios que se comunicam com cada uma das referências abordadas pelo Festival. Todos os eventos foram produzidos, finalizados e transmitidos seguindo-se rigorosamente todas as medidas de prevenção à Covid-19 recomendadas no Plano São Paulo e no Protocolo Sanitário Setorial da Cultura, Lazer e Turismo vigentes, para a máxima segurança de todos os profissionais envolvidos.

 

O episódio de abertura da série estará sob comando da chef Fabiana Badra, que estudou sobre a participação das mulheres indígenas na construção da nossa cozinha, com um cardápio que tem a mandioca como pano de fundo: entrada de caldo de peixe com mandioca, moqueca de palmito com pirão de legumes para o prato principal e, na sobremesa, mingau de tapioca. À noite, a cantora amapaense Patrícia Bastos estará ao lado do compositor, violonista, arranjador e produtor paulista Dante Ozzetti para apresentar um repertório repleto de cacicós, carimbós, batuques e marabaixos, ritmos da região norte do país.

 

No segundo dia, será a vez da chef Cintia Sanchez homenagear um quilombo do Vale do Ribeira, e também sua avó materna, que era nascida na África, filha de pais escravos e que, mais tarde, se tornou cozinheira da família Matarazzo. Bolinho de cará com camarão, sobrecoxa de frango caipira com mamão verde e pudim de banana nanica fazem parte desse cardápio. Para encerrar o dia, o cantor, violonista, compositor e arranjador mineiro Sergio Santos apresentará canções que marcaram sua carreira ao longo de seus 10 discos.

 

O último episódio do Festival trará a culinária europeia de Elenice Altman, neta de portugueses, que, claro, incluirá o bolinho de bacalhau, bolinhas de alheira, arroz de pato e, por fim, manjar de coco com baba de moça.  No encerramento do dia e do Festival,  a cantora, compositora e instrumentista portuguesa Sandra Fidalgo estará acompanhada pelo acordeonista e compositor paulista Toninho Ferragutti, para apresentar o repertório do disco Paisagem Verde, lançado pela Borandá em 2019 e que mostra a beleza da mistura musical de Brasil e Portugal.

 

1º Festival Sabor & Som surge num momento em que o isolamento social é o recurso mais efetivo para prevenir a COVID-19. Ficar em casa para cozinhar e ouvir música deixa de ser uma atividade desejada para os momentos de lazer e se torna uma realidade cotidiana, além de se fazer também necessária para refletir e reforçar os laços familiares e sociais possíveis. Para Gisella Gonçalves, idealizadora, curadora e diretora artística da Borandá Produções, “a tentativa de ampliar nossa percepção desses fazeres cotidianos – embora intrinsecamente  culturais – foi a inspiração para a criação deste 1º Festival Sabor & Som”. E conclui com um desejo de que, “para os próximos anos, possamos estar juntos em edições presenciais, experimentando cada uma das sensações propostas nesse evento”.

 

O projeto foi viabilizado com recursos provenientes da Lei Federal 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc), promulgada em 29 de junho de 2020 e dispondo sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural durante o estado de calamidade pública decorrente da pandemia de Covid-19 no Brasil.

 

SERVIÇO

Onde: https://www.youtube.com/borandabrasil

 

Datas, horários e temas:

 

A RAIZ INDÍGENA

23.04.2021 (sex) – 15h – FABIANA BADRA  
23.04.2021 (sex) – 19h – PATRÍCIA BASTOS e DANTE OZZETTI  

A RAIZ AFRICANA

 

24.04.2021 (sáb) – 15h – CINTIA SANCHEZ  

24.04.2021 (sáb) – 19h – SERGIO SANTOS  

A RAIZ EUROPEIA

25.04.2021 (dom) – 15h – ELENICE ALTMAN  
25.04.2021 (dom) – 19h – SANDRA FIDALGO e TONINHO FERRAGUTTI 

  

Programa completo: www.festivalsaboresom.com.br

Nenhum comentário: