terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Teatro Musical

 –  O sonho não acabou

A adaptação e os desafios dos atores-cantores com teatros fechados

Uma das grandes dificuldades deste momento de pandemia para os artistas foi não somente os teatros fechados e a maioria dos eventos cancelados, mas a dificuldade de encontrar maneiras de se manter ativo.

Catarina Marcato, formada em Teatro Musical, conta como ela conseguiu se manter ativa, produzindo e participando em projetos novos mesmo durante esse momento difícil. “Infelizmente não temos, por enquanto, a possibilidade de ter performance de espetáculos no formato tradicional, com casa cheia, público pertinho, mas podemos voltar a atuar em espaços alternativos e especialmente ter projetos para a internet. O mundo online tem crescido em todas as áreas, especialmente na arte”, afirma Catarina.


Fomos entrevistá-la para conhecer a nova rotina de trabalho, os desafios de treinar sozinha, a busca por cursos de especialização e desenvolvimento individual e saber como é participar dos processos de audição neste novo modelo, e mesmo de shows e performances online ou de máscara.

“Esse é o momento ideal para os artistas buscarem cursos com profissionais de grande currículo, super respeitados no meio artístico. Por conta deste hiato de espetáculos, estes profissionais puderam criar espaços em suas agendas para oferecerem aulas em pequenos grupos e aulas individuais. Eu mesma, pude me tornar aluna de Fernanda Chamma, numa turma bem pequena de Jazz Dance que acabou se transformando numa possibilidade de trabalho. Após conhecer a profissional, surgiu a possibilidade de me tornar professora no Estúdio Broadway, ser Diretora Residente e atuar no primeiro espetáculo musical ao vivo “Heathers” e fazer a Direção Musical do Christmas Show – Estúdio Broadway Morumbi, onde também pude ter vários números de performance”.

Giulia Nadruz, que interpretou Christine Daaé, na versão brasileira de “O Fantasma da Ópera”, conceituadíssima atriz de teatro musical, foi uma destas professoras de agenda lotadíssima que pôde abrir um espaço na agenda para aulas online, preparadas de forma muito estruturada para garantir a evolução do aluno a longa distância. Com um alto grau de conhecimento e vivência, está levando sua experiência para profissionais já gabaritados.

Fernanda Lopes, Fonoaudióloga, especialista em voz cantada, desenvolveu uma versão praticamente toda online de seu  curso semanal (Canto Consciente), com algumas aulas presenciais, para Fonoaudiólogos que trabalham coma  voz cantada, para cantores e professores de canto. Está sendo cada vez mais difícil estar presente e muito vem sendo investido nesses cursos online, que eram pouco habituais para cantores e atores.

Além das aulas, a disciplina de treinar todos os dias por algumas horas: Canto, Ballet, Sapateado, Jazz, e Teoria Musical faz a agenda estar sempre cheia.

Muitas opções online estão acontecendo, muitos produtores estão se adaptando a esse novo formato, fazendo audições e propondo novos formatos de apresentação e, por isso, é o momento dos artistas de teatro musical ficarem atentos. Esse tipo de audição é uma tendência crescente no mercado. Daqui para frente, talvez as primeiras e segundas fases sejam inteiramente online. Mas, mesmo com a volta de alguns espetáculos como “Heathers”, produzido e dirigido por Fernanda Chamma, que inicialmente seria apresentado de forma tradicional, foi montado como para um palco italiano, mas sofreu diversas adaptações para aproveitar seu novo espaço, agora ao ar livre.

“Prioritariamente, este foi o momento para estudar, adquirir repertório, o momento que conseguimos parar e analisar o caminho que queremos trilhar com a nossa carreira, momento em que pudemos parar para olhar para nós mesmos e ver se temos um direcionamento para a carreira ou se estamos nos deixando levar pela maré”, reflete Catarina.

Com vários projetos em andamento, Catarina volta aos palcos novamente no Teatro UMC em 13 de fevereiro, com Fleetwood Mac Rumours.

Catarina Marcato é formada em Teatro Musical pela NYFA (New York Film Academy) esteve em cartaz em Nova York nas produções Off-Off Broadway de Nine e Reclaiming Our Time; estrelou o curta metragem “American Dreamin’”, que pode ser visto em festivais de cinema nos Estados Unidos; e foi recentemente premiada por Melhor Direção Musical pela ACESC por “Pro Dia Nascer Feliz”. No Brasil, interpretou Srta. Fleming em Heathers, e continua em cartaz como Christine McVie em Fleetwood Mac Rumours.

 

Contato: Viviane Marrese 011 99602-8344

Nenhum comentário: