sábado, 30 de janeiro de 2021

 

Ministério do Turismo, Governo Federal, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Theatro Municipal, Associação dos Amigos do Teatro Municipal, Vale e Petrobras apresentam

 

Temporada de Férias On-Line do Theatro Municipal do Rio de Janeiro com a Exposição “Tatiana Leskova: Bailarina de Corpo e Alma”

O e-book faz parte da Série Coreógrafos no Municipal e estará disponível a partir de sexta-feira, 29 de janeiro, no site do Theatro (www.theatromunicipal.rj.gov.br)

Acervo pessoal Tatiana Leskova

Uma grande artista que dedicou 40 anos de sua trajetória ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A bailarina e coreógrafa francesa, de ascendência russa, Tatiana Leskova é a homenageada na exposição virtual em formato de e-book da Série “Coreógrafos no Municipal”.

Foto Centro de Documentação (CEDOC/ FTMRJ)

No meio da dança, ela é conhecida como Dona Tânia, já que na Rússia Tânia é um diminutivo carinhoso para quem tem o nome de Tatiana. Muito exigente, a lendária bailarina e coreógrafa foi uma profissional e tanto na carreira de inúmeros profissionais.

 

Sobre a carreira

 Leskova iniciou os estudos de balé aos 10 anos e aos 14, iniciou a carreira profissional como estagiária no Opera Comique de ParisAos 17 anos, passou a integrar o Original Ballet Russo, uma das principais companhias de dança do mundo, chegando em Londres às vésperas da eclosão da Segunda Guerra Mundial.  

Entre 1939 e 1944, permaneceu na Companhia, atuando como uma das principais estrelas em turnês na Austrália, Estados Unidos e América do Sul. Em 1944, resolveu morar no Rio de Janeiro, passando a dançar no Cassino Copacabana. Com o fechamento dos cassinos no Brasil, Tatiana criou o Ballet Society, que reunia vários jovens bailarinos. Em 1950, Tatiana se vincula profissionalmente ao Theatro Municipal, iniciando carreira como maître e coreógrafa do Corpo de Baile.  Durante os seus oito anos de gestão, inúmeras inovações foram adotadas e, graças ao trabalho árduo junto aos bailarinos, Tatiana fez do Municipal um grande celeiro de jovens e talentosos bailarinos, tornando célebre e respeitável internacionalmente o Ballet do Theatro. Graças a seu talento e bom relacionamento com renomados profissionais da dança, recebeu nas temporadas do Municipal bailarinos como Serge Lifar, Violeta Elvin, John  Field, Tamara Toumanova, Norah Kovach e coreógrafos consagrados como Vaslav Veltchek, Nina Verchinina e o lendário Leonide Massine, bailarino que substituiu Nijinsky na companhia de Sergei Diaghlev e coreógrafo do Ballet Russo de Monte-Carlo. Massine atuou nas temporadas de 1955 e 1956 do Municipal. Importantes companhias de balé como a do Opera de Paris, o American Ballet Theatre e bailarinos do Teatro Bolshoi de Moscou fizeram parte das temporadas do teatro na década de 1950, consolidando o Municipal como um ponto obrigatório das turnês internacionais. 

 

Acervo pessoal Tatiana Leskova

 

Tatiana coreografou grandes produções, como as óperas "Izaht "(1952) e "Descobrimento do Brasil" (1960, juntamente com Eugenia Feodorova e depois em 1961, 1970, 1971, 1974 e 1987), de Villa-Lobos; o bailado "O Espantalho" (1954), de Francisco Mignone , "O Galo de Ouro", versão de M. Fokine, em 1963; a primeira apresentação completa de Giselle, em 1951, com a própria Tatiana protagonizando o espetáculo, e suas diversas remontagens no Municipal.

Os mais recentes trabalhos no TM foram: Sagração da Primavera (2013) e Les Sylphides/Raymonda/Sagração da Primavera (2015).

 

Curiosidades:

- A Ópera Izaht, de Villa-Lobos, coreografada por Leskova, teve estreia mundial no Theatro Municipal; 

- Leonide Massine, coreógrafo do Ballet Russo de Monte-Carlo, auxiliou os trabalhos no Ballet do Theatro Municipal em 1955 e em 1956. Em 1955, preparou três obras, encenadas em novembro daquele ano: "O Tricórnio", de Manuel de Falla, com cenários e figurinos de Pablo Picasso; Gaieté Parisienne, de Offenbach e o inédito bailado, em estreia mundial, "Hino à Beleza", libreto extraído do poema homônimo de Charles Baudelaire, com música de Francisco Mignone;

- A primeira montagem de Giselle, em dois atos, no Brasil, se deu em novembro de 1951, com coreografia de Leskova, a partir de orientações e desenhos de Serge Lifar, estrela do Ballet Russo de Monte-Carlo. 

 

Foto Acervo pessoal de Fátima Cristina Gonçalves

 

Sobre a pesquisadora e Hitoriadora Fátima Cristina Gonçalves

 

Mestre em História pela Universidade Federal Fluminense, pós-graduada em Administração Pública e especialista em documentação. É Chefe do Centro de Documentação do Theatro Municipal do Rio de Janeiro desde 2015. Dirigiu o Museu do Ingá e o Museu dos Teatros do Rio de Janeiro. Professora do ensino superior desde 2000. 

Serviço:

Exposição Virtual em formato de e-book - Série Coreógrafos no Municipal com Tatiana Leskova: Bailarina de Corpo e Alma

Data: a partir de 29 de janeiro

Site do Theatro: www.theatromunicipal.rj.gov.br

Patrocínio Ouro @valenobrasil e @petrobras

Classificação: Livre

Lei de Incentivo à Cultura

Apoio: Rádio SulAmérica Paradiso 95,7 FM, Rádio Roquete- Pinto  94.1 FM,  Rádio MEC 99.3 FM, Livraria da Travessa e  Ingresso Rápido.

Patrocínio Ouro @valenobrasil e @petrobras

Realização Institucional: Associação dos Amigos do Teatro Municipal, Fundação Teatro Municipal, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Realização: Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.


Nenhum comentário: