terça-feira, 22 de dezembro de 2020

 


Fim de ano e as dietas restritivas: nutróloga e endocrinologista Bruna Manes fala sobre riscos do emagrecimento a qualquer custo.




Desintoxicação caseira e “dietas da moda”, além de não provocarem perda de peso de forma saudável, ainda podem “limpar” os nutrientes e vitaminas do organismo


Depois de ficar meses longe da academia e de fazer da cozinha de casa um passatempo, muitas pessoas têm se queixado do aumento de peso durante a pandemia do coronavírus. Agora, com a chegada do verão e a proximidade das festas de fim de ano, o desejo de perder peso rapidamente tem se tornado uma necessidade para quem acumulou quilos extras. Ao mesmo tempo, tem surgido a cada dia “métodos milagrosos de emagrecimento” e dietas que prometem o corpo dos sonhos à quem se comprometer segui-las. Apesar de parecerem fáceis, dietas muito restritivas, sem acompanhamento, podem trazer riscos à saúde, além de provocarem o efeito contrário ao emagrecimento.


“As pessoas acham que em uma semana vão conseguir se livrar de meses de alimentação desregulada, acúmulo de gorduras e do aumento do peso na balança, em um mês ou até menos tempo. Porém além de não provocarem perda de peso de forma saudável, ainda podem fazer carências de nutrientes e vitaminas no organismo”, salienta a nutróloga e endocrinologista Bruna Manes. “A perda de peso deve ser uma consequência da alimentação saudável, da mudança de hábitos e da rotina de atividades físicas”, completa.


Ainda sobre as dietas restritivas, a especialista em modulação hormonal e em nutrologia, explica que é preciso contar com a ajuda de um profissional qualificado para não gerar consequências sérias, como perda de massa muscular, quedas de cabelo, cansaço extremo, entre outros.


“Às vezes, como medida inicial de um tratamento e com acompanhamento, é interessante apostar em dietas mais restritivas, mas nunca deve-se fazê-las sozinhas, para perder peso rapidamente. Sempre digo que o importante é fazer mudança de hábito alimentar para não ter carências nutricionais e acabar voltando a ganhar peso e gordura, finaliza.


*A Dra. Bruna Manes está disponível para entrevistas sobre o tema e outros assuntos.


Fotos: arquivo pessoal e banco de imagen

Nenhum comentário: