quarta-feira, 4 de novembro de 2020

“A consciência mascarada:

 Lilia Schwarcz participa de Café Filosófico CPFL sobre tolerância e intolerância nesta quinta (5)

 

Programa vai ao ar no dia 05 de novembro e conta com transmissão ao vivo pelo Youtube e Facebook

 

Lilia Schwarcz/Foto: Renato Parada

 

A historiadora e antropóloga, Lilia Schwarcz, recebe o Café Filosófico CPFL na quinta-feira (5/11), para tratar de “tolerância e intolerância”. O programa, que faz parte da série “A consciência mascarada: larvatus prodeo”, vai refletir sobre as polaridades do cotidiano em contraste com o mito de que o Brasil é um país pacífico.


 

“Há um mito de que o  Brasil é uma nação avessa a conflitos, pacífica na sua índole, democrática no que se refere à convivência de gêneros, raças e etnias, uma espécie de “paraíso da tolerância” em meio a um mundo inclemente. Essas definições generalizantes não sobrevivem, porém, a um enfrentamento no campo, a uma batida da polícia nas cidades, a uma discussão entre políticos, a um assalto à mão armada, a uma briga no trânsito, a um censo étnico que revela a desigualdade estrutural que persiste por aqui”, explica Schwarcz.

 

O funcionamento dessas polaridades produz, por seu turno, uma lógica de ódios e afetos que contamina não só a compreensão e a avaliação das instituições públicas mas também o dia a dia das relações pessoais.
 

O Café Filosófico CPFL, edição fica em casa, é inédito e ao vivo, transmitido pelo canal do programa no Youtube e na página do Instituto CPFL, no Facebook. Para definir o lembrete para a live acesse aqui.

 

Serviço

Café Filosófico CPFL - fica em Casa, com Lilia Schwarcz

Quando: Dia 05/11, quinta-feira, às 18h00

Onde: youtube.com/CafeFilosofico e facebook.com/InstitutoCPFL

Informações: institutocpfl.org.br

Nenhum comentário: