sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Coffee of The Year

 Semana Internacional do Café

Prêmio Coffee of The Year: Público pode ajudar a escolher o melhor café do ano em cafeteria de Curitiba

Organizado pela Semana Internacional do Café, o Coffee of The Year dará aos consumidores e especialistas a oportunidade de experimentar e votar nos grãos finalistas em sete regiões do Brasil na última etapa do concurso

O Coffee of The Year Brasil 2020 (COY), prêmio organizado pela Semana Internacional do Café – SIC, que tem como objetivo reunir os melhores cafés do Brasil e promover os grandes destaques do ano inova em 2020 e contará com o apoio do público para eleger o vencedor através de hubs (pontos de encontros) espalhados nas regiões de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba, Recife, Brasília e Espera Feliz (Região do Caparaó), entre os dias 11 a 15 de novembro.


Este ano, o concurso recebeu o total de 406 amostras de produtores de todo o Brasil e apresenta um novo formato. Na primeira etapa, todas serão analisadas às cegas por provadores de café situados em dez núcleos pelo país, com a coordenação do Professor Leandro Paiva, do IFSULDEMINAS, campus Machado. Após essa avaliação serão classificadas 21 melhores amostras (10 de arábica, 5 de canéfora, 3 de fermentação induzida arábica e 3 de fermentação induzida canéfora) que passarão para etapa final, na qual o público poderá participar e interagir.

“Diante do cenário mundial e com o evento 100% digital, esta ação foi elaborada com o objetivo de proporcionar aos consumidores e especialistas a experiência real de degustação. Por meio das Hubs, o público poderá conferir os destaques e votar nos seus preferidos através de um QR Code e seguindo todas as normas de segurança dos estabelecimentos”, explica Mariana Proença, diretora e curadora da Semana Internacional do Café. A prova nas cafeterias estará aberta para todos os apaixonados por cafés e a marca dos produtores também será ocultada nessa fase já que o peso das notas do público entra na somatória das impressões dos especialistas.

O resultado final dos vencedores só será anunciado dia 20/11, às 19h, durante a cerimônia on-line na SIC Digital.

 

Saiba onde encontrar os HUBs do Coffee of The Year 2020:

SÃO PAULO

Coffee Lab (Instagram @coffeelab_br)

Um Coffee CO. (Instagram @umcoffeeco)


BELO HORIZONTE

Oficina do Espresso (Instagram @oficinadoespresso)


RIO DE JANEIRO

Coffee Five (Instagram @coffeefiverj)


CURITIBA

Lucca Cafés Especiais (Instagram @luccacafesespeciais)


RECIFE

Kaffee Café (Instagram @kaffe.tt)


BRASÍLIA

Café Clandestino (Instagram @cafeclandestino)


CAPARAÓ

A Cafeteria (Instagram @acafeterianositio)


Fique atento as nossas mídias e a dos HUBS, pois cada um irá divulgar dia e horário em que os cafés serão preparados no mês de novembro!

Para mais informações acesse:

https://semanainternacionaldocafe.com.br/br/coffee-of-the-year-2020/

 

OS CAMPEÕES DE 2019

No ano passado os grandes vencedores do prêmio foram Wilians Valério, do Sítio Recanto dos Tucanos, em Alto Caparaó (MG), região do Caparaó, na categoria arábica, e o bicampeão Luiz Cláudio de Souza, do Sítio Grãos de Ouro, de Muqui (ES), região Sul do Espírito Santo, na categoria canéfora.

 

SOBRE O COFFEE OF THE YEAR BRASIL

Criado em 2012, o Prêmio COFFEE OF THE YEAR BRASIL tem como objetivo reunir os melhores cafés do Brasil e eleger os grandes destaques do ano, incentivando assim o desenvolvimento e aprimoramento da produção nacional e a divulgação de novas origens do café. Este ano, o concurso contará com duas fases. A primeira consiste em receber as amostras de produtores e todo o Brasil que são torradas e provadas por profissionais Q-Graders e R-Graders licenciados pelo CQI (Coffee Quality Institute). Na segunda fase, as 21 melhores vão para a final do concurso (10 amostras de arábica, 5 de canéfora, 3 de fermentação induzida arábica e 3 de fermentação induzida canéfora) serão disponibilizadas para o público. A revelação e a premiação do café mais pontuado e votado acontecerá no último dia do evento (20/11) na SIC Digital, que este ano se adaptou ao novo cenário mundial. O concurso é voltado para produtores de todas as regiões do Brasil.

 

Sobre a SIC

A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), da Café Editora, do Sebrae e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

Realizada desde 2013 em Belo Horizonte, capital do maior estado produtor do país, a SIC tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor. Este ano de 2020, devido à pandemia, será realizada 100% em plataforma digital.

 

Patrocinadores

A edição deste ano tem patrocínio master Nestlé, patrocínio expert Sistema Ocemg, patrocínio specialty Melitta e Sicoob e patrocínio premium Cooxupé e Kahlúa.

 

Serviço:

Semana Internacional do Café 2020 - 100% Digital

De 18 a 20 de novembro

#conectadospelocafé

Cadastro gratuito: www.semanainternacionaldocafe.com.br

Redes sociais Facebook e Twitter: @semanadocafe
Instagram: @semanainternacionaldocafe

 



Nenhum comentário: