quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Amazônia


Rio Xingu no documentário 'Amazônia Eterna' (crédito: Mário Franca)
Documentário 'Amazônia Eterna' será exibido no sábado, 5, em comemoração ao Dia da Amazônia

“Amazônia Eterna”, dirigido por Belisário Franca, é a atração deste sábado, data em que se comemora o Dia da Amazônia. O documentário brasileiro da produtora Giros mostra como nove projetos, com propostas para o uso da floresta de maneira sustentável, podem beneficiar diretamente a população local e promover parcerias economicamente vantajosas. O filme, que ganhou - entre outros - o prêmio de melhor documentário no Brazilian Film & Television Festival of Toronto em 2013, apresenta imagens impressionantes da floresta para exibir uma nova visão sobre as possibilidades de convivência harmônica entre a exploração da economia verde e a manutenção do ecossistema amazônico.  A exibição é no sábado, 05/09, às 22h30.


Quinta do Pensamento – 03/09
21h30 – “Um Sonho Intenso” (Documentário)
Relato das transformações do processo socioeconômico brasileiro pontuado por interpretações de um grupo de economistas e historiadores que têm em comum o reconhecimento de que os avanços desde 1930 até os dias atuais não foram suficientes para eliminar características fundamentais do subdesenvolvimento brasileiro. Diretor: José Mariani. Duração: 102 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 04 de setembro, sexta-feira, às 01h30 e às 15h30; 05 de setembro, sábado, às 11h35; 06 de setembro, domingo, às 19h.
Sexta da Sociedade – 04/09
21h30 – “Soldados do Araguaia” (Documentário)
“Soldados do Araguaia” é um documentário que se propõe a dar voz às memórias e traumas de recrutas de baixa patente do Exército Brasileiro que combateram na sangrenta e nebulosa Guerrilha do Araguaia. Marginalizados pela historiografia oficial por sua filiação ao Exército, e pelo próprio Exército por suas denúncias contra a corporação, esses personagens encontram aqui uma oportunidade inédita de compartilhar sua versão dos fatos. Da convocação junto às comunidades ribeirinhas e rurais até a dispensa após o extermínio da guerrilha comunista, os relatos dos ex-soldados compõem uma narrativa em que recrutas e guerrilheiros se confundem sob a opressão militar. Diretor: Belisário Franca. Duração: 72 min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos: 05 de setembro, sábado, às 01:35 e às 13h25; 06 de setembro, domingo, às 21h.
Sábado – 05/09
22h30–  “Amazônia Eterna”  (Documentário)
A Floresta Amazônica é hoje um imenso laboratório de experiências sustentáveis que revelam uma nova relação entre homens, corporações e este patrimônio natural imprescindível para a vida no planeta. Lá estão nascendo as diretrizes de um novo modelo econômico mundial: a economia verde. Mas quanto valem os serviços que esta commodity invisível presta para a humanidade? E quem deve lucrar com isso? Em busca destas respostas, o filme mostra iniciativas de sucesso, discute novas possibilidades com especialistas e mergulha numa viagem sensorial pelo cotidiano de quem habita a floresta. Diretor: Belisário Franca Duração: 79 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 30 de agosto, domingo, às 22h30.

PROMOhttps://youtu.be/-mp0O-kr1-8
FOTOS EM ALTAhttps://drive.google.com/drive/folders/1B_8ZCUsEVDKQ5gWNx1JmeKdQv2fJUsXs?usp=sharing

Domingo – 06/09
16h40 - “A Influência da Geração Beat” (Documentário)
Saiba como a amizade de Jack Kerouac, Allen Ginsberg e William Burroughs originou o movimento literário da Geração Beat. Do início em Nova York, no final da 2ª Guerra Mundial; passando por São Francisco, Cidade do México, Tânger e Paris; até o fim, 15 anos depois, com a publicação de "Howl" (Ginsberg), "On the Road" (Kerouac) e "Naked Lunch" (Burroughs). O trio criticou a literatura, lançou as sementes da contracultura e influenciou o estilo de vida das sociedades que viriam à frente. Diretor: Xavier Villetard. Duração: 52 min. Classificação: Livre.

 
Sobre o Curta!
O canal Curta! é um dos novos canais brasileiros da TV paga que mais aprovou projetos para financiamento pelo Fundo Setorial do audiovisual. Até agora foram financiados, para estreia no CURTA!, mais de 120 longas documentais e 800 episódios de 60 séries, atendendo à grade temática do canal: música, artes cênicas, metacinema, pensamento em humanidades, história política e sociedade.
O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora. Siga o Curta! nas redes sociais: www.facebook.com/CanalCurtahttps://twitter.com/canalcurta e www.youtube.com/user/canalcurta. Saiba mais em http://www.canalcurta.tv.br.

Nenhum comentário: