quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Adelina Instituto traz o Curso Transgredir para educar: debates sobre (des)colonização nas Artes Visuais.

Voltado para interessadxs em aprender, dialogar e revisar perspectivas no campo das artes
Adelina Instituto traz o Curso Transgredir para educar: debates sobre (des)colonização nas Artes Visuais, nos dias 14, 21 e 28 de setembro, das 19h às 21h00, segundas-feiras.  O formato de curso online, devido ao momento de pandemia do coronavírus, com o objetivo de manter aos alunos e interessados a continuidade de suas atividades frequentes no instituto, ao mesmo tempo que cumpre a recomendação do Ministério da Saúde e a Organização Mundial Saúde (OMS), de isolamento social resguardando a segurança de todos. 


Sobre o Curso
Transgressão é uma das maneiras que bell hooks (2013) utiliza para descrever processos educativos que compreendem outras ferramentas/ saberes de ser, estar e educar. Ampliando nosso campo de reflexão para as artes visuais, o curso apresentará como diversos pesquisadores tanto no campo teórico quanto prático explanam sobre estratégias e ressignificações de olhares. O debate de descolonização se dá quando os processos de transgressão nos tiram do lugar comum, questionando padronizações e nos propondo construções, desconstruções, reconstruções. O objetivo do curso é compreender por exercícios de análise de imagem, vídeo, textos diversas camadas de leitura, interpretação e revisão do imaginário para a rica produção visual dentro da discussão étnico racial, seja no campo da representação quanto da representatividade.
Quem irá conduzir?
Mirella Maria é professora, artista visual, pesquisadora. Graduada em Artes Visuais e mestra em Arte Educação pela UNESP. Trabalhou como educadora no Museu Afro Brasil. Atualmente é professora de atendimento educacional especializado na PMSP e consultora educacional. Sua pesquisa é voltada para artes africanas, arte afro-brasileira, questões étnico raciais/gênero, decolonialidade.
Sobre o Adelina Instituto
Em abril de 2017, o empresário Fabio Luchetti criou o projeto Adelina, no Bairro Perdizes. Com ampla atuação no circuito de arte e educação contemporâneas, o projeto promove a difusão, produção e compartilhamento de conhecimento, por meio de encontros, debates, oficinas, publicações, além de cursos interdisciplinares, exposições de artistas contemporâneos e ações extramuros. O objetivo do projeto é firmar-se como um espaço para a concepção, formação e difusão da arte. Em suas muitas ações, a ideia é atingir os mais diversos perfis, favorecendo o intercâmbios entre artistas, curadores e amantes da arte. Desde a sua fundação, a Adelina pretende aproximar a arte e educação, como um apoio e de forma colaborativa na formação livre de públicos variados, entre os quais estão professores da rede de ensino público, estudantes, crianças, adolescentes e idosos.
Serviço:
Data: 14, 21 e 28 de setembro - segunda-feira
Duração do curso: 3 encontros – 6 horas aula.
Horário: 19h às 21h
Local: Plataforma ZOOM – disponibilizada um dia antes da palestra.
Investimento: R$ 180
Cadastre-se gratuitamente no site www.zoom.us ou baixe o app no celular ou tablet
As aulas serão gravadas e poderão ser enviadas para quem eventualmente não estiver presente.
Inscrições pelo site www.sympla.com.br/adelina     
Ficou com alguma dúvida?
Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para oi@adelina.org.br ou ligue para (11) 94812 3175
Adelina Instituto
Conheça também a Loja Adelina e o Café Adelina.
Horário de visitação: de terça a sexta-feira, das 10h às 19h; e, aos sábados, das 10h às 16h.
Endereço: Rua Cardoso de Almeida, 1285, Perdizes. CEP: 05013-001 – São Paulo.
Estacionamento conveniado: 25% de desconto para visitantes (Rua Caiubi, 308).
Telefone: +55 (11) 3868-0050.

Nenhum comentário: