sexta-feira, 17 de julho de 2020

Tapete Vermelho online


48o Festival de Cinema de Gramado será todo no Canal Brasil
Pela primeira vez, as sessões das mostras competitivas acontecerão exclusivamente em um canal de televisão 

Em um ano atípico para o calendário de eventos em todo o mundo, a mais tradicional premiação da sétima arte no Brasil, o Festival de Cinema de Gramado, terá uma edição não presencial. A exibição de todos os filmes das mostras competitivas será realizada no Canal Brasil. O modelo, inédito no país, aparece como uma solução segura para a realização do evento em um cenário de pandemia. Assim sendo, todos os filmes selecionados pela curadoria do festival – que este ano, além de Marcos Santuario, conta com Pedro Bial e Soledad Villamil – poderão ser assistidos pelos assinantes do Canal Brasil.


De 18 a 24 de setembro, a partir das 19h, vão ao ar: um curta brasileiro, um longa estrangeiro, mais um curta brasileiro e um longa brasileiro. Ao todo, serão 14 longas, sendo sete brasileiros e sete estrangeiros, e 14 curtas. No dia 25, o canal exibe um longa convidado e, no dia 26, será transmitida ao vivo a cerimônia de premiação – que acontecerá no palco do Palácio dos Festivais, em formato que atenda todos os protocolos de segurança à disposição em setembro. Além de serem exibidos na grade do Canal Brasil, os conteúdos, incluindo a Mostra Gaúcha de Curtas Metragens, ficarão também disponíveis por 24h, a partir da exibição no linear, no Canal Brasil Play. O canal mantém também a cobertura jornalística do festival.   
A relação do Canal Brasil com o Festival de Gramado começou antes mesmo do canal ir ao ar pela primeira vez, há 22 anos. Foi em Gramado que, em 1998, aconteceu o primeiro Prêmio Aquisição Canal Brasil de Curtas-Metragens – que em 2013 passou a se chamar Prêmio Canal Brasil de Curtas. Os 10 filmes premiados foram exibidos na primeira seleção da faixa “Curta na Tela”. Desde então, o canal esteve presente em todas as edições do festival, seja com o Prêmio Canal Brasil de Curtas, seja como coprodutor de filmes - já que é o principal coprodutor de cinema brasileiro da América Latina, com 333 longas-metragens coproduzidos em uma década -, e ainda através da cobertura jornalística e da transmissão ao vivo em rede nacional da cerimônia de encerramento do festival. O cinema brasileiro é parte expressiva do DNA do Canal Brasil, que já exibiu mais de 5 mil filmes, entre longas e curtas-metragens, além de diversos programas que abordam o tema e suas infinidades.

Nenhum comentário: