quarta-feira, 29 de julho de 2020

Comportamento


WhatsApp Image 2020-07-03 at 18.40.51.jpeg     

Diretor americano retrata a vida de brasileiros e NY em websérie e quer derrubar estereótipos.

“Quero acabar com o estereótipo de que brasileiros só pensam em festas, sexto, namoro e não têm foco nos negócios
Essa é uma das ideias do diretor americano Steve Becker, que acaba de estrear a segunda temporada da websérie Brazzy Jazzy. A narrativa é o dia a dia de uma jovem de classe média brasileira que foi viver nos Estados Unidos e como ela enfrenta os preconceitos e as dificuldades num país sob Trump

Steve Becker fala bem português – com um pouco de sotaque, claro. Ele morou 6 anos no Rio e é casado com uma brasileira. A série Brazzy Jazzy foi inspirada nela e em outras amigas daqui do círculo de Becker em Nova York. “Minha mulher é empreendedora, tem um spa em NY (www.SpaZuzu.com) e só agora, depois de três anos de trabalho, conseguiu ter um equilíbrio de 50% de clientes americanas e 50% brasileiras. Não é fácil realizar o tão falado sonho americano para os brasileiros”, diz Becker.


O diretor acredita que o fato de os brasileiros serem muito sociáveis, gostarem de conversar e não se preocuparem tanto com o tempo que gastam com isso, prejudicam a performance deles em NY. “Existe uma expressão muito usada aqui: ‘talk is cheap’ – fala não tem valor. Aqui, se leva a sério o ditado ‘tempo é dinheiro’. Outro dia ouvi minha mulher falando isso para uma cliente e pensei: ela está virando uma New Yorker de verdade”, brinca Steve. 
É justamente essas dificuldades e peculiaridades que a websérie Brazzy Jazzy retrata. Jasmina (Tatyane Meyer), ou Jazzy, é uma garota brasileira de classe média que vai para Nova York sonhando entrar no mundo da moda. Produzida pela Blue Carioca Entertainment, a série tem os seis episódios da primeira temporada disponíveis no Youtube e acabou de estrear a segunda, com outros sete episódios.
Jasmina tem uma expectativa em relação a sua vida nos Estados Unidos que se desfaz logo no início da primeira temporada, com poucas semanas da sua chegada aos Estados Unidos. O namorado brasileiro, interpretado pelo ator Kadu de Rosa, - que foi um dos responsáveis por ela dar esse passo para o exterior -, não consegue se adaptar ao clima frio dos Estados Unidos e logo volta ao Brasil. Com isso, Jazzy passa a enfrentar sozinha os obstáculos de construir uma nova vida longe de amigos, familiares, e, claro, do Brasil. No meio de aventuras e situações inusitadas, a história se desenrola,  mostrando o processo de adaptação de Jasmina, incluindo os laços que vai construindo com outras mulheres, que também estão lutando por seus sonhos em Nova York. 
A atriz Tatyane Meyer, que morou um ano na Califórnia, afirma que a força, a coragem e o empoderamento da Jasmina podem servir de inspiração para meninas e mulheres que têm o sonho de realizar algo fora do Brasil. “A série deixa claro os desafios. É trabalhoso construir uma vida longe da nossa terra natal, mas acredito que com foco, disciplina e dedicação, é possível”, diz ela.
 Bom humor e preconceitos
Brazzy Jazzy mostra de uma forma leve e bem-humorada temas importantes de serem abordados quando se é imigrante nos Estados Unidos, tais como dificuldade de se comunicar e de criar laços, confrontos culturais, preconceitos e barreiras para conseguir trabalho. “A série tem também como objetivo apresentar o universo brasileiro e suas nuances, ressaltando diferenças em relação a outras culturas latino-americanas, que são mais trabalhadas pela mídia”, diz ele. Mas a websérie retrata um lado otimista e real. Queremos acabar com o estereótipo de que os brasileiros só pensam em festas, sexo, namorados e não têm ambição para os negócios”, afirma Steve. Tatyane Meyer concorda com o diretor e afirma que a expansão, otimismo e humor da Jazzy são bons aliados para engajar os jovens que querem se entreter, refletir, e criar coragem em suas jornadas. 
Sobre Steve Becker
É um escritor, diretor e produtor que trabalhou em projetos em Nova York, Los Angeles, Brasil e Europa. Aperfeiçoou-se em universidades como Syracuse e Universidade de Nova York, NYU. Seu primeiro projeto autofinanciado foi o Manhattan Minutiae,  uma comédia romântica de rock & roll, que está no Amazon. Steve ainda filmou um programa de TV piloto baseado nesse filme, bem como uma série de comédia na web, a Brazzy Jazzy. 
Sobre Tatyane Meyer
Formada em artes cênicas, atuou em vários projetos dentro e fora do Brasil. Com diversas participações em novelas da Globo, séries e filmes, atualmente também se dedica ao Carnaval e ao seu grupo de pesquisa em arte contemporânea NAI

Nenhum comentário: