quinta-feira, 28 de maio de 2020



Exposições virtuais esclarecem dúvidas dos estudantes e ajudam na escolha profissional
UNICURITIBA oferece mais de 100 conferências online gratuitas
Todos os anos, milhões de estudantes sonham com uma vaga no ensino superior. Mais do que garantir o ingresso em uma universidade, conhecer os detalhes da profissão escolhida e ter a certeza de que a opção é a mais acertada são questões capazes de tirar o sono de mais da metade dos alunos do ensino médio.
Para contribuir com quem está pensando no futuro, o Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA promoverá, de 1º/6 a 5/6, o UNICURITIBA Experience - uma série de conferências online nas áreas de Direito, Saúde, Engenharia, Arquitetura, Gestão, Comunicação, Tecnologia e Educação.



O professor Jorge Augusto Feldens, Supervisor do Núcleo de Pesquisa e Extensão Acadêmica do UNICURITIBA, informa que “serão mais de 100 web conferences gratuitas, abertas à comunidade, mas voltadas principalmente a estudantes do ensino médio ou que tenham iniciado recentemente seus cursos superiores”. Para conferir a programação completa, com todos os temas, datas e horários, é só acessar www.unicuritiba.edu.br/experience.
Escolha vocacional
De acordo com o professor Dennys Girardi, Coordenador Geral dos Cursos de Graduação do UNICURITIBA, o evento ajudará os estudantes a esclarecer as dúvidas mais comuns em relação ao futuro profissional.
O objetivo é proporcionar uma experiência, em ambiente virtual, capaz de despertar o interesse em quem vai iniciar uma graduação ou dar continuidade aos estudos, contribuindo para escolhas esclarecidas e vocacionadas e reduzindo o tempo de incerteza na definição da escolha profissional ou da área de estudos a seguir.
As conferências online serão ministradas pelos professores do UNICURITIBA e estão integradas ao Ecossistema Ânima de Aprendizagem.
Dúvidas comuns
Se quem já escolheu uma profissão e possui anos de experiência às vezes tem dúvidas se fez a escolha mais acertada, imagine quem precisa escolher agora – e passa por um novo desafio: estudar em sistema a distância devido à pandemia.
A equipe do UNICURITIBA separou algumas dúvidas mais frequentes entre os jovens e propõe algumas reflexões:
Gosto de tudo um pouco. Como vou escolher um curso?
O primeiro passo é olhar para dentro de si e analisar suas habilidades, gostos e personalidade. Depois, procurar as carreiras que possam combinar com você e buscar a maior quantidade possível de informações sobre elas. Veja palestras, congressos, pesquise sobre o mercado, converse com profissionais da área.
Pergunte-se:
- Em que profissões poderei usar as habilidades que já tenho?
- Conheço bem o curso que pretendo fazer? Já vi a as matérias que vou estudar?
- Em que locais, empresas e cargos poderei aplicar os conhecimentos que vou adquirir?
- O que desejo obter de retorno?
Nenhuma área me interessa. Como vou escolher um curso?
Fazer testes psicológicos pode ajudar a encontrar um direcionamento. Não identificar o que mais gosta de fazer não significa que não tem interesse por alguma área do conhecimento, você só terá um trabalho maior para descobrir qual é ela.
Como saber que fiz a escolha certa?
Lembre-se que nenhuma decisão é 100% correta. Quanto mais você se conhecer e souber como é a profissão maiores são as chances de escolher um bom caminho.
Caso perceba que o curso que escolheu não é o que queria é sempre possível recomeçar. O importante é pensar que essa escolha não é definitiva. Caso isso aconteça, tente descobrir por que você acha que não escolheu certo da primeira vez.
O que fazer se achar que não tenho habilidade para o curso que escolhi?
Habilidades são desenvolvidas ao longo da vida. Procure ver quais são as que você irá precisar e busque adquiri-las antes de desistir do curso que sempre sonhou.
“Quanto mais informações o estudante acumular, mais segurança terá para decidir sobre os rumos da profissão e da carreira. Por isso, o UNICURITIBA Experience é muito importante para que todos os alunos tenham mais conhecimento, analisem suas aptidões, conversem e interajam virtualmente com outros profissionais do mercado para ter mais confiança nas suas escolhas”, observa Jorge Augusto Feldens, Supervisor do Núcleo de Pesquisa e Extensão Acadêmica do UNICURITIBA.

SERVIÇO
O quê: UNICURITIBA Experience – Conferências online em oito áreas de conhecimento
Quando: 1º/6 a 5/6
Onde: online – site do UNICURITIBA
Quanto: Gratuito
Inscriçõeswww.unicuritiba.edu.br/experience

Crédito da foto/ arte: Divulgação
Sobre a Ânima Educação
Com o propósito 'Transformar o Brasil pela Educação', a Ânima é uma das principais organizações educacionais particulares de ensino superior do país e conta com aproximadamente 120 mil alunos em seis instituições: Una (MG e GO), Universidade São Judas Tadeu (SP), UniBH (MG), UniSociesc (SC), AGES (BA e SE) e UNICURITIBA (PR). Também fazem parte do Ecossistema Ânima a Escola Brasileira de Direito (EBRADI), a HSM, a HSM University, a SingularityUBrazil, a Inspirali, uma filial da escola internacional de gastronomia Le Cordon Bleu, em São Paulo, e o Instituto Ânima.
A Ânima foi eleita nos últimos cinco anos uma das 100 Melhores Empresas para Trabalhar. Além disso, desde 2017 figura como uma das 150 Empresas mais Inovadoras do país, de acordo com o Anuário de Inovação do Valor Econômico, e conquistou em 2019 o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Ainda em 2019, a companhia foi destaque no Anuário Época NEGÓCIOS 360° como a melhor companhia do setor de educação no quesito Governança Corporativa e a segunda melhor na dimensão de Visão de Futuro, do Brasil.

Nenhum comentário: