segunda-feira, 6 de abril de 2020

Pequena empresa de chás une franqueados para buscar soluções e manter mercado
Juntos, grupo cria ações, troca experiências e promove interação para manter negócios
Juliana Treis decidiu criar o grupo de gestão de crise com franqueados para que todos pudessem contribuir com ideias criativas. (Foto: arquivo pessoal)
Com o cenário econômico negativo durante a pandemia do Coronavírus, uma empresa de Curitiba decidiu sair da inércia e buscar soluções criativas para movimentar o capital de giro dos negócios. A sócia-fundadora da franquia Chá & Arte, Juliana Treis, teve a ideia de formar um grupo de gestão de crise com seus franqueados para que juntos pudessem debater algumas estratégias para atravessar o período com o menor dano possível. Ela acredita que, neste momento, a união faz toda diferença.



“Durante esta fase, como líder, precisamos estar junto aos franqueados transmitindo tranquilidade e otimismo. Tenho certeza que passaremos por isto. O caminho não será fácil, mas estamos juntos para o que der e vier e sairemos mais fortalecidos”, pontua a empresária.
A Chá & Arte possui 6 lojas na capital paranaense e pretende inaugurar a sétima unidade ainda em 2020, no estado de São Paulo. Como o momento pede calma e estratégias assertivas, Juliana decidiu colocar em prática algumas ações, como a criação de um grupo de gestão de crise com os franqueados.
“Nós nos reunimos por Skype e criamos um grupo no WhatsApp intitulado ‘gestão de crise’. Na reunião pelo Skype, os franqueados compartilharam como estão se sentindo diante da situação, compartilhando experiências positivas e soluções viáveis de aplicação a curto e médio prazo no nosso negócio. Sabemos que temos um propósito especial com os nossos clientes e como diante de tudo isto possamos estar alinhados com a nossa missão, comenta Juliana.
A troca de experiências rendeu bons resultados. Juliana comenta que diversas ações surgiram a partir dos encontros no grupo.
“Reforçamos o plano de contenção de custos da operação e começamos a escrever bilhetes de otimismo em todos os pedidos de entrega e de balcão, pois precisávamos transmitir fé e esperança aos nossos clientes diante de tanto barulho. Intensificamos as ações de delivery e balcão, além dos posts em redes sociais com influenciadores digitais”, detalha.
Também surgiram ideias de novos produtos, como um plano trimestral de chá. Nele, o cliente escolhe o plano e recebe em casa um blend diferente todo mês, com um brinde especial. Além disso, a empresa tem versões da bebida diferentes como a Fique Leve, indicada para aliviar o peso do corpo e da alma, a versão Zen para acalmar a cabeça e o coração e ainda a versão Fortifica, para renovar o equilíbrio e a imunidade.
A empresária ainda comenta que um dos pontos mais positivos é o espírito de união entre todos do grupo. Uma das franqueadas, Renata Foltran, analisa que os encontros oferecem mais tranquilidade em meio ao caos e que fortalecem o espírito de equipe.
“Eu trabalhava como MEI na área de serviços, mas é a primeira vez que trabalho no comércio e me senti mais segura tendo com quem contar. Fiquei mais tranquila em ver que as minhas angústias eram as mesmas das outras pessoas. Também foi importante o fato de poder conversar e trocar ideias em conjunto para definir estratégias para passar por esse momento delicado”, finaliza.

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