quarta-feira, 4 de março de 2020

Tecnologia na Pauta

Robotização e Inteligência Artificial devem transformar o varejo brasileiro, segundo RP Info
 
A RP Info fez uma imersão na NRF Big Show 2020, realizada em janeiro, em Nova York, para ficar por dentro das principais tendências do varejo mundial. O diretor comercial da empresa, Tiago Nascimento, e o diretor de desenvolvimento, Leandro Berres, reuniram as principais novidades e já tiveram diversos insights para aplicar no varejo brasileiro.

O que mais foi abordado no evento foi a robotização e a inteligência artificial. No futuro, será comum encontrar robôs no armazém, ajudando na coleta de produtos solicitados, e dentro da própria loja, realizando a leitura de gôndola e verificação de produtos em falta ou baixo estoque por meio de um escaneamento que determina os pedidos de abastecimento.
Além disso, a Inteligência Artificial também será uma grande aliada dos varejistas, que ganharão em produtividade e eficiência. Uma das novidades levadas para a NRF foi a utilização de óculos de realidade virtual, que em conjunto com um leitor de código de barras (utilizado no dedo do colaborador), realizam a automatização das tarefas. As informações são organizadas em um dashboard para que o funcionário possa visualizá-las nos óculos e saiba quais tarefas deve executar.
Segundo Leandro Berres, esta tendência já está nos planos da RP Info, que está com um estudo para integrar o Task, um software de gestão da empresa, a um leitor de código de barras portátil e óculos de realidade virtual. Assim, o funcionário vai poder visualizar as tarefas pelos óculos.
Ainda segundo Berres, diversas experiências também foram adquiridas no espaço de startups, como por exemplo os expositores holográficos e carrinho de compras inteligente, que registra os produtos colocados ou retirados dele.
A NRF também mostrou como a inteligência artificial pode ser utilizada nas gôndolas, que poderão utilizar câmeras para identificar o que o consumidor retira ou devolve na gôndola e, automaticamente, fará uma atualização da lista de compras do cliente com sincronização das informações diretamente para um checkout automatizado. Assim, o consumidor não vai precisar passar pelo caixa.
Esta realidade ainda é distante para o Brasil, porém é viável. “A inteligência artificial aplicada na robotização trará agilidade principalmente para o e-commerce”, afirma Tiago.
Outra tendência muito abordada no evento e que já é realidade no Brasil é o self checkout. A RP Info, inclusive, participou da NRF com um case de sucesso fruto de uma parceria com o Grupo Superpão – o Glory - um Self Checkout inteligente que além de aceitar pagamentos nos cartões de crédito e débito, também aceita dinheiro.
Uma das vantagens é a segurança do equipamento, que gerencia as sobras e as faltas de caixa. Além disso, o problema da falta de troco também é solucionado, já que incentiva o consumidor a levar moedas para a loja. Outro diferencial do equipamento que proporciona um serviço a mais para os clientes é a possibilidade de realizar pagamentos de boletos em dinheiro.
“Por meio do equipamento Glory, queremos integrar o e-commerce da RP, que já está em desenvolvimento, com a possibilidade de pagamentos também em dinheiro diretamente na loja”, adianta o diretor. Esta novidade virá ao encontro de outra grande tendência do varejo, que é a integração das lojas físicas com o e-commerce.
Ainda segundo Nascimento, a NRF apresentou as tendências, mas cabe ao varejo brasileiro se reinventar e estar aberto à inovação. “A tecnologia está aí para ajudar o varejo a ganhar eficiência e produtividade e, apesar de vermos lojas cada vez mais robotizadas, o capital humano e a interação entre as pessoas ainda serão fundamentais para o sucesso dos negócios”, finaliza.
 
Tiago Nascimento - Diretor Comercial; Leandro Berres - Diretor de Desenvolvimento; Osvaldo Aranha - Coordenador de Projetos
 
Glory na NRF 2020
 
NRF Big Show 2020

Nenhum comentário: