quarta-feira, 4 de março de 2020

Marketdata é a primeira empresa a obter certificação da LGPD no Brasil
A certificação vai além das exigências criadas pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e incorpora interpretações acerca da General Data Protection Regulation (GDPR), atestando que a Marketdata está 100% preparada para atender empresas nacionais e internacionais no que se refere ao gerenciamento e uso de dados para Marketing.
[Foto divulgação: Rovane Machado, diretor-executivo da Marketdata
A Marketdata, empresa de data-driven marketing do grupo WPP, é a primeira empresa do país a obter a Certificação à Norma ABRADi Bureau Veritas para LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) e confirma o seu pioneirismo e comprometimento com os requisitos desta lei.

 
Em novembro de 2018, muito antes da aprovação da LGPD, a Marketdata contratou um DPO (Data Protection Officer) para rever seus processos e implementar a cultura primordial de consentimento para aplicação em campanhas de marketing de seus clientes. Em 2019, a Marketdata criou um Comitê de Privacidade de Dados, que contou com mais de 50 executivos de grandes empresas, que se reuniram a cada dois meses para trocar experiências e esclarecer dúvidas sobre a implementação da lei na prática.
 
“Somos a primeira empresa do Brasil a conquistar uma certificação para garantir aos nossos clientes que temos o que há de melhor quando o assunto é gestão, estratégia e operação de dados, tanto nos quesitos compliance, auditoria, monitoramento e segurança, quanto em cultura e treinamento de pessoas. Desde a aprovação da General Data Protection Regulation (GDPR), iniciamos um movimento interno para intensificar o nível de segurança, controle e rastreabilidade de dados, bem como fortalecer os processos de consentimento e conformidade no tratamento de dados”, conta Rovane Machado, diretor-executivo da Marketdata. 
 
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De acordo com o executivo, foram modificadas três etapas-chave ao longo deste último ano: adequação de processos para atender à nova Lei; revisão da camada de segurança com adoção de níveis ainda mais sofisticados de tecnologia e processos para prevenção a vazamentos de dados; e conscientização e treinamento de toda a equipe. “Por mais que a Marketdata seja uma empresa com 20 anos de mercado, e que trabalha com dados em altíssimo grau de exigência, a LGPD requer algumas revisões e adaptações. O mais desafiador é o trabalho contínuo de capacitação e treinamento da nova cultura para funcionários e clientes, que também manipulam os dados durante parte dos processos”, enfatiza Machado.
 
Para ele, a “LGPD trouxe a oportunidade de fazermos um inventário de todos os dados de nossos clientes e avaliarmos todo o ciclo dos dados, desde a sua coleta e armazenamento até as análises e uso em campanhas e ativações de marketing. Revisitamos os contratos com nossos clientes, parceiros e fornecedores e redesenhamos cuidadosamente a nossa política de privacidade. Se já tínhamos um compliance forte, nos especializamos nisso ainda mais”, complementa.
 
Isso tudo foi feito ao longo de dois anos e a Certificação à Norma ABRADi Bureau Veritas para LGPD demonstra ao mercado que a Marketdata está totalmente preparada para lidar com uma nova cultura de consentimento de dados para fazer Marketing. “A Marketdata demonstrou relevante infraestrutura técnica, métodos de trabalho consolidados e competente conhecimento da equipe técnica no tratamento de assuntos regulatórios e atendimento aos clientes. O compromisso e atuação proativa da Diretoria foi essencial para assegurar uma gestão eficaz da Proteção de Dados Pessoais e da Segurança da Informação”, afirma John Franklin Arce, auditor do Bureau Veritas.
 
Esta Certificação vai além das exigências criadas pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e incorpora interpretações específicas da General Data Protection Regulation (GDPR), lei Europeia sobre a Proteção de Dados Pessoais.
 

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