sexta-feira, 6 de março de 2020



Marketing é a segunda área com mais mulheres em cargos de diretoria
Dados são da Talenses em parceria com o Insper, que investigou a presença das mulheres na liderança das empresas
Muito se fala sobre a desigualdade dos gêneros no mercado de trabalho, como a diferença salarial, a alta participação masculina em cargos decisivos e a dupla jornada trabalhista para as mulheres. Apesar da disparidade, é possível afirmar que esse cenário tem se tornado mais igualitário em alguns setores. De acordo com a pesquisa Panorama Mulher 2019, divulgada pela Talenses em parceria com o Insper, a área de Recursos Humanos é a que mais possui diretoria feminina (23%), seguida por Marketing (14%), Finanças (14%) e Jurídico (11%). O estudo questionou 532 empresas sobre a atuação e a empregabilidade das mulheres em cada setor.


Daiane Nunes Freire, Talita Dallmann e Juliane Kosiak Poitevin são exemplos de mulheres que comandam o Marketing do McDonald’s (Paraná), do Shopping São José e do Hospital Santa Cruz e Paraná Clínicas, respectivamente. Além da responsabilidade de coordenar equipes internas, as profissionais também precisam ter um bom relacionamento interpessoal com diretores de outros setores e alinhar equipes externas às expectativas das empresas.
A paulista Daiane tem 32 anos de idade e há 16, exatamente metade de sua vida, está no McDonald’s. Entrou na rede com 16 anos para atuar como Atendente e decidiu solidificar sua carreira na empresa que não poupou oportunidades. Assim, Daiane passou por diversas áreas até chegar ao posto que ocupa hoje, como Coordenadora de Trade Marketing do Paraná e de Santa Catarina. Ela salienta a importância de estar à frente de um setor mesmo diante de um mundo corporativista majoritariamente masculino. “É extremamente relevante que nós, mulheres, ocupemos cargos e espaços importantes dentro de uma empresa, afinal, é dessa forma que conseguiremos igualdade tanto em reconhecimento quanto em remuneração”, ressalta.
Talita iniciou sua carreira ingressando em 2007 no mercado de trabalho como jornalista, mas logo, em 2009, encontrou na área de Marketing sua profissão e paixão pelo trabalho. Ela, que gerencia atualmente uma equipe de 12 pessoas e também é mãe, destaca o equilíbrio que deve ser necessário entre a dupla jornada. “Além de toda a programação do trabalho, sou mãe quando chego em casa e também tenho muitos afazeres. É crucial ser responsável em ambas as atividades e, mais que isso, dividir as tarefas com o companheiro, tendo tempo, desta forma, de organizar as funções para obter o melhor desempenho em todos os cenários”, diz.
Juliane Poitevin destaca a representatividade das mulheres nos cargos de liderança. “Independentemente do setor que se lidera, vejo a importância de mostrar a outras mulheres que é possível estar à frente de uma equipe e conquistar seus objetivos de carreira. Enxergar que outras profissionais conseguiram um papel de destaque é representativo e encorajador”, evidencia.

Dia da Mulher com empoderamento feminino
O Dia Internacional da Mulher é celebrado em 8 de março, data em que o papel feminino é reforçado e a sociedade pode refletir sobre as forças e fraquezas que permeiam as mais diversas esferas em que as mulheres estão inseridas. Nesse dia, também, muitas ativistas enfatizam que a data é para que as mulheres sejam ouvidas e ocupem os cenários sociais tanto quanto os homens, independente da profissão, gênero, idade, raça e preferências individuais, algo que pode ser diretamente aplicado ao ambiente trabalhista.
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) afirma que a participação feminina no mercado de trabalho está diretamente ligada ao crescimento econômico. De acordo com a entidade, se a diferença de gênero nesse âmbito reduzir em 25% até 2025, o PIB global pode aumentar em 3,9%. Mais que isso, se a participação feminina no Brasil crescesse 5,5 pontos percentuais, o mercado nacional contaria com mais de 5 milhões de mulheres como mão de obra e cerca de 130 bilhões de reais seriam injetados na economia até o prazo estipulado pela OIT.

Sobre a Arcos Dorados
A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo, tanto em vendas totais do sistema como em número de restaurantes. A Companhia é a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe, com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios, incluindo Argentina, Aruba, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Curaçao, Equador, Guiana Francesa, Guadalupe, Martinica, México, Panamá, Peru, Porto Rico, St. Croix, St. Thomas, Trinidad & Tobago, Uruguai e Venezuela. A Companhia opera ou franqueia mais de 2.200 restaurantes McDonald’s com mais de 90.000 funcionários e é reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no América Latina. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO).  Para saber mais sobre a Companhia visite a seção de Investidores de nosso site: www.arcosdorados.com/ir

Sobre o Hospital Santa Cruz
Fundado em 1966, o Hospital Santa Cruz está localizado no bairro Batel, em Curitiba (PR). É considerado um centro de excelência em alta complexidade no atendimento das áreas de Oncologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Neurologia, Ortopedia, Pronto Atendimento, Checkup e Maternidade, que é referência em Curitiba. Oferece estrutura privilegiada, equipe multidisciplinar, equipamentos de última geração e um moderno centro cirúrgico. É referência no serviço de hotelaria e em atendimento humanizado, com qualidade assistencial e foco na segurança do paciente. É reconhecido com o selo de Acreditação com Excelência, o mais alto nível de certificação nacional, entregue pela ONA, sendo a instituição acreditada nesta categoria por mais tempo no Paraná. 

Sobre a Paraná Clínicas
Com 50 anos de atuação no mercado, a Paraná Clínicas é referência em planos empresariais. Tem a missão de cuidar da saúde, atendendo com excelência empresas e pessoas, oferecendo como diferencial os programas de saúde preventiva. Com uma infraestrutura moderna e planejada em uma rede interligada, a Paraná Clínicas conta com sete unidades próprias, chamadas de Centro Integrado de Medicina: CIM Água Verde; CIM Araucária; CIM CIC -24h; CIM Fazenda Rio Grande; CIM Rio Branco do Sul; CIM São José dos Pinhais; CIM Unidade Infantil - 24h (ao lado do Hospital Santa Cruz) e Hospital Dia (anexo ao CIM Água Verde), projetado para oferecer o que existe de mais moderno em procedimentos eletivos, permitindo  que os pacientes tenham alta no mesmo dia. Mais informações em www.paranaclinicas.com.br.  

Sobre o Shopping São José
O Shopping São José está localizado na Rua Izabel A Redentora, 1434 – Centro, São José dos Pinhais (PR). Mais informações no site do Shopping São José www.shoppingsaojose.com.br/evento e na fanpage: facebook.com/ShopSaoJose.

Nenhum comentário: