sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Dívida "boa" existe?
Para André Massaro, consultor e especialista financeiro que já colaborou com os mais importantes meios de comunicação do país, não. Pelo menos para pessoas físicas.
Em sua obra “Liberdade Financeira”,publicada pela Editora Planeta, o autor lembra que ter dívidas não é crime e, em algumas situações, são justificáveis (o que não significa ser “bom”). Um destes exemplos é o financiamento imobiliário. Por causa do enorme aumento dos preços de imóveis nos últimos anos (especialmente nos grandes centros urbanos), tornou-se quase inviável a uma pessoa que já não seja rica adquirir um imóvel sem apelar para alguma forma de financiamento. Enfim, dívidas justificáveis existem e têm como característica não serem dívidas de consumo.


Difícil de justificar é o endividamento com coisas que podem ser consideradas supérfluas, ainda mais num país que tem uma das mais altas taxas de juros do mundo. Então, por que, em meio ao crescente número de informações sobre finanças pessoais, o montante de endividados apenas cresce no Brasil?
Comportamento. Mudanças de atitude pessoais podem solucionar e mudar a vida financeira das pessoas.Esta é outra questão, também explicada por André na obra “Liberdade Financeira”.
André Massaro já foi consultor de grandes empresas, como Ambev, Atacadão, Banco do Brasil (PREVI), Bayer, Carrefour, Volkswagen, Volvo, Grupo Votorantim, entre muitos outras. Ele é uma ótima fonte de entrevistas para falar, por exemplo, sobre:
- Como se tornar mais valorizado para a sociedade e, consequentemente, viver melhor;
- O fracasso das iniciativas de educação financeira;
- Qual é a importância de poupar;
Entre outros.
Sobre o livro: Longe daquelas fórmulas incríveis de como controlar a vida financeira, das explicações dos juros do cheque especial, ou mesmo das investidas sobre como o pensamento positivo atrai prosperidade, André Massaro defende que só é possível cuidar bem do dinheiro quando se tem o controle dele: controlar, multiplicar e desenvolver o dinheiro para ter a vida que deseja. O autor argumenta que a forma como as pessoas utilizam os seus recursos (todos – não só o dinheiro) define o seu caminho e destino.  A liberdade pessoal depende das boas decisões e do bom uso dos recursos. No livro, o especialista ensina como desenvolver esses recursos– principalmente os financeiros – para obter uma vida plena e de sucesso, atingindo os objetivos pessoais de maneira prática e eficaz.
FICHA TÉCNICA
Título: Liberdade Financeira – Livre-se das dívidas e faça o seu dinheiro trabalhar para você
Autor: André Massaro
Selo Academia, Editora Planeta
192 páginas
R$ 39,90
Link para venda: http://bit.ly/liberdadefinanceiravenda
Sobre o autor: André Massaro é um especialista no tema. Graduado em Administração e pós-graduado em Economia, é autor de livros sobre finanças e investimentos, palestrante, professor e consultor. É colunista de Finanças do Portal EXAME, atua como professor de Finanças da B3 Educação, é coordenador do Grupo de Excelência em Administração Financeira do CRA-SP e diretor e instrutor da BlueQuant Educação Executiva. Em sua carreira, já foi consultor de grandes empresas, como Ambev, Atacadão, Banco do Brasil (PREVI), Bayer, Carrefour, Volkswagen, Volvo, Grupo Votorantim, entre muitas outras

Nenhum comentário: