sábado, 14 de dezembro de 2019

Acontece.


 
8º Curta Brasília abre o Festival homenageando as mulheres
Oitava edição do festival que acontece no Cine Brasília, de 12 a 15 de dezembro, abre homenageando as mulheres diretoras, personagens e protagonistas dos filmes.  
  

Ana Arruda, diretora do Festival, abriu oficialmente no hall do Cine Brasília agradecendo a todos os parceiros, apoiadores e equipe. Débora Borges, gerente de relacionamento com a sociedade do Fundo Brasil de Direitos Humanos, divulgou a campanha Construa pontes, não muros. Wanderlei Silva, coordenador do audiovisual da Secretaria de cultura e economia criativa do DF, falou sobre a importância do Festival e Maria Garcia leu a nota de repúdio à não aprovação do PDL 57/2019. Finalizando, Ash, do povo Ashaninka, fez uma fala sobre os povos originários exaltando a bandeira Wiphala.



Sala lotada, o Festival Curta Brasília chega a sua 8° edição em 2019 se consolidando como um dos principais festivais de curtas-metragens brasileiro.

Abertura da Mostra Competitiva exibiu os custas: O grande Amor de Um Lobo, documentário do Rio Grande do Norte com direção de Kennel Rogis e Adriandersom Barbosa; O Véu de Amamni, de Brasília, dirigido por Renata Diniz; Acúmulo, do Rio de Janeiro, de Gilson Junior; dois curtas de São Paulo: Almas, de Marcos Farias e Sangro, animação de Tiago Minamisawa,Bruno Castro e Guto BR. Para fechar a abertura oficial foi exibido também o curta: Angela, de Minas Gerais dirigido por Marília Nogueira.

Durante o intervalo para a segunda sessão da Mostra Competitiva, o público que lotou o Cine Brasília curtiu a FeiraTrans.pa.ren.te, montada para valorizar a economia criativa local, com roupas, acessórios, alimentos e objetos de decoração produzidos por artistas e designers de Brasília.

Em seguida foram exibidos mais 5 curtas da Mostra Nacional competitiva. Dois filmes do Distrito Federal: Invasão Espacial, de Thiago Foresti e Juca, de Maurício Chandes; Kerexu, documentário do Rio Grande do Sul, de Denis Rodriguez e Leonardo Remor; Joderismo, da Bahia, dirigido por Marcos Curvelo e Quando as Pedras Dilatam, do Rio de Janeiro, dirigido pelo cineasta Diego Amorim.

O festival tem como proposta unir o cinema, educação, tecnologia, música, entre outras artes, se destacando como uma experiência única entre público, obras e artistas. 


Serviço 
8° edição do Festival Curta Brasília 
Onde: Cine Brasília (106/107 Sul)
Quando: 12 a 15 de dezembro 

Nenhum comentário: