quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Jornalismo Certo.

Premiação transforma convidados em viajantes do tempo. Com novas categorias e novos roteiristas, edição 2019 do Prêmio Comunique-se revela os nomes dos 26 vencedores

Com homenagem ao saudoso Ricardo Boechat, "Oscar do Jornalismo Brasileiro" consagrou as trajetórias de Guga Chacra e Sandra Annenberg. Dupla entra para a galeria de "Mestres do Jornalismo"

"Jornalistas, os Viajantes do Tempo". Sob esse mote, o Prêmio Comunique-se 2019 foi realizado no último dia  5, em São Paulo. Realizada na casa de shows Tom Brasil, a cerimônia contou com momentos de emoção, como na homenagem póstuma a Ricardo Boechat. Comoção entre alguns dos 26 ganhadores da vez, que se emocionaram ao subir ao palco. Mas também teve bom humor, no roteiro idealizado pelos comediantes Bruno Motta, Dudu Guimarães, Osmar Campbell e Rominho Braga. Foi a estreia do quarteto à frente do texto do evento, que, com pegada cômica, viu mais duas estrelas da imprensa ingressarem na galeria de "Mestres do Jornalismo": Sandra Annenberg ('Âncora de TV') e Guga Chacra ('Repórter Internacional').

Rodrigo Azevedo. O CEO do Grupo Comunique-se e idealizador do Prêmio
Comunique-se foi o responsável pela abertura do evento. (Imagem: Renato Saraiva)
Depois do momento de confraternização no foyer, onde convidados puderam rever colegas e conversar com as repórteres responsáveis pela live, Cid Moreira convocou a todos para embarcarem para uma viagem especial. Viagem que começou no passado, precisamente na década de 1920 na cidade norte-americana de Chicago. Voltada a jornalistas, a cerimônia começou com atração musical. Obra do elenco do espetáculo "Um Dia na Broadway", que fez pocket show relacionando à obra que ganhou o teatro e o cinema dos Estados Unidos. Depois da música, foi hora de "dançar" nas improvisações e provocações. Integrantes da Cia. Barbixas de Humor, Anderson Bizzocchi e Elídio Sanna se juntaram a Marcelo Tas no comando da festa. Coube ao trio a apresentação do primeiro bloco do "Oscar do Jornalismo Brasileiro" deste ano.


LEIA MAIS:

Fazendo jus à temática de Viajantes do Tempo, o Prêmio Comunique-se 2019 fez com que um experiente jornalista, com mais de 50 anos de carreira na imprensa brasileira, tivesse a sua vez como debutante. Colaborador da Jovem Pan, da Record TV, do R7.com e da Veja.com, Augusto Nunes foi anunciado como o primeiro ganhador da edição. Ele foi o preferido do público internauta, responsável por decidir todos os vencedores, na disputa como 'Colunista de Opinião'. Foi o primeiro troféu dele -- que é conhecido por colegas como "Senador" do jornalismo -- no Oscar do setor. Diferentemente de AN, que estreou no time de campeões, a vencedora da divisão 'Colunista de Notícia' foi Mônica Bergamo. Funcionária da Folha de S. Paulo e da BandNews FM, ela já é "Mestra do Jornalismo" na categoria e tem, agora, 9 vitórias no currículo.

Augusto Nunes (opinião) e Carla Bigatto representando Mônia Bergamo (notícia).
Colunista foi a primeira categoria a revelar os vencedores (Imagem: Renato Saraiva)
Depois de 'Colunista', Tas e Os Barbixas anunciaram os vencedores da categoria 'Comunicação'. Com três divisões, foi o momento do palco do Tom Brasil se encher de gente -- e de emoção. Profissionais que se emocionaram com a entrega dos kits de finalistas em setembro, Bruna Calmon ('Reclame' / MultiShow) e Diego Viñas (Reclame Aqui) foram consagrados como vencedores em 'Propaganda e Marketing' e 'Profissional de Comunicação Corporativa', respectivamente. E não reclamaram do feito. Pelo contrário. Festejaram a conquista. A carioca Textual foi a primeira colocada como 'Agência de Comunicação'. Na sequência, foi hora de juntar assuntos culturais e sustentáveis. Com patrocínio da Ambev, a categoria 'Sustentabilidade' teve como destaque da vez Márcia Bongiovanni, da TV Cultura de São Paulo.

Mais um troféu para o Senador

Viajando no tempo até o início da cerimônia, era possível afirmar que Augusto Nunes nunca havia vencido o Prêmio Comunique-se. Agora, com o fim da festa da edição 2019, é correto dizer que o "Senador" natural de Taquaritinga (SP) tem dois troféus em mãos. Além de ser prestigiado como 'Colunista de Opinião', ele venceu em 'Nacional - Mídia Falada'. Categoria patrocinada pela Grant Thornton, 'Nacional' teve no topo de sua outra divisão, 'Mídia Escrita', Eliane Brum, articulista do El País Brasil. Foi momento de reencontro. Augusto Nunes e Eliane Brum trabalharam juntos em duas oportunidades. No Rio Grande do Sul, ela era repórter na época em que ele era diretor de redação da Zero Hora. Em São Paulo, AN era redator-chefe no mesmo instante em que EB era destaque da reportagem da revista Época.

A premiada jornalista Eliane Brum. (Imagem: Renato Saraiva)
Os Barbixas e Marcelo Tas deixaram o comando da festa, que seguiu com a mescla de jornalismo e humor. O segundo bloco da festa foi conduzido pela multifacetada Flávia Oliveira e pelo também barbixa Daniel Nascimento. Além de descontração, a dupla iniciou suas atividades com mini-aula de exercício. Tas, que acabara de descer para a plateia, subiu de volta ao palco do Tom Brasil. É que ele foi anunciado como vencedor em 'Cultura - Mídia Falada', graças aos trabalhos realizados para CBN e TV Cultura. Para encerrar o exercício, Tas não "provocou" ninguém e, mais uma vez, desceu do palco. Já com o título de "Mestre do Jornalismo" conquistado no passado, Artur Xexéo, de O Globo, foi o cara em 'Cultura - Mídia Escrita'.

Vitórias para a JP e SBT à frente da TV Globo

Com patrocínio da Samsung, a estreante 'Digital' deu sequência à festa. A categoria valorizou o trabalho de uma dupla da Jovem Pan. Carlos Aros conquistou a subcategoria 'Tecnologia', enquanto Felipe Moura Brasil foi o mais bem votado pelo público como 'Jornalista Influenciador Digital'. Diretor de jornalismo e apresentador da JP e colunista da revista digital Crusoé, ele conta com mais de 1,4 milhão de seguidores no Twitter -- sendo considerado o principal influenciador de política na plataforma. Com a dupla vitória em 'Digital', a Jovem Pan começou a se destacar enquanto veículo vencedor da noite. Colecionava -- até aquele momento -- quatro troféus na edição do Prêmio Comunique-se, somando-se aos dois conquistados anteriormente por Augusto Nunes.
Última categoria anunciada por Flávia Oliveira e Daniel Nascimento, 'Repórter', que contou com patrocínio da 99, fez com que o SBT superasse a TV Globo. Como no passado, precisamente na edição 2015 do Prêmio Comunique-se, Roberto Cabrini ficou à frente de colegas globais na parte de 'Mídia Falada'. Na preferência do público, o comandante do 'Conexão Repórter' recebeu mais votos que Andreia Sadi e Ernesto Paglia. SBT à frente da Globo, e digital à frente da mídia impressa. Isso porque Amanda Audi, do site The Intercept Brasil, venceu Patrícia Campos Mello (Folha de S. Paulo) e Malu Gaspar (Piauí) e faturou a divisão 'Repórter - Mídia Escrita'. Como 'Repórter de Imagem', o vencedor foi o fotojornalista Adriano Gambarini (National Geographic).

Cabrini: mais uma vitória como repórter. (Imagem: Renato Saraiva)

Primeiro mestre da noite

A categoria patrocinada pela 99 ainda contemplou o brasileiro que mais se destacou junto ao público como 'Repórter Internacional'. E ele atende pelo nome de Guga Chacra. Com a vitória, o profissional de CBN, GloboNews, O Globo e TV Globo foi anunciado como o mais novo "Mestre do Jornalismo" do Prêmio Comunique-se. Tal título é concedido somente a quem vence uma mesma categoria por três vezes seguidas ou cinco em oportunidades alternadas. Como estreou na edição 2019, a disputa de 'Repórter Internacional' herdou o histórico da categoria -- agora descontinuada -- 'Correspondente Internacional'. Com a antiga nomenclatura e devido ao seu trabalho desempenhado no passado para o Estadão, Guga Chacra já havia erguido troféus do "Oscar do Jornalismo Brasileiro" em 2015 e 2017 (o que o fez ficar fora da disputa em 2016 e 2018).

Reverência ao "Mestre dos Mestres"

Enquanto Guga Chacra se torna "Mestre do Jornalismo" em uma categoria, o nome do saudoso Ricardo Boechat figura na galeria de notáveis do "Oscar do Jornalismo Brasileiro" em quatro divisões: 'Âncora de Rádio', 'Âncora de TV', 'Colunista de Notícia' e 'Nacional - Mídia Falada'. Ao todo, em 16 edições do evento, ele apareceu por 18 vezes no lugar mais alto do pódio. Tornou-se o maior ganhador do evento e, merecidamente, passou a ser chamado de "Mestre dos Mestres". E a ele foi dedicado o Prêmio Comunique-se 2019. Dedicação que contou com homenagem, num texto que "tocou o barco" na voz de Cid Moreira. Houve a placa de reconhecimento oficial como "Mestre dos Mestres", que foi entregue à mãe, dona Mercedez, e à sua eterna e amada "Doce Veruska".

Dona Mercedes recebe placa que consagra seu saudoso filho, Ricardo Boechat,
como "Mestre dos Mestres" do jornalismo brasileiro (Imagem: Renato Saraiva).
"Era um companheiro que a gente gostava de ouvir de manhã ou à noite, dar risada junto de notícias que às vezes eram difíceis de dar, mas ele conseguia. Era um dom, era uma luz, sei lá o que era… era só entrar num táxi pra sentar junto com ele no banco de carona, em sintonia", diz parte do texto narrado por Cid Moreira. "Em 2019 ele deixou esse porto, e deixou também sua marca e um grande espaço vago nesse cais de informação e jornalismo. Quem dera essa nave de verdade pudesse fazer um retorno e voltar no tempo, quem dera a gente pudesse zarpar com ele novamente", prossegue o texto em homenagem a Ricardo Boechat, o "Mestre dos Mestres" do jornalismo brasileiro. Momento de emoção, aplausos e de "tocar o barco" na premiação.

Mulheres, jornalistas e premiadas

Depois da homenagem a Ricardo Boechat, Astrid Fontenelle e Paulinho Gogó assumiram como mestres de cerimônia. De início, anunciaram a ex-gestora do "Mestre dos Mestres" no rádio como vencedora da categoria 'Executiva de Veículo de Comunicação': Sheila Magalhães, da BandNews FM. 'Executiva', com ênfase no feminino mesmo, pois só mulheres disputaram a final. Ela venceu Thays Freitas (Rádio Bandeirantes) e Lilian Tahan (Metrópoles). Foi a terceira vez consecutiva que uma mulher faturou a disputa reservada a líderes de redações. Em 2018, a ganhadora foi Manuela Barem, do BuzzFeed Brasil. Em 2017, a representante da BandNews FM já havia superado a concorrência e erguido o troféu do Prêmio Comunique-se.

Sheila Magalhães, eleita a melhor executiva de veículo. (Imagem: Renato Saraiva)
A presença feminina seguiu na categoria 'Economia', que teve patrocínio da PayPal. Denise Campos de Toledo, da Jovem Pan e da TV Gazeta, fez dobradinha. Levou a melhor em 'Mídia Falada' e também em 'Mídia Escrita'. Na divisão de 'Jornalista Empreendedor' foi vez de valorizar o trabalho do profissional de Muzambinho (MG) que "odeia" publicidade e que há anos criou a sua própria redação, o Portal Terceiro Tempo: Milton Neves, que debutou como vencedor do "Oscar do Jornalismo Brasileiro". Com a vitória, ele discurso e desceu do palco. Mas nem precisava. Minutos depois, o mesmo Milton Neves foi anunciado como vencedor em 'Esporte - Mídia Escrita'. Categoria patrocinada pela Estácio, 'Esporte' ainda entregou troféu à miss Renata Fan ('Mídia Falada') e à "sirigaita" Rômulo Mendonça ('Locutor Esportivo').

Uma elegante "Mestra" do Jornalismo

A última categoria da noite ajudou a responder "como será" o futuro de Sandra Annenberg no telejornalismo brasileiro. Será na galeria de "Mestres do Jornalismo" do Prêmio Comunique-se! Ela conquistou a tríplice coroa ao vencer mais uma vez a disputa em 'Âncora de TV'. Já tinha sido vitoriosa em 2017 e 2015. Ex-comandante do 'Jornal Hoje' e há meses à frente do 'Globo Repórter', ela recebeu mais votos que Boris Casoy e Renata Vasconcellos. Na parte de rádio, a categoria 'Âncora' valorizou o trabalho de Carla Bigatto, da BandNews FM -- e ex-colega de trabalho de Ricardo Boechat. Na novata divisão 'Apresentador', Serginho Groisman ficou até "altas horas" no Tom Brasil para ouvir seu nome como ganhador. E seguindo nas altas horas da madrugada, os vencedores da noite foram convidados a subir novamente ao palco do Tom Brasil. Tiraram fotos. Fotos para representar os destaques do jornalismo da atualidade.

Sandra Annenberg: "Mestra do Jornalismo". (Imagem: Renato Saraiva)
 
Confira, abaixo, a lista de vencedores do Prêmio Comunique-se 2019:

Apresentador & Âncora

Âncora de Rádio
Carla Bigatto - BandNews FM
Âncora de TV
Sandra Annenberg - TV Globo
Apresentador
Serginho Groisman - TV Globo

Comunicação

Agência
Textual
Profissional de Comunicação Corporativa
Diego Viñas - Reclame Aqui
Propaganda & Marketing
Bruna Calmon - Reclame / MultiShow

Cultura

Mídia Escrita
Artur Xexéo - O Globo
Mídia Falada
Marcelo Tas - CBN / TV Cultura

Colunista

Notícia
Mônica Bergamo - BandNews FM / Folha de S. Paulo
Opinião
Augusto Nunes - Jovem Pan / R7.com / Record TV / Veja.com

Digital

Jornalista Influenciador
Felipe Moura Brasil - Crusoé / Jovem Pan
Tecnologia
Carlos Aros - Jovem Pan

Economia

Jornalista Empreendedor
Milton Neves - Portal 3º Tempo
Mídia Escrita
Denise Campos de Toledo - Jovem Pan Online
Mídia Falada
Denise Campos de Toledo - Jovem Pan / TV Gazeta

Esporte

Mídia Escrita
Milton Neves - Agora S. Paulo / BOL / Portal 3º Tempo
Mídia Falada
Renata Fan - Band
Locutor Esportivo
Rômulo Mendonça - ESPN

Executiva de Veículo de Comunicação

Sheila Magalhães - BandNews FM

Nacional

Mídia Escrita
Eliane Brum - El País
Mídia Falada
Augusto Nunes - Jovem Pan / Record TV / Veja.com

Repórter

Imagem
Adriano Gambarini - National Geographic
Internacional
Guga Chacra - CBN / GloboNews / O Globo / TV Globo
Mídia Escrita
Amanda Audi - The Intercept Brasil
Mídia Falada
Roberto Cabrini - SBT

Sustentabilidade

Márcia Bongiovanni - TV Cultura
***** ***** ***** ***** *****

Nenhum comentário: