quarta-feira, 13 de novembro de 2019



 Vale a pena se mudar para Portugal?
Saiba como tomar essa decisão e o que esperar ao chegar lá.

Pati Lemos (Foto: Divulgação)

Patricia Lemos, 48 anos, carioca, publicitária, tornou-se influenciadora digital depois que se mudou do Brasil para Portugal. O perfil que criou no Instagram, voltado, principalmente, para brasileiros de todo mundo que desejam morar em cidades lusitanas –@voumudarparaportugal – em poucos meses atingiu a marca de 121 mil seguidores. E se tornou o Instagram-referência nesse tema.


Segundo Pati Lemos, o brasileiro redescobriu Portugal. Seja pela sua beleza histórica e monumental, ou pela situação difícil que nosso próprio país enfrenta. Em 2018, uma alta de 23,4%, de brasileiros legais em relação ao ano anterior, segundo o SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), órgão responsável pela imigração no país. Mas muitos se iludem com o sonho de uma vida mais fácil e acabam ficando retidos no aeroporto por um simples motivo: falta de dinheiro. Por isso, é bom se preparar e pensar muito antes de tomar essa decisão. Então, o que você precisa para morar em Portugal?
Pati conta que existem basicamente duas formas de se mudar legalmente para Portugal: ou por meio de um visto de residência ou se a pessoa possui a nacionalidade portuguesa ou europeia.
Na primeira opção, existem basicamente:
  1. Visto de trabalho
  2. Visto para empreendedores
  3. Visto de estudante
  4. Visto de aposentado ou detentor de rendimentos
  5. Visto Gold (ou Golden Visa)
Nos 4 primeiros casos, o processo necessariamente tem que ser feito no Brasil. O Golden Visa é um pouco diferente, pois para obtê-lo é necessário que o candidato invista no mínimo 500 mil euros na compra de imóveis em Portugal.
Na segunda opção, filhos de cidadãos portugueses têm direito à nacionalidade portuguesa e poderão transmiti-la a seus filhos. Netos também podem obtê-la, mas precisam comprovar vínculo com a comunidade portuguesa.
Obviamente só isto não basta. Segundo Patrícia Lemos, é precisoPLANEJAMENTO. Uma mudança desse porte precisa ser feita com muito cuidado, pois envolve fatores econômicos, psicológicos e sociais.

Como é morar em Portugal?
Para a publicitária, carioca e influenciadora digital, Portugal oferece bons serviços públicos, é um país seguro (em um ranking mundial, é considerado o 3º país mais pacífico do mundo) e tranquilo. “Você passa a conviver com um nível de civilidade e respeito ao ser humano, que parece ter se perdido há muito tempo no Brasil. Não é a Finlândia, mas está muito acima do que estamos acostumados. E o melhor: nada como morar em um país onde se fala a sua língua e as pessoas te entendem, muitas vezes, apenas com um olhar”, declara Patricia.

Como é morar em Portugal como aposentado?
Pati Lemos conta que muitos europeus do norte da Europa escolhem Portugal para viver em sua aposentadoria. “É um país muito mais barato que os seus países de origem e tem um clima muito mais ameno”.
Esses não são argumentos que valham para os brasileiros, mas em Portugal vão encontrar um país que valorizam e respeitam profundamente as pessoas que chegam à chamada “melhor idade”. É claro que é preciso considerar que a aposentadoria recebida no Brasil tenha que gerar uma boa renda, para compensar a desvalorização perante o euro e as oscilações do câmbio.

Quanto custa morar em Portugal?
Para a carioca, está é uma pergunta difícil de responder, pois vai depender de uma série de fatores como tamanho da família e o tamanho dos gastos e dos “luxos” cotidianos. Quem tem um nível de vida mais elevado no Brasil pode se frustrar ao tentar reproduzir em Portugal o mesmo status que tem no Brasil. Quem mora em uma casa de um milhão de reais no Brasil não conseguirá comprar uma casa do mesmo nível em Portugal com o mesmo valor (um pouco mais de 200 mil euros). Ou seja, é preciso administrar expectativas. Vai morar longe dos grandes centros, usar a saúde pública, os transportes públicos e os filhos vão estudar em uma escola pública? Considere que 2 mil euros é um valor razoável para uma família de 4 pessoas.
Quer morar em Lisboa, ter carro e seguro saúde e filhos estudando em escola particular? As despesas vão girar em torno de 5 mil euros.

Como é o mercado de trabalho em Portugal?
Acostumada com o mercado de trabalho do Brasil, Patricia Lemos confessa: “É um mercado de trabalho difícil, que não oferece grandes oportunidades, grandes salários e grandes perspectivas de crescimento profissional. Sobra para os brasileiros trabalhos menos qualificados e é comum ver dentistas dirigindo Uber ou pedagogas trabalhando como manicures”, esclarece Pati Lemos, que alerta ainda sobre uma boa perspectiva de trabalho para quem trabalha com novas tecnologias, web e inovação, pois há carência desses profissionais no mercado em Portugal.

Qual é o clima em Portugal?
É um clima bem mais ameno que no Brasil. Verões por vezes têm dias bem quentes, com a temperatura rondando os 40 graus, mas raramente se verá temperaturas negativas no inverno.
No litoral sul, na região do Algarve, é um pouco mais quente e menos frio no inverno.
Em Lisboa, no verão as temperaturas oscilam entre 18 e 30 graus; na primavera e no outono, entre 14 e 21 graus, no inverno entre 6 e 14 graus. De qualquer, forma são 300 dias de sol por ano, o que já é um alívio.
Mais para o Norte, o clima é um pouco mais frio que Lisboa. Lembrando que até neva em Portugal, no inverno, na famosa região da Serra da Estrela.
Isto sem contar as ilhas (o Arquipélago dos Açores e a Ilha da Madeira), que também são Portugal e tem um clima bem agradável, super ameno, sem grandes oscilações. Nem tão quente no verão, nem tão frio no inverno.

Quais os documentos necessários para morar em Portugal?
De acordo com Patrícia, para viver legalmente em Portugal, é preciso tirar no Brasil um VISTO de residência, que depois será convertido em um TÍTULO ou AUTORIZAÇÃO de residência, já morando em Portugal. Essa autorização será extensiva à família (cônjuge e filhos) por meio do reagrupamento familiar.
Quem tem a nacionalidade recebe o passaporte português e o cartão do cidadão.
Em ambos os casos, existe um documento chamado NIF (Número de Identificação Fiscal), que seria semelhante ao nosso CPF, que todo mundo precisa ter, e mesmo os estrangeiros que não residam em Portugal podem tirar este documento.

Vale a pena morar em Portugal?
Para a publicitária, vale super a pena, mas ressalta que é preciso ter esse espírito um pouco aventureiro, aquele comichão de quem não fincou raízes tão profundas. “O país é incrível, pelas razões que eu já enumerei, mas as pessoas não podem esperar que Portugal se adapte às suas expectativas. As pessoas é que têm que se adaptar ao novo país. Tentar reproduzir em Portugal um mini Brasil pode gerar muita frustração”, garante Pati.
E atenção, quem e é muito enraizado, não vive sem o pagode e o futebol com os amigos no fim de semana ou não consegue cortar o cordão umbilical com pais, tios e irmãos deve pensar muito bem antes de tomar uma decisão.
Primeiro ponto é refletir profundamente sobre o que o motiva a efetuar essa mudança. Não é o “do que você está fugindo” e sim “o que você está buscando”. Tomada a decisão é preciso avaliar em quais possibilidades, dentre as que eu enumerei, a pessoa se encaixa para poder mudar legalmente para Portugal.

Quais são os 10 passos fundamentais na mudança?
  1. A mudança em si
Decidir se vai vender tudo o que tem no Brasil e comprar de novo em Portugal, desembarcando no país com duas malas de 23 kg. Ou se vai despachar a mudança num contêiner, lembrando que essa opção é infinitamente mais cara que mudar de casa no Brasil. Ou seja, de alguma coisa você terá que desapegar mesmo.
  1. Você vai deixar o Brasil mas o Brasil não vai largar você tão cedo
Certamente vão ficar pendências a resolver, tanto do ponto de vista fiscal, como pequenas coisas cotidianas que talvez exijam a nomeação de um procurador no Brasil para resolvê-las. É o aluguel do seu imóvel no Brasil ou um pagamento de conta que ficou pendente...
  1. Alugar ou comprar um imóvel
Fica muito caro alugar um imóvel pelo Airbnb, enquanto procura sua morada definitiva em Portugal. O ideal é chegar já tendo resolvido esses problemas, resolvendo remotamente essas questões.
  1. Contratação de serviços básicos
Água, luz, gás, telefone e internet. Definido o imóvel, muitos desses itens você já consegue resolve antes mesma da mudança.
  1. Ir atrás dos principais documentos
O primeiro, básico e fundamental, é o NIF (Número de Identificação Fiscal). Mas será preciso se inscrever na segurança social e no sistema de saúde, para poder ser atendimento na saúde pública.
  1. Escola para os filhos
O ideal é que eles iniciem o ano letivo em Portugal. Ou seja, que estejam lá no começo de setembro. Isso exige planejamento e busca de escolas, sejam públicas ou privadas com uma certa antecedência.
  1. Abrir conta em banco português
Hoje é possível abrir conta nos chamados bancos digitais, estando ainda no Brasil. E alguns permitem abrir a conta fisicamente, mesmo não estando em Portugal. E ter conta em um banco português é pré-requisito para a maioria dos vistos de residência.
  1. Planejar como serão as transferências de dinheiro da conta do Brasil para Portugal
Isso vale especialmente para quem continuará tendo seus ganhos no Brasil.
  1. Transporte
Vai comprar um carro ou usar os transportes públicos? Na grande Lisboa hoje já existem passes mensais bem acessíveis que permitem usar todos os transportes sem limites.
  1. Pets
Se você tem um bichinho de estimação, saiba que é preciso planejamento para levá-lo para Portugal, pois há várias etapas a serem cumpridas e com prazos determinados que não podem ser atropelados.

Nenhum comentário: