quinta-feira, 31 de outubro de 2019

50 anos da morte do estudante Jan Palach, CineSesc e Consulado da República Tcheca fazem exibições especiais.

 
Filme e série serão exibidos gratuitamente nos dias 11 e 12/11, para contar a história do jovem que, em 1969, ateou fogo ao próprio corpo em protesto contra a ocupação soviética na Tchecoslováquia, e se tornou símbolo de resistência no país

No mês de novembro, o CineSesc, em parceria com o Consulado Geral da República Tcheca, realiza exibições especiais em homenagem aos 50 anos da autoimolação do estudante tcheco Jan Palach. No dia 11/11, segunda-feira, às 19h, o filme Jan Palach (124min), dirigido por Robert Robert Sedláček, conta a história do jovem e acompanha seus últimos 6 meses de vida. Já no dia 12/11, terça-feira, às 19h, serão exibidos, na sequência, os 3 três episódios da série Arbusto em Chamas (Horící ker. 231min), dirigida por Agnieszka Holland e produzida pela HBO.


Estudante de filosofia da Universidade Carolina, Jan Palach protestava contra a ocupação da Tchecoslováquia pela União Soviética, que reprimiu em 1968 o movimento reformista da Primavera de Praga. Como forma de denunciar a repressão e conclamar seus concidadãos a rejeitarem a perda da liberdade, o jovem se imolou, ateando fogo em si próprio. Com queimaduras em 85% do corpo, ele morreu três dias mais tarde, em 16 de janeiro de 1969. Desde então, se tornou símbolo de liberdade e resistência no país.

O filme de Robert Robert Sedláček narra a vida de Jan Palach, desde a infância até sua morte. Acompanha o jovem pelo Cazaquistão, França, até decidir retornar à Tchecoslováquia, após a invasão do Pacto de Varsóvia em seu país. Palach participa ativamente de atos de resistência, mas se decepciona com a passividade da sociedade, quando decide se imolar como ato simbólico e definitivo.

Antes da exibição de Jan Palach, dia 11/11, no CineSesc, haverá, o lançamento do livro Jan Palach e a Primavera de Praga – Sacrifício e História, do escritor Petr Blažek. Mais do que o aspecto meramente bibliográfico, o livro traz, em detalhes, a dimensão humana de um episódio que marcou indelevelmente a história tcheca.

Para Angelo Segrillo, professor de História Contemporânea da Universidade de São Paulo, a morte de Palach não se trata de um movimento de grandes grupos em busca da liberdade, como normalmente estudamos na história, mas de um sacrifício individual visando exatamente incitar essa busca pela liberdade no grupo maior da sociedade tchecoslovaca da época como um  todo. “Para entendermos as dimensões e motivações do ato de Jan Palach é preciso entendermos o contexto da Tchecoslováquia (e do mundo) no ‘revolucionário’ ano de 1968”, comenta o professor.

Sobre o autor

Petr Blažek é historiador tcheco, presidente do Departamento de Trabalhadores Científicos do Instituto para o Estudo de Regimes Totalitários, e vice-diretor do Centro de Documentação de Regimes Totalitários. Pesquisa a história da Checoslováquia, a história da resistência e oposição ao regime comunista e as relações entre a Checoslováquia e a Polônia. Publicou uma série de estudos históricos, edições documentais e entrevistas com sobreviventes.

Dirigida pela polonesa Agnieszka Holland e produzida pela HBO da República Tcheca, a série Arbusto em Chamas (Horící ker), que o CineSesc exibe na íntegra no dia 12/11, às 19h, se baseia em personagens e eventos reais e se concentra não apenas na morte de Jan Palach, mas no trabalho de Dagmar Burešová, jovem advogada, que se tornou parte importante do legado de Palach ao defender sua família em um julgamento contra o governo comunista, que tentou desonrar o sacrifício do estudante, uma ação heroica pela liberdade da Tchecoslováquia.

A obra é um drama dividida em três partes, foi gravada em 54 dias e teve como locações as cidades de Praga, Všetaty, Žatec, Mělník, Česká, Česká Lípa e Veltrusy.

Sobre a Diretora

A diretora Agniezska Holland (1948) formou-se na Escola de Cinema e TV da Academia de Artes Cênicas de Praga, onde – da mesma forma que alguns dos personagens de Burning Bush – participou ativamente de protestos estudantis depois de agosto de 1968.

Holland ganhou vários prémios de prestígio em festivais. Seu drama Bittere Ernte (1995) foi indicado ao Oscar, assim como seu roteiro para Europa Europa (1990), que ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro. Recebeu outra indicação ao Oscar pelo drama Na Escuridão (2011).



SERVIÇO:

JAN PALACH: O VALOR DO SACRIFÍCIO

Data: 11/11, segunda-feira
Horário: 19h

Grátis
Retirada de ingressos com 1h de antecedência

exibição do filme
JAN PALACH
Direção: Robert Robert Sedláček.

País: República Tcheca
Ano: 2018
Duração: 124 mintutos
Classificação indicativa: 
16 anos
Formato: DCP

lançamento do livro
Jan Palach e a Primavera de Praga – Sacrifício e História,

Autor: Petr Blažek
Idioma: Português

Editora: AnnaBlume, 2019


Data: 12/11, terça-feira
Horário: 19h

Grátis
Retirada de ingressos com 1h de antecedência

exibição da série
ARBUSTO EM CHAMAS (Horící ker)
Direção: Agnieszka Holland

País: República Tcheca
Ano: 2013
Duração: 231 mintutos
Classificação indicativa: 
16 anos
Formato: DCP


CINESESC

Endereço: Rua Augusta, 2075 - Cerqueira César, São Paulo - SP
Telefone: 11-3087-0500
Capacidade da sala: 273 lugares


Siga o CineSesc no twitter: http://twitter.com/cinesescsp
no facebook: https: facebook.com/cinesescsp
e no instagram: https://instagram.com/cinesescsp




Nenhum comentário: