sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Parceria entre produtora e Youtubers lança campanha de inclusão com Libras

Na campanha #AbraSuaJanela, influenciadores digitais lançam os vídeos com janela para linguagem de sinais, trazendo acessibilidade para os surdos, que atualmente são mais de 10 milhões de pessoas no Brasil


AbraSuaJanela - logo.PNG

Libras No Seu Vídeo dedicou a semana em que acontece o Dia Nacional do Surdo (26/09), para lançar a campanha de conscientização #AbraSuaJanela, em que convidou influenciadores digitais para produzirem vídeos com opções de janela em libras em seus canais na plataforma YouTube.

Desta forma, os vídeos destes influencers passam a ser compreendidos pela comunidade com deficiência auditiva (que corresponde a mais de 5% da população brasileira) e iniciam-se novas discussões sobre o tema, como um incentivo para que mais pessoas e empresas que produzem conteúdo audiovisual disponibilizem a janela de libras em seus vídeos.

Mais de 10 milhões de brasileiros são surdos, sendo que 80% deles são analfabetos na língua portuguesa – seu idioma materno é a língua de sinais, que é diferente em cada país, e no Brasil se chama Libras, Língua Brasileira de Sinais.

A campanha, criada em conjunto com a Escola de Criatividade Redhook School, teve início em 26 de setembro, Dia Nacional do Surdo, e se estende até a semana seguinte. Os primeiros canais de YouTube a apoiar a causa e iniciarem a campanha são DR relacionamentos (que vai utilizar janelas de libras em 6 vídeos), Dora Figueiredo, Lully de Verdade e Acidez Feminina.

"Nascemos com a missão de tratar a acessibilidade não como apenas uma lei a ser cumprida, mas um direito fundamental da pessoa com deficiência", comenta Anésio Júnior, diretor da Libras No Seu Vídeo, que presta serviços de acessibilidade para conteúdo audiovisual, como libras, legendas e audiodescrição. A produção dos vídeos é sempre acompanhada por um Surdo, garantindo e certificando de que a interpretação está de acordo com o contexto do assunto.


Youtubers da campanha #AbraSuaJanela:
DR relacionamentos - www.youtube.com/DRelacionamentos

Nenhum comentário: