terça-feira, 7 de maio de 2019

Gastronomia.



Juliana Ustra e Eduardo Girão comandam degustação comentada em Rio Grande do Sul.


A iniciativa tem como proposta educar paladar e quebrar paradigmas em sabores, aliando entretenimento e informação.


Queijo e vinho formam combinação que todos já conhecem. Além disso, os sommeliers adoram arranjar casamentos de bebidas com chocolate. Mas e queijo com chocolate? A princípio improvável essa união encanta pela facilidade e prazer que proporciona, embora ainda não seja muito explorada. A esse desafio gastronômico se lançam dois profissionais de ponta no Brasil, o mineiro Eduardo Girão e a gaúcha Juliana Ustra, que comandarão duas degustações comentadas abertas ao público, no Rio Grande do Sul. Ele é especialista em queijos e ela, em chocolates. Todos os produtos são brasileiros.



No dia 8 de maio, a dupla estará no Guri Cozinha Contemporânea, casa do chef Enio Valli, em Bento Gonçalves. Já dia 9, em Canela, será a vez de o recém inaugurado restaurante Férreo abrir as portas para os dois. Em ambos os locais, os eventos começam às 19h. A experiência proposta por eles consiste em provar juntos dois dos mais simbólicos produtos da gastronomia brasileira, num passeio sensorial por diferentes estados do país, do Pará a Minas Gerais, da Bahia ao Rio Grande do Sul. O objetivo é educar o paladar, quebrar paradigmas e promover o que o Brasil tem de melhor, aliando entretenimento e informação.

Sobre os queijos, foram selecionados cinco em diferentes estados do país, de maneira a contemplar diversidade de aromas, consistência e sabor. Isso inclui por exemplo, o queijo da Ilha do Marajó, elaborado em tachos com leite de búfala cru e o creme de leite do próprio animal - sabor suave e equilibrado, com massa branca e macia. O queijo gaúcho escolhido para esses eventos foi o Serrano, elaborado em Campos de Cima da Serra com leite cru de vaca. Já os chocolates, têm o terroir, ou seja, o “gosto da terra”, característica daqueles que são produzidos “da árvore à barra” ou “da amêndoa à barra”, além de formulações especiais do Pará, Bahia, Espirito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e do próprio Rio Grande do Sul.

"Ao realizarmos eventos como esse, não apenas estimulamos pequenos produtores de queijo e chocolate do país, como também qualificamos o consumidor para suas próximas experiências, seja comprando ou degustando. Isso é fundamental para um mercado saudável", afirma Girão. Já para Juliana, a degustação de chocolates do Brasil representa nova perspectiva para o mercado, que vibra ao iniciar esta educação do seu paladar para este produto: "O mais notável é que os participantes destes eventos concluem que o Brasil, além de figurar entre os principais produtores mundiais de cacau, é, sim, um país emissor de chocolates incríveis, tanto quanto os europeus e norte-americanos", observa.

Especialistas

Jornalista gastronômico premiado, Eduardo Tristão Girão foi repórter do jornal Estado de Minas e já colaborou com o jornal Estado de S. Paulo e as revistas Prazeres da Mesa e Gula. Avaliou bares e restaurantes para o Guia Unibanco Minas Gerais (editora Bei), fez diversas viagens gastronômicas pelo Brasil e para países como Portugal, França, Espanha e Chile. Atua como palestrante, mediador e jurado em diversos eventos do setor gastronômico, incluindo o Prêmio Queijo Brasil. Desde 2016, promove degustações de queijos artesanais mineiros e iniciou em 2017, trabalho como consultor de queijos especiais para empresas.

Juliana Ustra é diretora da Ustra Consultoria, responsável pelo projeto Chocolate Brasileiro e pesquisadora independente sobre cacau e chocolate. Tem vasta experiência como consultora, projetos e treinamentos para o setor de alimentos. Esteve no Salon du Chocolat Paris, no Salão Internacional de Alimentos de Paris (Sial), no Salon du Chocolat de Salvador e já visitou museus do chocolate, chocolatarias renomadas e fazendas de cacau pelo mundo. Ministrou palestra sobre chocolate no 7º Encontro Nacional de Concierges da Les Clefs d´Or Brésil e na primeira Bean to Bar Chocolate Week Brazil. Responsável pelo blog Chocolate no Brasil, que promove o chocolate brasileiro.

(Texto: Divulgação)

Degustação de queijos e chocolates brasileiros
Dia 8 de maio, no Restaurante Guri (15 da Graciema, 676, Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves), e dia 9/5, no restaurante Férreo (Largo da Fama Benito Urbani, 77, Centro, em Canela), sempre às 19h. As inscrições devem ser feitas antecipadamente e as vagas são limitadas. Informações e inscrições: chocolate@ustra.com.br e (53) 99102-4514 (WhatsApp).

Nenhum comentário: