terça-feira, 13 de novembro de 2018

Renegados da Fama.


 
Ex-cantor, Vinny provoca artistas sobre temas renegados da fama em 2ª temporada do seu talk show ‘Estúdio Cabeça’
 
Programa de entrevistas e musicais estreia nesta sexta-feira, dia 16, às 22h30, no canal de TV por assinatura Music Box Brazil;
 
Comparações e declínio de carreiras, músicas por classes sociais e peso do DNA serão alguns dos debates encabeçados por Molejo, Angela Ro Ro, Cone Crew e Isabela Tavianni, entre outros nomes.
 
 Novembro de 2018 –  Ex-cantor de sucesso dos anos 90, o filósofo e mestre em ciências sociais de formação acadêmica Vinny Bonotto consolida carreira de apresentador de TV com a estreia da segunda temporada do seu talk show ‘Estúdio Cabeça’. O programa irá ao ar a partir desta sexta-feira, dia 16, às 22h30, no canal por assinatura Music Box Brazil, com 14 episódios semanais. Vinny mediará debates provocadores sobre temas polêmicos do mundo artístico, por vezes, renegados publicamente por músicos convidados.
 
Pelo formato, os músicos serão questionados sobre temas abordados nos episódios, por meio de inserções de matérias com opiniões de populares nas ruas e de comentários postados nas redes sociais. Os debates ficam ainda mais intensos com especialistas nos assuntos trazendo à tona pontos de vistas refutantes, embasados por análises aprofundadas, contexto histórico e pesquisas, além de emitirem seus posicionamentos pessoais. As conversas abrem espaços para réplicas e tréplicas dos entrevistados e são intercaladas com musicais.
 
Caberá ao apresentador intervir entre os mediados para promover a clareza dos discursos. Vinny se apropria da sua formação acadêmica em ciências sociais e humanas e da experiência de mercado para investigar os reais conflitos dos entrevistados, sugerindo possíveis soluções aos temas abordados. Embora envolto de controvérsias, ele classifica como necessária e libertadora a missão do programa, ao qual define como de música com filosofia.  
 
“Queria fazer algo que unisse essas duas áreas. As pessoas já têm bastante acesso a amenidades do mundo artístico, como lançamento de discos, por isso a proposta de apimentar o debate, mas sempre pautado pela ética e pelo respeito. Queremos fazer com que os convidados e o espectador pensem, agregando informação de qualidade, bem longe do sensacionalismo por si só”, defende o apresentador.
 
A criação do programa de TV foi inspirada em fórmula original desenvolvida na internet que migrou para TV, que tem produção Clã Records e direção de Paulo Roberto Cima Junior. Vinny confessa se inspirar em Marília Gabriela para conduzir a apresentação. “Tive o privilégio de participar do programa dela e muito me agrada a humanidade e abordagem pessoal que ela traz às entrevistas”, explica. Vinny acrescenta “conheço bastante o mundo artístico, afinal de contas fiz e faço parte dele, o que me autoriza a entrar em questões técnicas”.
 
Temas
 
A definição das pautas da temporada leva em consideração critérios jornalísticos, mas também a afinidade do próprio apresentador com abordagem psicanalítica do tema. “A gente faz uma ampla pesquisa, com embasamento teórico, dados estatísticos e análise da mídia, para só então definir quem será o personagem. Mas também acontece muito o inverso, quando queremos muito contar com a participação de um convidado determinado e a abordagem é escolhida de acordo com a carreira dele”, relata o apresentador.
 
Um dos episódios mais emblemáticos da temporada vai abordar a insistente rivalidade entre as estrelas pop, como no caso de Ivete Sangalo e Claudia Leitte. “Nossa convidada Isabella Taviani revelará como a comparação com Ana Carolina, que eu particularmente não acho que exista, foi importante e lhe trouxe coisas boas e ruins. Uma das coisas negativas é o complexo de Luiza Brunet quando comparada com a Xuxa, lá por volta da década de 80”, conta Vinny.
 
Sucesso nos anos 90, o grupo de pagode Molejo falará sobre declínio de carreira. “É o assunto que nenhum artista gosta de desabafar. Depois do auge, eles experimentaram o esquecimento. Recentemente, até fizeram algumas coisas de repercussão, mas nada que se compara com duas décadas atrás. No episódio, eles abrem o coração ao falar sobre como é viver a curva descendente da fama. É algo muito revelador”, afirma Vinny.
 
A saída dos estilos musicais das periferias para as regiões mais nobres das cidades também ganha espaço no ‘Estúdio Cabeça’. O programa vai tratar da elitização do rap carioca que invadiu bairros ricos do Rio de Janeiro. “Nossos entrevistados Cone Crew Diretoria, bastante conhecidos no Estado e na internet, farão um mea-culpa com o teor de algumas letras relacionadas a machimo e homofobia. Eles reconheceram a necessidade de rever as composições”, revela Vinny. Ele enfatiza: “Aliás, é uma coisa que todo artista deve fazer, pois poderá volta-se contra ele em algum momento”,
 
Esse estilo, de fato, existe?, perguntará o episódio sobre LGBT Music. Artistas de incontestável talento como Freddy Mercury, George Michael, Ricky Martin e Cássia Eller assumiram sua homossexualidade na música. De acordo com a bíblia da música, a revista Billboard, o estilo existe sim, mas acordo com o programa, a lista é tão abrangente que fica difícil distingue o que determina quem faz parte do gênero. “Por isso, proporemos a reflexão: Os artistas em questão consideram sua música LGBT ou o fato de suas orientações sexuais estarem identificadas com a causa é o bastante para que façam LGBT Music? Um artista não gay pode fazer música LGBT? É a sexualidade do intérprete que definirá tal questão?” Essas questões serão respondidas pela Angela Ro Ro”, comenta Vinny.
 
Carreira
 
O paulista Vinny iniciou a carreira em 1990 fazendo parte de grupos de hard rock. Em 1995, lançou o primeiro disco solo, mas o sucesso viria com o segundo CD da carreira ‘Todomundo’, com o hit ‘Heloisa, mexe a cadeira’, lançado em 1997.  Depois disso, Vinny fez participações em trabalhos de artista renomados, como Xuxa, tocou na terceira edição do Rock In Rio, em 2001, e lançou releituras de reggae, música eletrônica, rock e rockabilly.
 
O ingresso de Vinny no campo acadêmico foi em 2008, com o bacharelado em Filosofia. Em 2012, iniciou mestrado em Ciências Sociais em universidade na Argentina e atualmente cursa psicologia, graduação que foi interrompida no início da ascensão de sua carreira. No mundo artístico, se concentra apenas na apresentação da segunda temporada do ‘Estúdio Cabeça’, transmitido pelo canal por assinatura Music Box Brazil. “Música é importante para minha vida. Mas não tenho mais pretensões de subir aos palcos, coisa que fiz por muito tempo e já deu o tempo. Estou me dedicando à produção da terceira temporada do programa de TV e a psicanálise, que é minha paixão e que faço atendimentos pessoais”, finaliza.
 
SERVIÇO
 
PROGRAMA ‘ESTÚDIO CABEÇA’ - MUSIC BOX BRAZIL
Apresentação: Vinny Bonotto
Produção: Clã Record
Direção: Paulo Roberto Cima Junior
Estreia: 16 de novembro, às 22h30
Novos episódios: às sextas-feiras, 22h30
Reprises: Domingos 22 horas, terças 19:30 e quintas as 14:30
Quantidade de episódios: 14
Duração: 26 minutos por episódio
Debates: Biquini Cavadão (versões e aversões); Angela Ro Ro (LGBT Music); Cone Crew Diretoria (a voz da periferia?); Molejo (vivendo depois da fama); Isabela Taviani (Dicotomia musical); Alex Cohen, Marvyo Fernandes e Maurício Miranda (a maldição do couvert artístico); Bianca Gismonti (Existe música para primeira classe ou isso não existe?); Daniel Gonzaga (o peso do DNA); Nilze Carvalho (a vez do bandolim); Rio Jazz Orchestra (a extinção das big bands); Taryn Szpilmann (As grandes orquestras morreram?); Pedro Luiz (Quando um trabalho de carnaval consegue superar o próprio trabalho autoral do artista? Ajuda ou atrapalha?); e Galo Preto (resistindo ao choro).
Principais operadoras: NET, Claro, Vivo, Oi e Algar
 
SOBRE MUSIC BOX BRAZIL
 
O canal Music Box Brazil dedica 24 horas de programação voltada ao melhor da música brasileira. Exibe shows, videoclipes, documentários, entrevistas e programas exclusivos com os principais nomes do cenário nacional. Integra a Box Brazil, maior programadora independente de canais de TV por assinatura brasileira, que alcança diariamente 36 milhões de pessoas no Brasil. A empresa também possui outros quatro canais, sendo um deles voltado ao mercado internacional: Prime Box Brazil (dedicado a conteúdos ficcionais), Travel Box Brazil (focado no universo de viagens) e FashionTV (versão nacional do mais importante canal de moda do mundo), além do BOOM TV (canal de filmes e séries dos grandes estúdios transmitido na Angola e Moçambique). O Music Box Brazil é distribuído pelas principais operadoras, entre elas NET, Claro, Vivo, Oi e Algar. No mercado internacional, está presente nas plataformas Amazon Prime, TeleUP e Brusa

Nenhum comentário: