domingo, 4 de novembro de 2018

Novembro: o mês do Inventor!



Inventando ideas.
Na véspera do Dia do Inventor, fundador da ANI destaca potencial de projetos nacionais
O brasileiro é conhecido pela mente criativa, capaz de criar soluções revolucionárias no dia a dia sem se dar conta do poder delas. No Dia Nacional do Inventor, 4 de novembro, a Associação Nacional dos Inventores (www.inventores.com.br) destaca algumas dessas criações de sucesso, que mostram o potencial made in Brasil. Não basta ter um insight, porém. É preciso ir além para fazer com que a inspiração saia  do papel e se torne realidade na vida das pessoas, aponta a instituição, que já auxiliou diversos projetos a irem para o mercado durante os 30 anos de existência e mais de 20 mil patentes registradas no Brasil.

“Ideias que pareciam impensáveis, hoje, já fazem parte do cotidiano, como o espaguete de piscina, que surgiu despretensiosamente e agora colore as fotos de viagens que incluem piscinas ou mar. Os inventores têm de acreditar nas suas criações e apostar nelas para que elas aconteçam”, diz Carlos Mazzei, presidente daAssociação Nacional dos Inventores.Com base em criações já registradas no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), ele lista quatro invenções brasileiras que podem inspirar mentes criativas e mudar a história.
1 – Medidor de pressão PULSOCAP
Um modelo portátil, que tem formato de uma pulseira para ficar preso ao braço do usuário, que faz o monitoramento constante da pressão e armazena as informações num software pré-programado. O aparelho tem conexão com um aplicativo e em caso de emergência envia as informações para o médico ou responsável da família, além de produzir relatórios de acompanhamento do paciente.

2 – Fio retrátil de parede
O sistema interno pode ser adaptado a qualquer modelo de tomada, deixando o seu fio enrolado na parte interna da tomada, com trava que auxilia na utilização. Só será necessário puxar o fio retrátil quando necessário e a pessoa poderá limitar o tamanho do fio de acordo com a sua necessidade (distância do equipamento).

3 – Smart Portable Handbook
Além de ser um manual digital com toas as informações de uso, o dispositivo possui um software interno que ensina, passo a passo, todas as funcionalidades do veículo, contendo vídeos de alerta sobre manutenção do veículo, direção defensiva, pontos cegos, com interpretação em libras para deficientes auditivos. O sistema é totalmente automatizado e com opções de busca, para que o usuário encontre rapidamente o tema/assunto desejado. Permitindo inclusive interação, busca de fornecedores e assitencia técnica - tudo conectado ao modelo e chassi do carro, de acordo com as necessidades existentes.
4 – Chuveiro com aquecimento por indução
Formado por um circuito eletrônico, alimentado por corrente contínua, que quando acionado induzirá corrente alternada no corpo do trocador, provocando seu aquecimento através das correntes de Foucault e também por histerese. O trocador, por sua vez, transferirá por contato, condução e/ou convecção o calor ao fluído ou corpo que se deseja aquecer. O novo sistema, que também pode ser aplicado a outros produtos e equipamentos, visa promover a economia de energia elétrica na utilização de equipamentos de uso doméstico ou industrial, que atualmente são aquecidos por meio de resistores elétricos ou queima de combustíveis.

Museu das Invenções com entrada gratuita
Para celebrar o Dia do Inventor e divulgar o talento do brasileiro, oMuseu das Invenções (www.museudasinvencoes.com.br), abre as portas gratuitamente ao público nessa semana. Único do tipo na América Latina, é um roteiro divertido para crianças e adultos, com os mais de 400 protótipos nacionais. Instalado no mesmo prédio da ANI, ele fica na Rua Doutor Homem de Melo, 1.109, Perdizes, em São Paulo.

Sobre a Associação Nacional dos Inventores
Instituição que auxilia inventores a comercializarem seus inventos. Criada em 1986 por Carlos Mazzei, a Associação Nacional dos Inventores fomenta o desenvolvimento de novos produtos no Brasil, desde dispositivos que ajudam na modalidade urbana, até relativos à saúde, lazer, educação, etc. Além de facilitar o contato de inventores com a indústria, a ANI ajuda no registro das patentes – ao todo, já são cerca de 20 mil. Em 1992, a Associação criou o Museu das Invenções, único do tipo na América Latina e instalado no mesmo prédio, em Perdizes, São Paulo (SP).www.inventores.com.br.

Nenhum comentário: