terça-feira, 17 de outubro de 2017

AGENDA CULT


 Requiem de Fauré será tema de concerto na Reitoria
 
Para apresentar esse Requiem, os cantores fazem uso de ferramentas interpretativas que buscam mergulhar o ouvinte num ambiente sonoro capaz de conectá-lo às dimensões e reflexões sobre a vida e a morte propostas por Fauré.

Depois de apresentar o Requiem, de Mozart, em julho, durante três dias com casa lotada, o Coro da Universidade Federal volta ao palco para a segunda temporada do ano com o Requiem de Gabriel Fauré, desta vez, com o Coro do Colégio Estadual do Paraná. As apresentações serão de 19 a 21 de outubro, às 20h30, no Teatro da Reitoria. Regência maestro Alvaro Nadolny e Felipe Biesek, assistente de regência.



Lançamento do livro Coração Sem Endereço, de Leni Akcelrud, na próxima terça-feira, dia 24, a partir das 18h30, na Livraria da Vila, no Pátio Batel, Curitiba.

Leni Akcelrud


Leni é doutora em química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com pós-doutorado na Universidade de Massachusetts em polímeros eletroluminescentes.
Atualmente coordena o laboratório de polímeros Paulo Scarpa (LaPPS- UFPR, lappsufpr.wixsite.com/polymers), da Universidade Federal do Paraná.

É descendente de imigrantes judeus que vieram da Bessarábia (Europa Oriental) para o Brasil no inicio do século 20. Paralelo à vocação e fascinação pela ciência, sempre acalentou a vontade de escrever um romance, o que se concretiza com o lançamento de Coração Sem Endereço.

Dentro deste universo, aparentemente sem ligação, os destinos se cruzam de maneira surpreendente, num Rio de Janeiro dos anos 70, mergulhado na ditadura militar.

Ela destaca o personagem Frederico, médico nazista foragido no Brasil, que por vias transversas, acaba numa situação limite e sem saída, como consequência do passado.

E lança a questão se em outras condições de vida, estes mesmos seres humanos teriam comportamento semelhante.



BIENAL OAB 2017


 OAB Paraná abre as portas para as artes plásticas


Na próxima quinta-feira (19/10) a OAB Paraná recebe uma das mostras de artes plásticas da Bienal de Curitiba. A participação da seccional na Bienal já é uma tradição, mas pela primeira vez sua sede está no circuito de exibição com fotos, esculturas, pinturas e plotagens de 13 artistas plásticos, oito deles advogados.
“Teremos aqui obras de grande qualidade, fruto do amadurecimento artístico dos paranaenses. Mais uma vez a OAB Paraná inova ao integrar o circuito de exposição, algo que não vimos ocorrer em outras seccionais. Com isso, ampliamos o acesso do público a obras de alto nível e também aproximamos a OAB Paraná da comunidade”, diz o presidente da Comissão de Assuntos Culturais e Propriedade Intelectual da seccional, Luiz Gustavo Vardânega Vidal Pinto, ele próprio um dos artistas em exposição.

A mostra, a ser inaugurada às 19 horas de quinta-feira, fica em cartaz na OAB Paraná até meados de dezembro no horário de expediente da seccional,  de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
Confira a lista de artistas em cartaz:
Aurélio Peluso
Christian Schönhofen
Debora Ling
Gianna Calderari
Heliomar Freitas
Leopoldino de Abreu
Lucia Biscaia
Marcelo Conrado
Mathieu Bertrand Struck
Osmar Carboni
Tchelo
Uiara Bartira
Vidal

Nenhum comentário: