quarta-feira, 15 de julho de 2015

I Encontro de Arte – Conversarte

 Conversarte - 16/06\2015






Primeira conversa sobre arte traz Ziraldo e Elifas Andreato para Curitiba

Curitiba será palco para troca de experiências e inspirações sobre a promoção, formação e o fomento da cultura no país

CURITIBA,No dia 16 de julho, sob a temática “expressionismo: a visão do artista na impressão do cotidiano, Ziraldo e Elifas Andreato estréiam no palco do Teatro Bom Jesus o primeiro dos cinco encontros do Conversarte, realizado pela Montenegro Produções Culturais, com o apoio do Hospital Pequeno Príncipe, por meio do Ministério da Cultura e incentivo da Lei Rouanet.


Juntamente com o debate, será inaugurada a mostra “Cartazes Ilustrados", de André Coelho. Há quinze anos, com seu traço apurado, o designer e artista visual André Coelho trabalha ativamente na criação da identidade visual para dezenas de produções de teatro, música e áudio visual. A seleção de cartazes que compõe a exposição, além de mostrar um pequeno recorte da cena artística e cultural de Curitiba, coloca o desenho como uma sensível ferramenta para instigar e cativar o espectador. Com curadoria de Tom Lisboa, a exposição fica no foyer do teatro até 27 de julho, quando segue ao Hospital Pequeno Príncipe até 3 de agosto.

O encontro deve trazer para discussão assuntos como: a conscientização política para crianças; infantilização da arte infantil; incentivo a leitura na escola e na era digital; mercado editorial e nova geração de ilustradores; a vida própria de uma criação; o humor como protesto e crítica; a construção de significados do público infantil e importância da arte na infância; alfabetização artística; papel da charge em tempos de democracia e de repressão; crianças e jovens e o acesso à cultura; posicionamento, discussão e engajamento político na era das redes sociais.

Com o objetivo de criar um olhar crítico e sensível, além do desenvolvimento do gosto pela arte, explorando as possibilidades de expressão e interpretação da diversidade cultural, o evento é voltado para estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos, educadores, artistas e entusiastas, e tem por objetivo incentivar, apresentar e divulgar a produção contemporânea de artes visuais em suas diversas expressões, fortalecendo o setor, a economia e o desenvolvimento da cultura. "A iniciativa busca o envolvimento da cena paranaense na representação artística, incentivando o fomento e a troca de experiências. A curadoria teve o cuidado de selecionar artistas que tenham trabalho referência nas áreas propostas pelo projeto", destaca Carolina Montenegro, diretora da Montenegro Produções Culturais.

E com a proposta de incentivar a convergência das manifestações artísticas de diferentes frentes, depois de Elifas e Ziraldo, os próximos convidados do Conversarte em agosto, são os fotógrafos Walter Firmo e  Bob Wolfenson que falam sobre "A fotografia como expressão artística e experiência estética"


Os ingressos custam R$ 26,00 (Inteira) e R$ 16,00 (Meia Entrada), e estão à venda pelo Disk Ingressos e no dia do evento, estarão a venda na bilheteria do teatro.

Saiba mais sobre os participantes do primeiro encontro do #Conversarte:

André Coelho - Há quinze anos, com seu traço apurado, o designer e artista visual André Coelho trabalha ativamente na criação da identidade visual para dezenas de produções de teatro, música e áudio visual.

Elifas Andreato - Artista gráfico e jornalista, com mais de quarenta anos de atividade como artista plástico, Elifas é especialmente reconhecido como ilustrador de inúmeras capas de discos de vinil nos anos 70.

Ziraldo - Cartunista, pintor, cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista e escritor. É o criador de um dos personagens de grande destaque no Brasil, “O Menino Maluquinho”, do livro foi adaptado com grande sucesso para o teatro, quadrinhos, ópera infantil, videogame, Internet e cinema.


Sobre a Montenegro Produções Culturais
Sediada em Curitiba, com atuações em SP, RJ, PE e RN, a Montenegro Produções Culturais surgiu com o intuito de integrar inteligência e criatividade, criar conexões planejadas e estratégicas e promover eventos relacionados à arte, educação, esporte, cidadania e ações corporativas. Presente no mercado há sete anos, a produtora registra em seu currículo a idealização e execução de cinco festivais de teatro infantil, quatro festivais de música, além de exposições de arte, eventos de circulação de teatro, mostras de fotografia e projetos de literatura.


Confira programação completa:
16/7/2015 – Quinta Feira – Elifas Andreato e Ziraldo
                        Exposição: André Coelho

13/8/2015 – Quinta Feira – Walter Firmo e Bob Wolfenson
                        Exposição: Guilherme Zawa

10/09/2015 – Quinta Feira – Leandro Erlich e  Alexandre Orion. 
                         Exposição: Nicole Gulin
  
15/10/2015 – Quinta Feira – Marcos Magalhães e Fernando Meirelles
                          Exposição: Rafael Urban
  
27/11/2015 – Sexta Feira – Ronaldo Fraga e os Gêmeos
                       Exposição: Thiago Syen


Serviço:
I Encontro de Arte – Conversarte
Datas: 16/7 - 13/8 - 17/09 - 15/10 - 27/11
Informações: 41 30571069
Local: Teatro Bom Jesus - Rua 24 de Maio, 135 - Centro, Curitiba.

Nenhum comentário: