segunda-feira, 20 de abril de 2015

Pré-Bienal e selecionará três artistas

Galeria Teix abre Residência Artística


Proposta de vanguarda na cidade acontecerá como atividade pré-Bienal e selecionará três artistas

A Galeria Teix participará pela segunda vez da Bienal Internacional de Curitiba, que acontece de 3 de outubro a 23 de dezembro, e tem como tema a ‘Luz do Mundo’.
Esta será a 22ª edição do evento e pela primeira vez terá inserido o programa de Residências Artísticas proposto pela Galeria Teix. Em 2013, a Galeria integrou a programação off e nesta participa do circuito oficial.
A proposta de residência artística é inovadora para a cidade e começará como atividade pré-Bienal, no período de junho a agosto. Serão escolhidos três artistas que ocuparão, individualmente, durante 15 dias um dos espaços da Galeria Teix. Os trabalhos feitos por eles estarão na exposição coletiva que será montada no período da Bienal.
As inscrições acontecem de 17 de abril a 15 de maio e devem ser feitas somente pelo emailresidenciateix.bienal@gmail.com.
A seleção acontecerá de 18 a 30 de maio e a divulgação dos selecionados será no dia 1 de junho. No período da residência, a Galeria dará bolsa apoio no valor de R$600,00, além de alimentação, material e equipamento.
O primeiro residente selecionado ocupará a Galeria de 8 a 19 de junho; o segundo, de 22 de junho a 3 de julho; e o terceiro residente de 6 a 17 de julho. A partir de agosto acontecerá a produção da exposição coletiva e o início do trabalho da publicação, uma espécie de documento que terá registrado as etapas da residência artística e que será lançada no dia 1 de outubro.
Proposta – Os artistas participantes devem propor experiências nas mais diversas áreas dentro do tema da Bienal que é ‘Luz do Mundo’.
A residência artística cria ambiente de imersão em pesquisa e criação para artistas visuais, oferece condições para realização de exposição e publicação dedicada às obras criadas durante a permanência do artista na residência, e possibilita condições para atividades formadoras relacionadas à pesquisa do artista em residência, com acompanhamento do curador.
O curador do programa de Residência Artística da Galeria Teix é o mestre em artes visuais Roberto Pitella. Ele é professor na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, editor/curador da Quaseditora e como artista tem trabalhos em acervos em galerias em NY, Crans Montana (Suíça), Lisboa, Paris e na cidade de La Plata (Argentina).
Segundo Pitella, a proposta é criar o diálogo, as trocas de pensamentos e possibilidade crítica de olhares sobre a vida e a arte. “O programa de residências artísticas da Galeria TEIX é voltado às pesquisas e criações em arte relacional e publicações independentes como zines, fotozines, impressos, livros objeto, livros de artistas”, diz.
As residências artísticas são um movimento fundamental na construção e dinamização de novos públicos para a arte e para a cultura, além de um campo ímpar para a experimentação artística, conforme expôs a diretora do Centro de Programas Integrados da Funarte, Ester Moreira. “Não podemos deixar de observar que esta é também uma alternativa eficaz para certas limitações do mercado estabelecido para as artes, criando um novo campo de relação entre a arte e seu público”, afirma.
Critérios - Para participar o artista deve preencher a ficha de inscrição e apresentar a proposta de trabalho da residência em texto de até três páginas, contendo: concepção (ideia básica ou características), especificação de materiais e equipamentos a serem usados, planilha orçamentária e outros dados que se julguem importantes para melhor entendimento do trabalho.
A seleção dos três artistas será feita por comissão designada pela Galeria Teix, com curadoria de Roberto Pitella.
Os artistas selecionados participarão de exposição individual na Galeria Teix, em 2016, também com curadoria de Pitella.

Galeria Teix
Avenida Vicente Machado, 666
Batel
Curitiba / Paraná
Fone: 41 3018.2732

Nenhum comentário: