quarta-feira, 8 de abril de 2015

Contemporaneidade


Exposição e Lançamento
Lançamento do livro ANASTÁCIA, do fotógrafo Francisco Santos\
Grupo Brava Beach apoia exposição da artista norte-americana com o tema natureza










Lançamento do livro ANASTÁCIA, do fotógrafo Francisco Santos

Uma aventura sofisticada realizada no território poético entre a fotografia, a literatura, o cinema – e o imaginário de cada um.

A Galeria Portfolio será palco de lançamento do livro ANASTÁCIA, de Francisco Santos, a partir das 19h30 desta quinta-feira, dia 09 de abril. Segundo o fotógrafo, a intenção do livro é narrar, por meio de imagens capturadas em indústrias químicas do Paraná, uma terra desconhecida para muitos.

O trabalho faz alusão ao livro As Cidades Invisíveis de Ítalo Calvino. “Eu sou o narrador e o guia como Marco Polo foi no livro de Calvino, e proporciono um lúdico caminhar pela cidade imaginária e enganosa de Anastácia. Ela tem um poder que, às vezes, se diz maligno. E, outras vezes, benigno: se você trabalha oito horas por dia como minerador de ágatas ônix crisópasos, a fadiga que dá forma aos seus desejos toma dos desejos a sua forma, e você acha que está se divertindo em Anastácia, quando não passa de seu escravo”, cita Francisco Santos.

O resultado é uma aventura sofisticada realizada no território poético entre a fotografia, a literatura, o cinema – e o imaginário de cada um. O livro de 50 páginas traz 34 fotos em P&B, feitas em indústrias químicas do Paraná, de 2013 a 2015. Estará à venda no dia do evento, por R$ 40,00.

Na ocasião, haverá um bate-papo sobre o projeto que originou o livro ANASTÁCIA e noite de autógrafos. Também poderá ser adquirido acessando o site do fotógrafo (www.santosfrancisco.com.br), por R$ 45,00 com o frete já incluso. A Galeria Portfolio está localizada na Rua Alberto Folloni, 634, Centro Cívico.

Serviço:
Lançamento do Livro ANASTÁCIA, do fotógrafo Francisco Santos.
Quando: Quinta-feira, dia 09 de abril, a partir das 19h30.
Onde: Galeria Portfolio – Rua Alberto Folloni, 634, Centro Cívico.
Informações: 41-3252-2540.
__________________________________________



Grupo Brava Beach apoia exposição da artista norte-americana com o tema natureza
Telas estão expostas na Brava Beach Store e a visitação é aberta ao público








Apreciadores da arte poderão conhecer de perto o trabalho da artista Kitty Harvill, escolhida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, para desenvolver pinturas focadas na proteção de espécies de animais brasileiros em perigo de extinção. Fundadora da Harvill Ross Studios, Kitty, que hoje concilia uma residência nos EUA e outra no Brasil (Curitiba) dedica-se, desde 2006, à arte que retrata a natureza e a vida animal.

Algumas telas da artista estão em exposição na Brava Beach Store de Curitiba, Central de Vendas no Grupo Brava Beach destinada a atender os clientes do Paraná e visitantes da região. O espaço fica aberto de segunda-feira a sábado das 9h às 19h e aos domingos das 10h às 18h.

A exposição ficará aberta até o dia 19 de abril e os clientes que visitarem a loja neste período concorrerão a uma tela exclusiva, que será sorteada ao final da ação.

As pinturas de Kitty Harvill incluem técnicas em aquarela, pastel, óleo e acrílico. O objetivo das artes é apresentar às pessoas as belezas naturais do Brasil. Seu trabalho já é parte integrante de coleções particulares nos EUA, no Brasil, na Alemanha e em Singapura.

Para visitar a exposição o endereço é: Al. Dr. Carlos de Carvalho, 768 - Batel - Curitiba - PR, Brasil. Mais informações pelo telefone (41) 3122.1000.

Sobre a artista

Nascida em Clarksville, Tennessee - EUA, Kitty Harvill recebeu seu BFA cum laude em pintura pela SMU, incluindo um semestre de estudos em Paris. Ela foi agraciada com um MA em “Terapia Através da Arte” pela Universidade de Illinois, em Chicago, e um AA em ilustração pela Ray College, também em Chicago.

Em 1990 ela fundou a Harvill Ross Studios Ltd., uma empresa de arte comercial, em Little Rock, Arkansas – EUA, onde a presidiu até o ano de 2002, trabalhando como designer e ilustradora de vários livros infantis, capas de livros e artigos em revistas, retratos de pessoas e natureza.

Agora com residência dupla, nos Estados Unidos (Little Rock) e no Brasil (Curitiba), ela se dedica, desde 2006, à arte que retrata a natureza e a vida animal. Em 2009 ela foi convidada a ser um membro integrante da “Artists for Conservation” (Artistas para a Conservação da Natureza), e em 2010, 2013 e 2014 seus trabalhos foram aceitos para a mostra internacional da AFC ("The Art of Conservation"). Ela foi eleita a “Artista Conservacionista do Mês” em abril de 2013. Nos últimos dois anos ela recebeu o prêmio internacional TWASI - The Wildlife Art Society International (Sociedade Internacional para a arte que retrata a vida selvagem). Ela é afiliada à APAP, Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná, em Curitiba, e já participou de várias exposições.

Kitty Harvill foi escolhida pelo Ministério do Meio Ambiente do Brasil – ICMBio - para criar as pinturas de capa dos Planos de Ação Nacionais, focando a proteção das espécies em perigo de extinção.

Kitty também participa do projeto "Ararinha na Natureza" da SAVE Brasil (afiliada à Bird Life International) atuando para a reintrodução à natureza da Ararinha Azul. Ela foi convidada a organizar workshops em São Paulo, para a “Avistar Bird Conference”, em maio de 2013 e também em outubro de 2013, em Curaçá - Bahia, habitat original das Ararinhas Azuis. Ela foi palestrante convidada para as cerimônias de abertura e organizou workshops, que se estenderam por dois dias, para mais de 300 crianças da região.

Em maio de 2013 ela doou uma tela (técnica giclée) de seu “Maned Wolf” (Lobo Guará), que foi leiloado  pelo World Land Trust- EUA (agora denominado “Rainforest Trust”). O dinheiro arrecadado pela venda da tela serviu para comprar 28 acres e garantir um habitat natural para os Lobos Guarás na Bolívia.

Em 2014 Kitty criou e doou uma pintura retratando 10 espécies de pássaros, iniciativas da SAVE Brasil/ Bird Life International, para reduzir o tráfico de pássaros silvestres, através de seus programas “ClickAves” e “Plano de Vôo”.

No ano de 2014 ela novamente se uniu ao Rainforest Trust para apoiar a sua iniciativa de ajudar a Reserva Serra Bonita, na Bahia, fotografando e criando retratos de um casal de macacos da espécie Northern Brown Howler(Alouatta guariba guariba), uma espécie criticamente ameaçada de extinção.

Nenhum comentário: