segunda-feira, 30 de março de 2015

POLITICA \ POR CESAR PREVEDELLO

Politica 

ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL: COMO SOBREVIVER?

Pergunto aos meus amigos leitores na mais sincera pergunta: “seria possível nossa sociedade viver sem ONGs?”, me permitam a resposta curta, porem não grosseira, jamais! As instituições não governamentais, sejam estas direcionadas na atividade que for, devem existir e surgir cada vez mais para o bem de todos, pois sem elas, seria inviável termos uma política de cidadania mais coerente e descente com nossa realidade, pois pensem no simples exemplo que lhes trago, um Governador ou Deputado Estadual realmente sabe e convive com as necessidades reais de nossa população? A meu ver não, pois observar por meio de janelas de cristais, amparados por seus gabinetes com ar condicionados os transeuntes que passam apressados aos seus trabalhos, não é realmente observar o que a sociedade precisa. Porem, nas ONGs a realidade é bem diferente, pois esse contato direto com as pessoas que precisam de ajuda imediata, acontece no “corpo a corpo”, “olho no olho”, enfim, surge uma relação de amizade entre quem ajuda e quem precisa.
Cito a tipo de exemplo, a ACRIDAS – Associação Cristã de Assistência Social está a mais de trinta anos em Curitiba e Região Metropolitana, sendo respeitada por sua excelência nas áreas de Acolhimento Institucional e Casa de Passagem (Pinhais). O atendimento integral das crianças, adolescentes e suas famílias é o objetivo central, além do investimento em novas tecnologias sociais que venham a contribuir para desenvolver seu portfólio de projetos. Tal Associação em resumo, ajuda por meio de diversas parcerias e formas de obtenção de renda, acolher menores em situação de risco familiar, para acolhimento nos moldes de uma família tradicional de bem. Porem para manter esta Associação, como inúmeras outras, a dificuldade é imensa, pois falta vontade política e conhecimento da sociedade em observar e cobrar de seus governantes para com as necessidades de tais instituições, pois acreditem, elas precisam de nossa total atenção!
Enfim as pessoas que possuem tempo e queiram ajudar qualquer tipo de instituição, assim devem fazer, pois esperar a boa vontade de nossos governantes em geral, esta quase impossível, apesar de obrigação ser. Todos os políticos brasileiros deveriam entender de uma vez por todas, que a educação é o futuro da nação!

"Uma ONG define-se por sua vocação política, por sua positividade política: uma entidade sem fins de lucro cujo objetivo fundamental é desenvolver uma sociedade democrática, isto é, uma sociedade fundada nos valores da democracia  liberdade, igualdade, diversidade, participação e solidariedade. (...) As ONGs são comitês da cidadania e surgiram para ajudar a construir a sociedade democrática com que todos sonham". *Autor desconhecido.

Nenhum comentário: