sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Sábado de Carnaval na Capital \

Desfile das Escolas de Samba agita a Marechal no sábado

Depois de três finais de semana de Pré-Carnaval na Marechal Deodoro, agora chegou a vez da avenida receber os desfiles de blocos e das escolas de samba de Curitiba. O evento acontece no sábado (14) a partir das 17h. É a segunda vez seguida, nos últimos 15 anos, que a Marechal Deodoro recebe o Carnaval curitibano. O acesso às arquibancadas, que já estão sendo montadas entre as ruas Barão do Rio Branco e Marechal Floriano, será gratuito.
“Os desfiles deste ano marcam a concretização do Carnaval na Marechal Deodoro. Essa volta fortalecida e estabelecida para o berço do evento dá às nossas escolas de samba cada vez mais força”, afirma Igor Cordeiro, superintendente da FCC. Ele lembra também que o Carnaval local fortalece as Regionais do município, já que é construído a partir dos bairros da cidade.

Blocos
O primeiro desfile é às 18h20, com o bloco Afoxé, que reúne integrantes dos terreiros de umbanda e candomblé de Curitiba. A canção deste ano é intitulada “Egbe Aye Afoxé Omo Ijexá”. Há mais de 20 anos o Afoxé é responsável por fazer o ritual de “purificação” da avenida, garantindo bons fluidos para a festa. 
Em seguida, às 18h50, vem o bloco Unidos de Judá, com o tema “Leão de Judá”. Depois é a vez do Derrepent (às 19h20) comemorar os 30 Anos do Fim da Ditadura. Às 19h50, o tradicional Rancho das Flores, formado por aproximadamente 400 idosos que participam dos grupos de convivência da Fundação de Ação Social (FAS), desfila com o tema “O Amor Não Tem Idade”.
Escolas de Samba
Às 20h30 começam os desfiles das escolas do grupo B, com a Unidos de Pinhais – com o samba-enredo “A Pinhais se Embala nas Asas da Borboleta!” – e Os Internautas, às 21h40, cantando o “Memorial da Saga Afro Brasileira”.
Os desfiles do grupo A acontecem a partir das 22h30, com a Imperatriz da Liberdade cantando “A Imperatriz É Boa Praça”. Depois vêm os Leões da Mocidade (23h35) com o tema “Ciganos: Origens, Histórias, Lendas e Tradição”. Os Embaixadores da Alegria (0h40) chegam em seguida com o samba “Alafin de Oyó – Uma Viagem À Terra do Rei Xangô”.
A vice-campeã de 2014, a Acadêmicos da Realeza, ocupa a Marechal à 1h45, cantando “A História de Curitiba Pelas Mãos de Fernando Guimarães”. Por fim vem a grande campeã do ano passado, a Mocidade Azul (2h50). O tema é “Sinal azul!!! Parem o Tempo, Que Eu Quero Enlouquecer”. A ordem dos desfiles respeita os resultados do Carnaval 2014.
Resultado
A apuração das notas dos desfiles das Escolas de Samba será já no domingo (dia 15), no Memorial de Curitiba, a partir das 15h. A última colocada do Grupo A será rebaixada para o Grupo B em 2016. Já a escola de samba campeã do Grupo B terá garantido o acesso ao Grupo A no ano que vem.
Os quesitos avaliados pelos jurados serão bateria, fantasia, mestre-sala e porta-bandeira, comissão de frente, alegorias e adereços, samba enredo, harmonia, enredo, conjunto e baianas. As escolas do grupo A devem ter no mínimo 230 integrantes e as do grupo B, 160. O regulamento foi aprovado em dezembro pela Comissão de Carnaval e pelas escolas de samba.
Infraestrutura
A Marechal Deodoro está sendo preparada para receber o público que irá ao desfile das escolas de samba. A infraestrutura envolve arquibancadas, equipamentos de som e iluminação, banheiros químicos e barracas de alimentação. Os acessos poderão ser feitos pelas ruas Barão do Rio Branco, Monsenhor Celso e Avenida Marechal Floriano.
O acesso do público às arquibancadas será gratuito. Serão 2,6 mil lugares, sendo 300 reservados a idosos, deficientes físicos e gestantes. As arquibancadas serão montadas no lado esquerdo da pista (considerando o sentido dos carros). Serão instalados 60 banheiros químicos, ao longo do trecho do desfile (entre a Rua Barão do Rio Branco e Avenida Marechal Floriano) e também nas áreas de concentração e dispersão das escolas.
Barracas para venda de alimentos e bebidas (água, refrigerantes e cervejas) atenderão na Rua Monsenhor Celso (entre a XV de Novembro e a José Loureiro). Também foram definidos pontos de vendedores ambulantes. Técnicos da vigilância sanitária e da Secretaria Municipal de Urbanismo atuarão na fiscalização.
Ambulâncias estarão posicionadas em pontos estratégicos para atendimento médico de emergência. O policiamento será realizado com efetivos da Polícia Militar e da Guarda Municipal. O Corpo de Bombeiros também estará presente.
Trânsito
Em razão do desfile, haverá bloqueio total da pista da Marechal Deodoro a partir das 14h, no trecho entre as ruas Tibagi e Westphalen. Agentes da Setran estarão no local para orientar o trânsito. Os ônibus que atendem a região funcionarão normalmente no fim de semana, com pequenos ajustes de rota, caso necessário. As linhas que transitam pela Marechal Deodoro serão desviadas para rotas próximas.
Realização
O Carnaval de Curitiba 2015 é uma realização da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC). Tem patrocínio da Fusion e apoio cultural da RPCTV, Club Vibe, AIMEC, Paleteria Mexicana, Rádio Banda B e Jornal Batucada.
A programação do Carnaval 2015 está sujeita a alterações. Acompanhe o site da FCC (www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br) para saber mais detalhes e outras atualizações.
Desfile das Escolas de Samba
Sábado, 14 de fevereiro – Marechal Deodoro – a partir das 18h
Blocos: 18h20: Afoxé | 18h50: Unidos de Judá | 19h20: Derrepent | 19h50: Rancho das Flores
Grupo B: 20h30: Unidos de Pinhais | 21h40: Internautas
Grupo A: 22h30: Imperatriz da Liberdade | 23h35: Leões da Mocidade | 0h40: Embaixadores da Alegria | 1h45: Acadêmicos da Realeza | 2h50: Mocidade Azul
Apuração do Desfile das Escolas de Samba
15 de fevereiro – Memorial de Curitiba – a partir das 15h
Demais eventos (todos têm entrada franca):
Baile da Terceira Idade
10 de fevereiro – Salão Azul do Clube Curitibano – 14h
Curitiba Rock Carnival
Sábado, 14 de Fevereiro – a partir das 13h
Movie Star Trash (Curitiba) | 99Noizagain (Curitiba) | A Carne (Curitiba) | Motorama (Argentina) | Sugar Kane (Curitiba) | Goddamn Gallows (USA) | Man Or Astro Man? (USA)
Domingo, 15 de Fevereiro – a partir das 13h
Phantom Powers (RS) | Interceptor (SP) | Aloha Haole (PI) | The Brown Vampire Catz (Londrina) | The Anomalys (Holanda) | Ovos Presley (Curitiba) | Relespública (Curitiba)
Zombie Walk
15 de fevereiro – saída da Boca Maldita até a Praça 19 de Dezembro – 12h 
Carnaval Gospel
17 de fevereiro – TUC Galeria Júlio Moreira, Largo da Ordem – das 13h às 22h
Atrações: ACD Aliados Com Deus (Hip Hop) – Alissom Delbom (Pop Rock) – Banda Abdas (Pop) – Banda Resistência (Skate Rock) – Caminho Certo (Samba e Pagode) – DNA da Cruz (Pop rock) – Guigo Fontoura (Samba e Pagode) – Kontra Attack (Pop Rock) – Meu Alvo é Cristo (Pop) – Ministério Hefzibá (Samba e Pagode) – Passe Livre (Pop) – Projeto Casa (Pop) – Rubens Cordeiro (Pop Eletro Black) – Samuel Barbosa (Pop) – Vale Rocks (Skate Rock)
Bailes de Carnaval na Regional Bairro Novo
16 e 17 de fevereiro – das 15h às 19h (infantil) e das 20h às 24h (adulto)
Confira abaixo os temas das Escolas de Samba e dos Blocos:

Nenhum comentário: