quinta-feira, 31 de julho de 2014

Cidadão Gastronômico / Agenda / Por Bruno Bertani

 

image

Alfredo´s Gallery apresenta novo menu com
criações de massas pela chef Ieda Lara


Cardápio, disponível a partir de agosto, traz itens como talharim verde feito com espinafre, ravioli de tomate seco e risoto de bresaola com queijo brie 

Sob o comando da chef de cozinha Ieda Lara, com 20 anos de atuação em gastronomia, o cardápio vai estar disponível ao público a partir de agosto no almoço ou jantar. “Procurei ingredientes que agucem o paladar das pessoas aos sabores que, juntos, tornam única a experiência gastronômica no Alfredo´s Gallery”, informa.

Além do menu, um dos destaques será a harmonização de vinhos e massas, feita pelo sommelier Lucas Ferreira Santiago. Profissional com dez anos de experiência, Santiago é consultor de A&B e professor de universidades em São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Entre os rótulos, estão vinhos chilenos, argentinos, espanhóis e, claro, italianos. Mas Santiago também vai mostrar alguns expoentes nacionais da Serra Gaúcha. Exemplo disso é o Cave Geisse Brut Nature, que será servido junto com a entrada, composta pelas tradicionais bruschettas e fonduta de queijo, bem propícia ao inverno curitibano.

CRIAÇÕES NOS PRATOS PRINCIPAIS

Como pratos principais, a chef Ieda fez diversas experimentações durante meses e chegou à criação do Talharim com massa verde feita com espinafre, acompanhado por molho de gorgonzola e pistaches torrados. Outra novidade é o Ravioli de tomate seco, mussarela de búfala e manjericão, com molho exótico de limão siciliano.

Além destes, compõem o cardápio Raviolone de cordeiro com duxelle de cogumelos, Risoto de bresaola com queijo brie e radicchio roxo e Mignon ao poivre com sonho de batata. Como sobremesa, o tradicional Tiramissú da casa ganha uma nova versão que os clientes terão a oportunidade de saborear a partir de agosto.

SOBRE

O Restaurante Alfredo´s Gallery é a primeira unidade do Brasil fora de Roma, berço do famoso Molho Alfredo, que dá nome à casa. A unidade brasileira remete à Galeria de Fotos do restaurante italiano, que recebeu artistas famosos, como Kirk Douglas, Jimi Hendrix, Tony Curtis, Audrey Hepburn, Sofia Loren, Clark Gable, Greta Garbo, entre outros.

Localizada no Batel, na Rua Silveira Peixoto, 765, funciona segunda-feira no almoço e de terça a domingo no almoço e no jantar.
Fone: (41) 3042-4212 /
www.alfredosgallery.com.br


cabeçalhoalterado_novo2.1

LA TABLE EXPRESS TRAZ CARDÁPIO DE MASSAS COMO OPÇÃO PARA O INVERNO

Massas e molhos fazem parte do menu assinado pela chef Daniela Prosdócimo Caldeira

Opção quente e saborosa para o inverno, as massas são sugestões da La Table Express - serviço de entrega de pratos prontos da La Table Gastronomie - para aquecer com pratos que agradam qualquer paladar. Com assinatura da chef Daniela Prosdócimo Caldeira, o cardápio conta com diferentes tipos de massas e molhos para servir nos dias frios.

Entre as opções estão variados sabores de ravióli, incluindo: camarão, vitela, confit de cebola e bacalhau com alho poró.Gnocchi de batata baroa completa o menu. A La Table Express oferece ainda os seguintes molhos para acompanhar: rústico, feito com tomates frescos, manjericão fresco e defumados; de queijos, que traz um especial toque de alecrim, e molho de cogumelos.

Os pratos da La Table Express trazem uma proposta informal, porém, com um toque gourmet. Os alimentos são preparados e embalados especialmente para entrega e contemplam um manual prático com dicas para aquecer e servir. Os pedidos podem ser feitos de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h, com 48h de antecedência, por meio do telefone (41) 3274-3539 ou pelo e-maillatable@latablegastronomie.com.br.

Um pouco sobre a chef Daniela Prosdócimo Caldeira

Daniela é formada em Chef de Cuisine pelo Los Angeles Culinary Institute em Los Angeles, CA, e em Boulangerie e Pâtisserie pelo French Culinary Institute, em Nova York. É professora convidada de diversos cursos e programas de gastronomia, além de ter sido apresentadora de programas de culinária em TV fechada. Entre os prêmios recebidos, há o de destaque na Revista Gula e Revista Veja/PR – O Melhor de Curitiba, além do Prêmio Bom Gourmet Gazeta do Povo 2010 – Chef 5 Estrelas.

Uma característica marcante da profissional é a criatividade. Daniela Caldeira tem paixão por criar, surpreender e encantar as pessoas. A chef assina o cardápio dos serviços do Buffet La Table Gastronomie e da La Table Douce sempre respeitando a particularidade e os desejos de cada cliente.

Serviço

La Table Gastronomie

Endereço: Avenida Nossa Senhora Aparecida, 742 - Seminário - Curitiba/PR

Telefone: (41) 3274-0875 e 3274-3539

Site: www.latablegastronomie.com.br


image

VINÍCOLAS PARANAENSES APRESENTAM CATÁLOGOS DE VINHOS NA FEIRA MUNDO GASTRONÔMICO

Apreciadores de vinho poderão conhecer as novidades, degustar os produtos produzidos por vinícolas locais e conversar com especialistas. Ainda, durante a feira, os interessados poderão participar de uma oficina prática sobre os sentidos do vinho

A 3ª edição da Feira Mundo Gastronômico apresenta, neste ano, uma novidade para os apreciadores de vinho. Três vinícolas paranaenses — Araucária, Família Fardo e Famiglia Zanlorenzi — estarão na feira, de 13 a 16 de agosto, expondo seus catálogos de produtos, oferecendo degustação e, ainda, uma boa conversa com especialistas. Essa é a primeira vez que as vinícolas participam do evento. Além disso, o Centro Europeu oferecerá, durante a feira, uma oficina prática experiencial sobre vinho.

A Vinícola Araucária lançará, na Mundo Gastronômico, quatro produtos, o catálogo 2014-2015, além de promover bate-papos com os seus enólogos e oferecer momentos de degustação. Serão lançados pela vinícola os vinhos Gralha Azul Merlot, Angustifólia Merlot, Angustifólia Merlot Meia Garrafa e o espumante Poty Demi-Sec. Os bate-papos serão com os enólogos Marcos Vian e Anderson Schmitz.

Em uma ambientação de Wine Bar, a Vinícola Famiglia Zanlorenzi apresentará seus produtos, vinhos e sucos, além de oferecer degustação e uma conversa — durante todo o período da feira — com o sommelier Everton Costa, momento em que os visitantes poderão sanar dúvidas sobre o consumo e produção de vinhos. A Vinícola Família Fardo apresentará vinhos das linhas Casa e Da Família, das safras 2009 e 2011, além da Grappa, produto resultante da destilação da casca de uva. Os estandes das vinícolas estarão disponíveis aos visitantes durantes todos os dias e horários da feira.

Os visitantes da feira poderão, ainda, participar da oficina prática experiencial “Os sentidos do vinho – Uma experiência sensorial”, que será oferecida pelo Centro Europeu, no dia 15 de agosto, às 20h. Nessa oficina inusitada e lúdica, os participantes serão envolvidos e desafiados, por meio de experiências sensoriais de aromas, sons, cores, imagens e degustação de vinhos. A atividade será conduzida pela enóloga Sônia Petri e pelo especialista em marketing sensorial, professor dos cursos de Hotelaria Design e Eventos; e do curso Chef de Cuisine Restaurateur do Centro Europeu, Edson de Souza Júnior.

“Na oficina de experiência sensorial o Centro Europeu faz uma viagem ao mundo dos sentidos, descrevendo as sensações que sentimos ao apreciar esta bebida tão amada. Em um cenário que estimula os cinco sentidos dos participantes. Será apresentado, não um novo olhar, mas sim uma nova sensação ao degustar um vinho”, ressalta Souza Júnior. Organizada pela EFEX – Eventos, Feiras e Exposições, a Feira Mundo Gastronômico será realizada no Expo Renault Barigui e tem estimado — para essa edição — um público de, aproximadamente, 20 mil visitantes.

Um pouco sobre o Mundo Gastronômico

Organizada pela EFEX – Eventos, Feiras e Exposições -, a Feira Mundo Gastronômico foi concebida para reunir empresários e profissionais da alimentação fora do lar, representada por bares, restaurantes, hotéis, motéis, cafés, catering, refeições coletivas, imprensa especializada e estudantes, além do consumidor final, apreciador da cozinha gourmet. O evento apresentará novidades e lançamentos tecnológicos, equipamentos, alimentos, insumos, bebidas, serviços. Além de ser uma excelente oportunidade para os negócios o Mundo Gastronômico 2014 ainda conta com programações especiais, elaboradas em parceria com o Bom Gourmet da Gazeta do Povo,  tais como: workshops, cursos e aulas com chefs. Para a 3ª edição realizada neste ano, estima-se um público de, aproximadamente, 20 mil visitantes. O evento conta, ainda, com o patrocínio das marcas Paganini e Porto Frio, além do apoio da Abrasel.

Um pouco sobre a EFEX

Depois de seis anos administrando o Teatro Positivo, e de criar o centro de eventos Expo Unimed, responsável pela realização de mais de 500 espetáculos teatrais, shows, feiras e exposições, o Grupo Positivo apresenta a EFEX – Eventos, Feiras e Exposições, setor especializado em eventos. O êxito das atividades desenvolvidas no teatro e no centro proporcionou a expertise necessária e a ideia de reunir profissionais especialistas na promoção e organização de negócios relacionados à área de eventos, que buscam constantemente o contato com empresas nacionais e internacionais de alta especialidade no segmento. No segundo semestre de 2012, a EFEX trouxe ao mercado de Curitiba um novo padrão de organização e promoção de feiras e eventos, com a Feira Mundo Gastronômico, realizada em seu próprio pavilhão, o ExpoRenaultBarigui, localizado no Parque Barigui.

SERVIÇO

Feira Mundo Gastronômico 2014

Data: 13 a 16 de agosto (de quarta-feira a sábado)

Horário:  De quarta-feira a sexta-feira, das 16h às 22h

                 Sábado, das 16 às 20h

Local: Expo Renault Barigui

Endereço: Rodovia do Café – KM Zero – BR 277 | Santo Inácio | Curitiba – PR

Informações: (41) 3317-3107 | efex@up.com.br

Site: www.efexbrasil.com.br/mundogastronomico

Ingressos: R$ 10,00

Oficina

Os sentidos do vinho – Uma experiência sensorial

Data: 15 de agosto (sexta-feira)

Horário:  20h

Local: Expo Renault Barigui

Legendas:

Imagem: Família Fardo_Vinho Casa

Legenda: O vinho Casa, safra 2009, é um dos produtos que a Vinícola Família Fardo apresentará, e proporcionará degustação, durante a Feira Mundo Gastronômico

Imagem: Vinícola Araucária_Produtos

Legenda: Produtos que a Vinícola Araucária demonstrará durante a Feira Mundo Gastronômico. A vinícola também terá enólogos à disposição para bate-papos

Imagem: Famiglia Zanlorenzi_Espumante

Legenda: A Vinícola Famiglia Zanlorenzi levará para a Feira Mundo Gastronômico o Lunar Oro Brut, único espumante brasileiro premiado no Concours Mondial de Bruxelles

 


Cidadão Gastronômico: contato@cidadaogastronomico.com.br

Nenhum comentário: