quarta-feira, 27 de março de 2013

Festival de Curitiba.

 Camila Morgado assiste abertura do Festival de Teatro de Curitiba.


Presenças ilustres na festa de abertura do Festival de Curitiba

Foi dada a largada para o Festival de Curitiba! O início da programação foi marcado por uma grande festa na Ópera de Arame, aberta pelo diretor do evento, Leandro Knopfholz, ao lado de Marcelo Boock, diretor do Itaú Unibanco, e Olivier Murguet, presidente da Renault, empresas patrocinadoras que apresentam o Festival de Curitiba 2013, ao lado do Ministério da Cultura. Também estavam presentes o Prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, o Deputado Federal Ângelo Vanhoni – representando a Ministra da Cultura, Marta Suplicy – e o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordioli.
O Deputado Ângelo Vanhoni elogiou o diretor do Festival de Curitiba, Leandro Knopfholz, “pela persistência”, lembrando da dificuldade que artistas ainda encontram para realizar um espetáculo, quanto mais um festival deste porte.
Às vésperas do aniversário de 320 anos de Curitiba, Gustavo Fruet destacou: “O melhor presente que a cidade poderia oferecer para a população é este festival.”

Espetáculos do Festival de Curitiba premiados pela APTR
A sétima edição do Prêmio APTR, promovido pela Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro, consagrou esta semana as melhores montagens de 2012. Dezenove espetáculos concorreram em treze categorias, e várias produções que fazem parte da Mostra 2013 saíram consagradas. Gregório Duvivier foi eleito o melhor ator pelo espetáculo ´Uma Noite na Lua´, que tem uma única apresentação hoje, no Guairão.
´O Homem Travesseiro´ foi a grande vencedora da noite com três prêmios: melhor espetáculo, melhor direção (Bruce Gomlevsky) e melhor ator coadjuvante (Tonico Pereira). Maneco Quinderé ficou com o prêmio de melhor iluminação por seu trabalho em ´A Marca da Água´e ´Gonzagão – A Lenda´ foi consagrado com o troféu de melhor produção.
Todos os espetáculos premiados ainda têm apresentações com ingressos disponíveis.
Começa hoje a Mostra de Cinema Palco e Plateia
A sétima arte não fica de fora da programação da 22ª edição do Festival de Curitiba. Entre 27 de março e 7 de abril, a Cinemateca se transforma em palco e exibe produções do Galpão Cine Horto, projeto do grupo Galpão que conta com Chico Pelúcio na direção. Em homenagem ao ano da Alemanha no Brasil, haverá também  filmes  sobre o teatro alemão, em  parceria com o Instituto Goethe. A Mostra de Cinema Palco e Plateia é realizada desde 2010, com apoio do Canal Brasil e da Cinemateca de Curitiba. A programação traz ainda a pré-estreia da segunda temporada da série ´Palco e Plateia´, do Canal Brasil, e os programas da primeira temporada, abordando o universo do teatro e o trabalho de alguns dos principais grupos teatrais brasileiros. 
A abertura está marcada para hoje, às 20h, na Cinemateca de Curitiba, com a presença do diretor do programa ´Palco e Plateia´, Pedro Flores. A entrada é franca.

Assessoria de imprensa: (41) 3233-0340
Fernando Henrique Oliveira – fernando@festivaldecuritiba.com.br
Mariângela Guimarães mariangela@festivaldecuritiba.com.br
Site:             http://festivaldecuritiba.com.br
Twitter:       https://twitter.com/Fest_Curitiba
Alterações na programação:http://festivaldecuritiba.com.br/20

Nenhum comentário: