Literatura brasileira além da bolha: Quando nossas histórias conquistam leitores lá fora.
Autores brasileiros chegam a editoras estrangeiras, livros viram séries e temas nacionais atravessam fronteiras.

Durante muito tempo, a circulação internacional da literatura brasileira pareceu restrita a nomes já consagrados, como Machado de Assis, Clarice Lispector, Jorge Amado e Paulo Coelho. Nos últimos anos, porém, novos autores e histórias produzidas no país começam a encontrar espaço em mercados estrangeiros, inclusive em catálogos voltados ao público jovem e contemporâneo. O movimento levanta uma questão: o que mudou para que a literatura brasileira passe a despertar interesse para além da tradicional “bolha” de leitores e especialistas?
Alguns casos recentes ajudam a ilustrar esse cenário. Stefano Volp teve os direitos de “O Segredo das Larvas” negociados com a Secret Society, selo jovem da Penguin Random House Portugal, e “Nunca vi a Chuva” foi lançado na Itália pela editora Besa Muci. Já Tiago Valente chegou ao mercado português com “Espresso Fantasma”, publicado pela Secret Society em agosto de 2026, enquanto obras de Carla Madeira, como ”Tudo é Rio”, ganharam edição e circulação em Portugal, Itália, França, México, Rússia, Turquia e, mais recentemente, nos Estados Unidos. São histórias com gêneros e públicos distintos, mas que demonstram como temas, linguagens e personagens criados no Brasil podem encontrar identificação em outros mercados.
O fenômeno também passa pela esfera audiovisual. ”Os 12 Signos de Valentina”, livro de Ray Tavares, ganhou adaptação para série da Netflix, com Giovanna Grigio no papel principal e a própria autora entre os responsáveis pelo roteiro. A produção chega à plataforma ainda em 2026. Além disso, o livro acaba de ter seus direitos de publicação negociados com Portugal. A obra sairá pela Secret Society, selo jovem da Penguin Random House liderado por Rodrigo Manhita e já tem data de lançamento: 19 de janeiro de 2027.
A internacionalização da literatura acompanha uma percepção mais ampla sobre a cultura brasileira. Na música, artistas nacionais ampliaram sua presença fora do país em meio ao crescimento das plataformas digitais; segundo levantamento divulgado em 2026, artistas brasileiros responderam por 3,6% dos royalties pagos pelo Spotify em 2025. No cinema, ”Ainda Estou Aqui” tornou-se o primeiro filme brasileiro vencedor do Oscar, na categoria de Melhor Filme Internacional, além de ter recebido indicação a Melhor Filme.
Para Rafaella Machado, publisher dos selos Galera e Verus do Grupo Editorial Record, esse cenário permite discutir se existe hoje uma mudança efetiva na percepção internacional sobre a produção cultural do país. “Ao mesmo tempo em que o mundo está mais receptivo para narrativas que fogem do eixo anglo-americano, abraçando ficção asiática e latina, a qualidade das histórias que publicamos no Brasil é muito diferenciada. Nossa forma de enxergar a vida, com humor, com resiliência e colocar sentimentos em palavras se destaca bastante, falo isso como alguém que diariamente lê histórias do mundo inteiro. O fã brasileiro movimenta a internet mundial, e países que lançam histórias nossas recebem essa chancela nas redes”, completa.

Rafaella Machado, publisher dos selos Verus e Galera Record
Para Rafaella, a tradução ainda é uma barreira grande. “Trata-se de um investimento que a editora brasileira precisa fazer sem garantias do resultado, por isso, ter uma boa troca com Portugal pode ser um primeiro passo”. Porém a editora também é responsável por valorizar o autor nacional. “O leitor tem preferido narrativas e personagens que o represente, existe um orgulho crescente de nos ver impressos nos livros, então, é preciso que haja investimento por parte das editoras. Ao contrário dos livros estrangeiros, o livro nacional já fala a mesma língua dos leitores, frequenta eventos e festivais. Ele cria um vínculo forte com os fãs, e todos ganham com isso: os autores, os leitores e a cultura brasileira”.
A presença brasileira em diferentes mercados culturais permite discutir uma possível mudança de perspectiva: histórias produzidas aqui não precisam necessariamente ser apresentadas ao público estrangeiro apenas como “literatura brasileira”. Podem chegar como romance, distopia, suspense, literatura jovem, fantasia ou ficção contemporânea — e conquistar leitores pela história antes mesmo de serem reconhecidas pela nacionalidade do autor.
A expansão internacional pode representar não apenas uma vitrine para o Brasil, mas também uma oportunidade para mostrar que a produção cultural brasileira tem o poder de agradar sotaques, gêneros e públicos diferentes.
Imagens relacionadas
Nenhum comentário:
Postar um comentário