Museu da Língua Portuguesa é opção de passeio no aniversário da cidade de São Paulo.
![]() |
| Sao Paulo . |
Com entrada gratuita aos fins de semana, instituição apresenta exposições que falam sobre a variedade da língua portuguesa no Brasil e as marcas do movimento cultural do funk nos modos de falar, vestir e criar
O Museu da Língua Portuguesa é uma excelente dica de passeio para quem estiver na capital paulista no fim de semana de aniversário de São Paulo. Com entrada gratuita tanto no sábado, dia 24, quanto no domingo, dia 25 de janeiro, apresenta exposições que falam sobre a diversidade da língua portuguesa falada no Brasil e sobre as marcas do funk nos modos de falar e de criar. Localizado no histórico prédio da Estação da Luz, o Museu é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Um dos destaques é a exposição principal do Museu. Com experiências audiovisuais e interativas, ela aborda a variedade da língua portuguesa falada no Brasil. A experiência Falares
Vale também entrar na Praça da Língua, um espaço imersivo no qual textos da literatura em língua portuguesa, de nomes como Clarice Lispector e Machado de Assis, são projetados no teto, com vozes de artistas como Maria Bethânia, Chico Buarque e Tom Zé.
Já a mostra temporária FUNK: Um grito de ousadia e liberdade reúne 473 obras, entre pinturas, fotografias e registros audiovisuais, para apresentar as marcas de um movimento cultural como o funk nos modos de falar, vestir e criar. Concebida pelo Museu de Arte do Rio (MAR), a iniciativa tem curadoria de Taísa Machado, Dom Filó, Amanda Bonan, Marcelo Campos e Renata Prado.
A exposição evidencia o caminho percorrido pelo funk desde a influência da música negra estadunidense, passando pelos bailes black e soul dos anos 1960 e 1970, até o estabelecimento no Rio de Janeiro com características próprias e depois em São Paulo, onde também assumiu feições locais. A versão paulistana do projeto inclui obras de nomes como Tami Silva, Brenda Nicole e Rafa Black, que destacam o funk na Baixada Santista e na capital paulista.
Atividades especiais
O Núcleo Educativo promove visitas mediadas à histórica Estação da Luz aos sábados e domingos, às 11h e às 15h. Trata-se de uma oportunidade de conhecer espaços do edifício aos quais somente os funcionários têm acesso no dia a dia. Durante o percurso, os educadores e educadoras revelam alguns segredos do prédio, sede do Museu. A atividade é gratuita: os grupos são formados 15 minutos antes do início da visita, no Pátio A, perto da bilheteria.
Aos domingos, ocorre a Estação Famílias com a leitura de um livro e uma atividade relacionada à obra. No dia 25, o livro escolhido será O mundo no black power de Tayó, de Kiusam de Oliveira. A atividade acontece no Pátio B, das 13h às 14h30.
O fim de semana do aniversário de São Paulo também marcará o encerramento da Estação Férias de janeiro de 2026. Sob comando de artistas-educadores do coletivo Agbalá Conta, a atividade tem promovido ações relacionadas às culturas urbanas por meio de oficinas de rima, grafite e danças urbanas, além de aulas de criação de lambes e pinturas corporais. No sábado, dia 24, às 11h, haverá a contação Brinquedos e Histórias de Cantar e Encantar, com Giselda Perê, e, às 15h, a oficina Brinquedos Cantados da Nossa Cultura. Além disso, brincadeiras tradicionais, como pular corda, mãe da rua, barra manteiga e amarelinha, também estão disponíveis. De terça a domingo, das 10h às 17h. Para participar, não é preciso se inscrever: basta chegar e começar a brincar.
SERVIÇO
Exposição principal e mostra temporária FUNK: Um grito de ousadia e liberdade
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h)
R$ 25 (inteira); R$ 12,50 (meia)
Grátis para crianças até 7 anos
Grátis aos sábados e aos domingos
Acesso pelo Portão A
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet
Classificação indicativa da exposição FUNK: Um grito de ousadia e liberdade: 14 anos
Visita mediada ao prédio da Estação da Luz
Aos sábados e domingos, às 11h e às 15h
Grátis
Grupos são formados 15 minutos antes do passeio, no Pátio A, perto da bilheteria
Estação Famílias
Aos sábados e domingos, às 11h e às 15h
Grátis
Grupos são formados 15 minutos antes do passeio, no Pátio A, perto da bilheteria
Estação Férias
Até 25 de janeiro, de terça a domingo, das 10h às 17h
Grátis
No Museu da Língua Portuguesa
Museu da Língua Portuguesa
De Praça da Luz, s/n – Luz – São Paulo

Nenhum comentário:
Postar um comentário