O grupo de artesanato que reúne cerca de 20 mulheres semanalmente no Santuário de Nossa Senhora Aparecida de Londrina, na Vila Nova, inicia as atividades de 2026 com um pedido especial à comunidade: a doação de lã e outros materiais de tricô e crochê para a confecção de toucas e meias que serão doadas a diversas pessoas em situação de rua e instituições de assistência social, no meio do ano, quando o frio chegar. No ano passado, foram produzidos 200 itens, incluindo enxovais para recém-nascidos, todos destinados a quem precisa.
A coordenadora da pastoral, Kimiko Kawashima Matsuo, explica que, das 20 mulheres que participam, algumas trabalham de casa pois precisam cuidar dos netos. “A nossa atividade é apenas direcionada para o crochê, para preparar as doações, pois rende mais porque a confecção é rápida. Também ajudamos nas decorações das Quermesse Junina, da Festa da Padroeira e do Natal”, explica. De acordo com ela, as reuniões são uma maneira de as participantes conviverem enquanto trabalham em prol dos mais necessitados.
A cada início de ano, as voluntárias sempre pedem doações, de modo especial de lãs diversas. Só em 2025, foram preparadas 200 peças entre meias e toucas, além dos enxovais para os recém-nascidos. As meias e toucas foram destinadas a instituições como o Hospital do Câncer de Londrina (HCL), a Casa de Apoio do Hospital Universitário (HU) e pessoas em situação de rua. Já os enxovais para bebês foram destinados a projetos ajudados pelo Lions Club, que doou as lãs específicas para essa confecção.
Em 2024, as voluntárias confeccionaram e doaram 115 toucas que foram enviadas a vítimas das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul. Na ocasião, a pastoral decidiu que, mesmo o pouco que tinham diante de tantas pessoas que precisavam, iriam doar tudo para os desabrigados. De lá para cá a produção aumentou porque a repercussão trouxe doadores e mais voluntárias para participarem do grupo. Quem quiser doar, pode ligar para o telefone (43) 3329-1039 ou enviar os itens para Rua Grajaú, 257 - Vila Nova, Londrina. CEP: 86025-420.
Santuário
O Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova em Londrina, nasceu como capelinha em maio de 1940. Em 1º de março de 1952 se transformou em paróquia e em 1997 foi elevado a Santuário, convertendo-se num centro de evangelização, peregrinação e referência no turismo religioso, recebendo devotos e fieis do Paraná e de outros estados, afinal, as promessas podem ser cumpridas no Santuário de Londrina. A Festa da Padroeira, hoje, recebe mais de 40 mil pessoas somente no dia da padroeira do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário