Fundada há mais de 20 anos, a SVB atua para transformar o sistema alimentar brasileiro, promovendo políticas públicas, campanhas e programas que ampliam o acesso à alimentação à base de plantas. Ao longo dessas duas décadas, a organização consolidou-se como uma ponte entre sociedade civil, poder público e setor privado — promovendo um sistema alimentar mais justo, saudável, sustentável e compassivo.
O reconhecimento da ACE chega em um momento em que o Brasil desponta como um território estratégico para a transição alimentar global: hoje, 7% da população brasileira se declara vegana, e a SVB já contribuiu para que mais de 530 milhões de refeições à base de plantas fossem servidas em escolas, universidades, hospitais e cozinhas comunitárias em parceria com o setor público.
Além de liderar campanhas nacionais e ações de educação alimentar, a SVB atua de forma estruturante na incidência política — tendo conquistado, por eleição, uma vaga no Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), fomentado projetos de lei por alimentação sustentável e vegetal conectando ação climática com compras públicas em mais de 15 cidades e colaborado com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, por meio do Departamento de Proteção, Defesa e Direitos Animais (DPDA), na promoção de programas de alimentação sustentável.
“É uma grande honra para nós receber essa recomendação da ACE. Há mais de duas décadas trabalhamos para que o Brasil seja um exemplo de alimentação saudável, sustentável e compassiva. Este reconhecimento internacional reforça que estamos no caminho certo — e que temos capacidade e compromisso para fazer muito mais.”
— Monica Buava, presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB)
“A SVB tem contribuído de forma relevante para o debate público e para a construção de políticas que conciliam saúde, meio ambiente e bem-estar animal, com uma atuação técnica sólida e pautada em evidências científicas. Trata-se de uma entidade respeitada, comprometida com o interesse público e que tem contribuído de forma concreta para o avanço de um sistema alimentar mais sustentável, ético e justo.”
— Vanessa Negrini, diretora do DPDA/MMA
“Acompanho o trabalho da Sociedade Vegetariana Brasileira há vários anos e continuo impressionada com a dedicação da organização à causa. A SVB demonstra uma notável capacidade de adaptar seu trabalho ao contexto brasileiro, equilibrando uma visão de longo prazo com sensibilidade às realidades culturais, sociais e políticas do país. É uma organização que sabe se posicionar com inteligência e respeito, construindo pontes entre governos, empresas e cidadãos comuns. Mais do que resistir a desafios, a SVB cresceu com eles — expandindo seu impacto sem perder foco ou identidade, algo verdadeiramente raro.”
— Meghan Lowery, CEO da Greenbaum Foundation
Sobre a ACE
A Animal Charity Evaluators (ACE) é uma organização norte-americana sem fins lucrativos dedicada a identificar e apoiar as instituições mais eficazes do mundo na redução do sofrimento animal. Fundada em 2012, a ACE conduz avaliações baseadas em evidências, transparência e análise de impacto, publicando anualmente uma lista das organizações mais recomendadas — reconhecidas pelo uso eficiente de recursos e pela capacidade de gerar mudanças duradouras para os animais e o planeta.
Ser uma Recommended Charity significa integrar um grupo restrito de instituições consideradas altamente eficazes e estratégicas globalmente — tanto pela consistência técnica quanto pela capacidade de escalar impacto.
Um Brasil mais justo, sustentável e compassivo
O reconhecimento da ACE reforça a relevância internacional do trabalho desenvolvido pela SVB e amplia as possibilidades de cooperação e financiamento para os próximos anos.
“Da merenda escolar à mesa das famílias brasileiras, a SVB trabalha para que políticas e práticas alimentares mais saudáveis, sustentáveis e compassivas avancem no país — usando a ampliação dos alimentos de origem vegetal como ferramenta para cuidar das pessoas, proteger os animais e preservar o planeta.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário