O ecossistema de inovação de Londrina, referência no Paraná e no Brasil, é a pauta do podcast “Bugou - Uma tela azul a cada episódio”, gravado por iniciativa do APL TIC Londrina, fundado em 2006 como primeiro Arranjo Produtivo Local (APL) de Tecnologia da Informação e Comunicação no Paraná e um dos pioneiros no Brasil, além de ser um dos primeiros grupos transformados em governança. Os episódios da primeira temporada, gravados nos estúdios do Grupo Folha de Londrina, devem ser liberados a partir de agosto e ajudarão a difundir ao público geral como é o funcionamento e o trabalho dos grupos, formados por voluntários com representantes da iniciativa privada, do poder público, das instituições de ensino superior e de entidades da sociedade civil organizada.
“Londrina tem diferentes governanças trabalhando em diversas temáticas. E isso compõe o ecossistema de inovação, que trabalha pela cidade incansavelmente. Por isso é importante que as pessoas de um modo geral possam conhecer quais as verticais do ecossistema e quais os trabalhos desenvolvidos”, ressalta o professor Lacier Dias, atual presidente do APL TIC e apresentador do podcast. Lacier recebeu representantes das seguintes governanças: audiovisual, turismo, químico e materiais, instituições de ensino, saúde, startups, eletro metalmecânico, agro, comércio, construção civil e cidades inteligentes, além do presidente da Estação 43, que reúne as governanças.
Lacier observa que, entre os assuntos abordados, estão não apenas o que cada governança trabalha, mas quais os projetos e ações desenvolvidas ao longo tempo. “Algumas governanças, como o APL TIC são mais antigas e têm mais experiência para compartilhar, mas mesmo as mais novas que estão se estruturando ainda, já desenvolvem um trabalho importante dentro do ecossistema”, ressalta. O professor e presidente do APL TIC pondera ainda que, por reunir diferentes representantes, a instância de governança se torna um local do diálogo e da conexão, com troca de informações entre os atores de cada setor.
O trabalho das governanças, realizado com o apoio do SEBRAE/PR, segundo Lacier, é referência em outras cidades do Paraná e do Brasil. Tanto que surgiu a Estação 43, que criou ainda o Instituto Estação 43, iniciativa já reconhecida e premiada estadual e nacionalmente. “Se o objetivo das governanças é promover a integração entre os diferentes atores do mesmo ecossistema, a Estação 43 faz esse trabalho entre as governanças, fomentando e incentivando as boas práticas e o empreendedorismo, além da inovação.” Os podcasts irão ao ar através do canal do Youtube do APL TIC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário