sexta-feira, 20 de junho de 2025

 

Documentário sobre jogadoras da 1ª Seleção Brasileira Feminina de Futebol, nos anos 1980, estreia no Canal Brasil

“As Primeiras”, dirigido por Adriana Yañez, apresenta depoimentos de seis ex-jogadoras e suas histórias de resiliência

Cena de “As Primeiras”. Crédito: Olé Produções

Na próxima segunda-feira, dia 23 de junho, às 20h, estreia no Canal Brasil o documentário “As Primeiras”, de Adriana Yañez, que retrata a vida de um grupo de mulheres que vive nos subúrbios do Rio de Janeiro, estão perto dos 60 anos e guardam um passado comum: são a base da primeira Seleção Feminina de Futebol do Brasil. O filme foi vencedor do prêmio de Melhor Longa-Metragem, pelo Júri Popular, na 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes em 2024. 


Elane dos Santos, Leda Maria, Maria Lucia da Silva, Marilza Martins, Marisa Pires, Roseli de Belo e Rosilane Camargo começaram a jogar futebol no Brasil em uma época que o esporte era proibido para mulheres, principalmente em vista de um decreto do Estado Novo que impedia essa prática. As seis ex-jogadoras foram as pioneiras e vestiram a camisa da primeira Seleção Brasileira Feminina de Futebol nos anos de 1980. Em entrevistas à diretora, elas falam sobre a união e resiliência entre elas para enfrentar os desafios de gênero e outras barreiras impostas naquele momento, como dificuldades financeiras, reconstrução de vida, além da importância de trazer a notoriedade dessa trajetória.


Crédito: Olé Produções

As Primeiras (2024) (78') – Inédito

Horário: Segunda, dia 23/06, às 20h

Direção: Adriana Yañez

Classificação: 12 anos

Sinopse: O documentário retrata a vida de um grupo de mulheres que vive nos subúrbios do Rio de Janeiro, estão perto dos 60 anos e guardam um passado comum: são a base da primeira seleção feminina de futebol do Brasil. Quando elas começaram a jogar, o esporte era proibido para mulheres.



Nenhum comentário: