sábado, 7 de outubro de 2023

Acontece SP

 

Mês da criança no MAM São Paulo

Programação de outubro tem teatro, música, exposição, fotografia e dança


Foto Ballet de Paraisópolis - Creditos Marcelo Machado. 

No mês que se comemora o dia das crianças, o MAM São Paulo oferece uma programação especial voltada às crianças e a toda a família. As atividades abrangem variados formatos de atividades, passando por teatro, música, dança, experimentações e visitação às exposições do MAM.

Nos dias 07, 08, 12, 14 e 15 de outubro, às 11h e 15h, o MAM São Paulo apresenta sessões de O macaco Simão, outras histórias e outras canções, peça infantil da  grupo teatral Furunfunfum. Já nos dias 21, 22, 28 e 29 de outubro e 02 de novembro, mesmo horário, o auditório Lina Bo Bardi é palco da peça Circo de Pulga, da Cia Circo de Bonecos.

Dividido em duas partes, o espetáculo O macaco Simão, outras histórias e outras canções começa com uma apresentação de músicas infantis e histórias musicais ao vivo com o acompanhamento de flauta transversal, flauta doce, pandeiro e violão, com a participação da plateia. A segunda parte é uma adaptação para teatro de bonecos da história ‘O Macaco e a Velha’. Na história, a velha Firinfinfelha tem em seu sítio um lindo bananal e no mato ao lado mora o macaco Simão que sempre rouba suas bananas. Cansada dessa situação, ela resolve tomar uma atitude que terá consequências engraçadíssimas para a plateia.



Já em Circo de Pulgas, espetáculo infantil inspirado no tradicional circo de pulgas de origem francesa do século XVIII, essa divertida montagem contam a história de dois clowns que combinam de apresentar um show acrobático com pulgas. Nada dá certo, os truques não funcionam e as coisas não saem como planejado. A solução é treinar uma pulga de verdade. A Cia. Circo de Bonecos propõe resgatar o encantamento e a delicadeza do antigo Circo de Pulgas, ao mesmo tempo em que recria um espaço para a fantasia e a imaginação das crianças. A pulga não existe, mas todos conseguem “enxergá-la” pulando do trampolim, andando na corda bamba ou tomando banho, graças aos detalhes nos movimentos precisos dos atores.

Realizada entre os dias 12 e 15 de outubro, emenda do feriado com o final de semana, a Semana das Culturas da Infância traz no dia 15 (domingo) a primeira apresentação do Ballet de Paraisópolis no MAM. O grupo mostra para o público as coreografias quem refletem as questões acerca do crescer, a cultura nordestina em Paraisópolis e ainda um fragmento do balé clássico Paquita..

Na série Domingo MAM, as atrações ficam por conta de apresentações musicais, dança e fotografias com fantasias. Começa com o show de forró com o coletivo Forró das Minas. Ao som da sanfona, zabumba, triangulo e flautista, três mulheres musicistas convidam o público a dançar os ritmos do nordeste com o show Forró de Rabeca. Para os que gostam da cultura hip hop, o Breaking Ibira: Edição Kids reúne dançarinos para expressar sua criatividade e habilidade em uma sequência organizada de passos de breaking. Já para os amantes do cosplay e da cultura pop, o Ibira Geek com Starkverso convida o público para virem montados de cosplay para socializarem, trocarem saberes, visitarem o museu e tirarem fotos.

Para completar a programação dedicada às crinças, no programa de visitação, a equipe do Educativo MAM convida o público para uma visita guiada à exposição Mãos: 35 anos da Mão Afro-Brasileira, que estreia no 19 de outubro, e um encontro com o curador da mostra Claudinei Roberto da Silva. Organizada pelo MAM SP e o Museu Afro Brasil Emanoel Araújo, a exposição celebra a exposição “A Mão Afro Brasileira - Significado da contribuição artística e cultural” organizada em 1988 e realizada pelo MAM SP.

SERVIÇO
Programação mês das criança no MAM
07, 08, 12, 14 e 15 de outubro, aos sábados e domingos e feriado, às 11h e 15h
Peça: O Macaco Simão, Outras Histórias e Outras Canções, com grupo Furunfunfum
21, 22, 28 e 29 de outubro e 02 de novembro, aos sábados e domingos e feriado, às 11h e 15h
Peça: Circo de Pulgas, com Cia Circo de Bonecos
Local: Auditório Lina Bo Bardi (MAM - Museu de Arte Moderna de São Paulo

Nenhum comentário: