sexta-feira, 18 de agosto de 2023

PARANÁ ARTE

 NESTE DOMINGO 20, APAP/PR ABRE A EXPOSIÇÃO “MISTÉRIO/MOVIMENTOS CULTURAIS” DO ARTISTA PLÁSTICO ANGEL GARCIA ALCAIDE

ARTISTA PLÁSTICO ANGEL GARCIA ALCAIDE

Por Katia Velo / Diretora de Comunicação da APAP/PR

A Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR realiza, dia 20 de agosto, domingo, das 11h às 13h30, a abertura da exposição “MISTÉRIO/MOVIMENTOS CULTURAIS”  do artista plástico Angel Garcia Alcaide.

A curadoria é assinada por Osmar Carboni, artista plástico, ex-presidente da APAP/PR, Cadeira número 30 da Academia de Belas Artes, coordenador do projeto ODS& Arte. "Angel completou 88 anos, dia, 05 de agosto, uma vida repleta de acontecimentos marcantes. Esses eventos trouxeram marcas indeléveis que são refletidas em suas obras por meio de traços precisos e cores sóbrias. Uma experiência de vida representada sem interferências, pois o artista é autodidata, de forma autêntica", destaca o curador.

Sobre o Artista:
Angel Garcia Alcaide nasceu em 1935, em Ciudad Real, na Espanha, um ano antes de começar a guerra civil espanhola. Teve uma infância pobre e muito difícil, entre guerras, já que ao final da guerra civil, teve início a segunda guerra mundial. Sempre desenhou desde criança, pois já nasceu um talento inato. Tinha o sonho de seguir carreira em Hollywood, nos EUA, fazendo desenho animado para o cinema. Na época, ainda não existia a televisão. Porém, dadas as dificuldades em que nasceu e foi criado, sua mãe o incentivou a escolher outra profissão que lhe trouxesse mais segurança, já que, no seu entendimento, o futuro dos artistas era incerto. Começou a trabalhar como operário nas minas de carvão aos 14 anos, e acabou por se formar em engenharia de minas no fim dos anos 1950. Em seguida, veio para o Brasil, onde trabalhou nas minas – agora como engenheiro – na divisa dos estados do Paraná e São Paulo. Casou-se, e foi transferido para a Argentina, onde continuou trabalhando nas minas por alguns anos. Com a chegada da primeira filha, abandonou o trabalho nas minas, já que era uma atividade perigosa e de muito risco. Retornou ao Brasil, radicou-se em Curitiba, e passou a trabalhar como engenheiro civil, até a aposentadoria. O desenho e a pintura sempre estiveram presentes em sua vida, mas como um hobby. Começou a pintar em tela no início dos anos 1970, e chegou a comercializar algumas obras em galerias, na época. É autodidata, nunca tendo estudado artes plásticas.

Texto crítico por Oscar D’Ambrosio

Movimentos visuais
“Arte abstrata é toda arte que não contém qualquer apelo, qualquer evocação da realidade, seja ela ou não o ponto de partida”. As palavras do pintor belga Michel Seuphor (1901 – 1999), em “L’Arte Abstract”, livro publicado em 1950, trazem reflexões sobre a obra do pintor espanhol Angel Alcaide.

Parte dos trabalhos do criador visual lida com geometrias, com destaque para as linhas retas. Quadrados e retângulos ganham destaque, assim como intensas áreas brancas, que contribuem para instaurar mistério e movimentos visuais nas imagens. Quando surgem curvas, não são usadas como referências diretas do mundo considerado real..

Muitas vezes, as linhas aparecem de maneira essencial para estabelecer um dinamismo orgânico, que alude à natureza como um todo, não necessariamente a algum elemento reconhecível específico. A composição equilibrada e o uso de verdes, por exemplo, são elementos recorrentes no processo de criação.

Círculos dialogam com estruturas retilíneas – e ainda há linhas que constroem ondas. Essa prática aumenta a densidade do conjunto e faz lembrar o célebre crítico Mário Pedrosa, que, em entrevista ao Correio da Manhã, em 1947, disse “a obra de arte não tem um sentido literal constante que se possa transferir às palavras”.

Oscar D’Ambrosio
@oscardambrosioinsta
Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, crítico de arte e curador.

Sobre o curador Osmar Carboni:

Artista plástico, autodidata, pintor, escultor, Carboni, participou de inúmeras exposições coletivas e individuais, em relevantes espaços culturais, galerias, salões e museus no circuito de arte nacional e internacional. Carboni participa de comissões de mérito da Fundação Cultural de Curitiba e do Governo do Estado do Paraná, de Salões e de eventos de Artes Visuais. Atuou na APAP/PR – Associação Profissional de Artistas Plásticos do Paraná como vice-presidente em duas gestões, tendo assumido em 2011 a presidência da associação e permanecendo até 2016. Atualmente ocupa o cargo de Diretor de Relações Públicas. Possui obras em Galerias do Paraná e São Paulo. Participou de várias exposições individuais e coletivas, nacionais e internacionais, tais como: 1º e 2º Prêmio Pirelli “Pintura Jovem” MASP–São Paulo, Museu de Arqueologia e Artes–Paranaguá, Sala Aleijadinho Pontifícia Universidade Católica do Paraná–PUC, Casa Culpi “Memorial da Imigração Italiana” Fundação Cultural de Curitiba, Natal “Luz, Arte e Solidariedade”–Museu Oscar Niemeyer/MON, XX Bienal Internacional de Curitiba, “3 Fases Contemporâneas” Memorial de Curitiba–Salão Brasil, XXI Bienal Internacional de Curitiba, III Exposición Euroamericana de Arte Visuales–Buenos Aires/AR, III Exposición Simbologias Latino Americana–Museu José Hernandez–Buenos Aires/AR, Feira Internacional de Arte Sevilha/ES. Possui obras inseridas em várias revistas e livros, exemplo: Dicionário das Artes Plásticas do Paraná, Pintores Contemporâneos do Paraná Vol.6, “Muros Visuais de Curitiba”– Edição APAP/PR. Escreveram textos sobre as suas obras críticos de arte como: Maria Cecília Araújo de Noronha, Márcia Aracheschi, Sabine Feres, Katia Velo, Marine C. Linzing e Oscar D’Ambrósio.

Sobre a APAP/PR
A Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR há quase 40 anos vem escrevendo sua história como a primeira associação do gênero no país. Com o objetivo de promover e fomentar a arte, a cultura e os artistas visuais e profissionais relacionados à área artística tem se destacado pela realização e envolvimento em projetos como a Bienal Internacional de Curitiba, ODS&ARTE – Um Novo Olhar Sobre o Mundo, livro edição APAP/PR “Muros Visuais de Curitiba”, exposições em espaços oficiais como Museu da Gravura, Museu da Fotografia, Memorial de Curitiba, entre outros. Participa ativamente das Políticas Culturais e Leis de Incentivo em nível Municipal, Estadual e Federal.

A exposição permanecerá aberta para visitação dia 09 de setembro de 2023.

Serviço:

Exposição: Artista plástico Angel Garcia Alcaide

Lançamento: Dia 20 de agosto, das 11h00 às 13h30

Período de exposição:  De 20 de agosto a de 2023.

Local: Sede da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR – Galerias Poty Lazzarotto e Osmar Chromiec

Horário de visitação: 14h às 18h (2ª a 6ª feira) e 11h às 13h (domingo)

Endereço: Av. Jaime Reis, 107, Sala 07 e 11, São Francisco, Curitiba – PR CEP – 80.510-100

Telefone: (41) 3232-0408




Instagram @apap_pr

2 comentários:

Katia Velo disse...

Muito obrigada pelo apoio e divulgação. Obrigada, Katia Velo

Katia Velo disse...

Muito obrigada pelo apoio e divulgação. Obrigada, Katia Velo