sexta-feira, 16 de junho de 2023

Projeto Criativo

 

Cinza: entenda o que essa cor expressa em um projeto e como utilizá-la de forma criativa

 

Não há mais espaço para a ideia de que a cor cinza é chata e sem graça. É possível usar esse tom na decoração para obter ambientes modernos, despojados e alinhado com s tendências. Inspire-se com dicas e projetos do arquiteto Bruno Moraes.

Um ótimo primeiro exemplo de como trabalhar vários tons de cinza no mesmo ambiente. Neste projeto, o arquiteto Bruno Moraes utilizou porcelanato cinza, armários com marcenaria em um tom mais escuro e na bancada um mais escuro ainda. | Foto: Guilherme Pucci

 

cor cinza é uma opção atemporal e versátil para quem deseja renovar a pintura das paredes, revestir o chão de casa, decorar apartamentos ou escritórios. Por muitas vezes, essa cor foi associada a sensações negativas. Mas, há quem goste dos dias mais nublados, não é mesmo? Com o passar do tempo, o cinza ganhou muitos significados positivos na decoração de projetos de arquitetura, como sofisticação e elegância. Sendo uma cor neutra, é uma opção interessante para aqueles que gostam de ambientes mais despojado e sem excessos.


Além de expressar uma frequência mais clean, o cinza é muito fácil de combinar com outras tonalidades. Em doses coerentes, ele consegue trazer aconchego para ambientes frios ou claros. Para quem quer praticidade, principalmente no piso, é uma cor que não aparenta a sujeira. Além disso, para os pais de pet que soltam muito pelo, é uma ótima opção.


Junto a todos esses atributos, os tons de cinza trazem estabilidade para a rotina diária e podem, segundo o Feng Shui, auxiliar em relações pessoais. Leia as dicas que o arquiteto Bruno Moraes, proprietário do Studio BMA, deu sobre a cor.


O que a cor cinza pode expressar na composição de um projeto?

 

Podemos considerar o cinza uma cor intermediária entre o branco e o preto. Apesar de não ser uma das escolhas mais populares, ela transfere para o ambiente sutileza, versatilidade e sofisticação. Bruno Moraes, explica que a tonalidade contribuir de várias formas para um ambiente, sendo positivas e negativas.

Ambiente apresentado na Mostra Casa Saudável, onde o cinza entrou com o efeito de cimento queimado na parede do fundo, valorizando todos os objetos e marcenaria. Sintonizou muito bem com a madeira, preto e o quadro azul. | Foto: Luis Gomes.



“O cinza pode trazer sensações aconchegantes quando utilizado em lugares claros. Por outro lado, quando usado demasiadamente em tons mais escuros, pode transformar o ambiente em um espaço mais recluso”, afirma Bruno. Para ele, assim como a cor branca representa paz no ocidente e morte no oriente, o cinza expressa uma dualidade interessante e que precisa de cuidado e atenção para ser utilizada da melhor maneira.


Segundo o proprietário do Studio BMA, dependendo da proporção aplicada em um ambiente e à questão cultural do morador, a cor cinza vai transmitir frequências diferentes.

Aqui, o arquiteto optou por utilizar o cinza na cabeceira, porta do armário e almofadas. A ideia foi destacar o verde que foi um pedido do cliente, por torcer para o Palmeiras. | Foto: Guilherme Pucci

  

Quais combinações de cores podemos propor ao usar o cinza?

 

O cinza tem a facilidade de poder ser aplicado em diversas combinações e permitir composições criativas. Porém, o arquiteto Bruno Moraes tem as suas preferências.


Segundo o profissional, a tonalidade conversa muito bem com o preto e tons amadeirados. O próprio branco – que entendemos como ausência de cor -, quando combinado com tons mais claros de cinza, permite um efeito interessante. “Gosto muito de utilizar o cinza bem clarinho em paredes com forro de gesso e rodapés brancos”, ele acrescenta.

Neste projeto, a mesa de jantar se destaca com a tonalidade cinza. Podemos observar a laje na mesma tonalidade e como ela combina muito bem com o preto. O arquiteto costuma usar luminárias pretas quando a laje está mais aparente. Da mesma forma, a parede de tijolinhos fica harmônica com o cinza. | Foto: Guilherme Pucci

 

Em quais estilos de decoração podemos incluir o cinza?

 

cor cinza pode ser utilizada em todos os estilos de decoração, porém, atualmente é muito utilizada no estilo industrial. “Nesse estilo, ele aparece com mais presença, principalmente nas lajes aparentes, cimento queimado, vigas e pilares em concreto armado”, explica Bruno.


Como transformar o cinza em destaque na composição?

 

Uma das vantagens da cor cinza, como já citamos aqui, é a sua neutralidade e facilidade de combinação com outros elementos. Antigamente, essa cor se destacou imensamente nos estilos arquitetônicos que usavam e abusavam do concreto, como o Modernismo e o Brutalismo. Levando em consideração que algumas modas sempre voltam e se renovam, hoje consideramos o cinza como uma cor de equilíbrio nos ambientes, sendo grande destaque em algumas composições do arquiteto Bruno Moraes.


Apostar em cabeceiras cinzas pode ser uma boa ideia quando se tem elementos amadeirados na composição dos móveis, segundo o especialista. | Foto: Luis Gomes

 

“Muitas pessoas consideram o cinza uma cor ‘apagada’ por conta da sua neutralidade. Mas conseguimos facilmente destacar o cinza com tons mais neutros que ele. Por exemplo: se você pintar uma parede da sala de cinza e as outras de branco, o cinza com certeza ganhará um destaque especial”, complementa Bruno.


Em seus projetos, o Studio BMA gosta de trabalhar com essa tonalidade como cor secundária, a fim de valorizar os outros tons e objetos de decoração. Mas é claro que essa decisão vai depender de qual é a cor protagonista e a quantidade em que ela aparece no ambiente.


Como usar o cinza de uma forma criativa na decoração?

 

Por ter uma diversidade de tons, o cinza pode agregar muito ao decór. Podemos utilizá-lo em cimento queimado nos móveis, em um objeto de decoração, no piso, teto, paredes e até em portas.


Nesse momento, agrupar referências de composições que nos agradam é uma boa opção. “Uma dica interessante é que alguns aplicativos de fabricantes de tintas fazem simulações utilizando fotos tiradas do celular, de como a parede ficará se pintar com uma determinada cor. Para quem está inseguro, a simulação pode ajudar bastante!”, pontua o proprietário do Studio BMA.


Como o cinza contribui para a leveza de um ambiente?

 

A resposta é: de inúmeras formas! As tonalidades mais claras são mais utilizadas quando a proposta do ambiente é expressar leveza. É claro que, com tons mais escuros é necessário cuidado. A recomendação é que eles apareçam pouco e sejam combinados com tons mais claros, criando um perfeito equilíbrio entre eles.

\

Bruno mostra muito apreço por esse projeto. As cores em harmonia do piso, marcenaria e banquetas tornam o ambiente harmônico visualmente. Para gerar um contraste, o quartzo branco nas bancadas funciona muito bem, assim como os pés das banquetas em preto. | Foto: Luis Gomes


Como trabalhar com mais de uma tonalidade em um ambiente?

 

O arquiteto comenta que em seu Studio, a técnica de utilizar diferentes tonalidades de cinza é bastante utilizada. “Gosto de usar a técnica de ter tonalidades próximas, como um ‘tom sobre tom’, gerando contraste entre tons mais claros e escuros. Dependendo da proposta, quando queremos criar ambientes mais sóbrios, predominamos a cor. Em contrapartida, em ambientes mais vivos, preciso entrar com outra cor como destaque e deixar o cinza como um ‘plano de fundo’”, acrescenta Bruno.

Neste projeto, o arquiteto apresenta um piso de porcelanato cinza e uma parede com revestimentos cerâmicos com vários tons de cinza, formando uma geometria encantadora. | Foto: Luis Gomes

 

 

Sobre BMA Studio  

Criado há 14 anos, o escritório é comandado por Bruno Moraes, arquiteto formado pela Faculdade Belas Artes de São Paulo (FEBASP) e pós-graduado em Gerenciamento de Empreendimentos na Construção Civil pela FAU Mackenzie. Bruno já passou por grandes escritórios, como o do arquiteto Siegbert Zanettini. Seu escritório atua nas áreas de gerenciamento e execução de obras, concepção de projetos de casas, reforma de apartamentos, retrofits, espaços corporativos e áreas comuns de edifícios. Dispõe de equipe própria de obra treinada para gerir os trabalhos com processos inteligentes, com diferenciais como um aplicativo personalizado. Entre seus principais clientes estão: o Grupo Volkswagen, as multinacionais Arauco e Fabbri, os escritórios da Tecban (Banco 24h), as Sorveteiras Rochinha, um projeto de revitalização urbana no bairro do Bixiga. Além de obras diversas executadas em todas as regiões do Brasil e uma participação na Mostra Casa Saudável. A marca BMA Studio tem trabalhos e vídeos publicados em importantes veículos de arquitetura do Brasil. Bruno é colunista do Portal PiniWeb, é apresentador do Decora Cast (Podcast de decoração do Viva Decora). E, desde 2019 participa do quadro de decoração do Programa da Eliana, no SBT.  

 

 

 

BMA Studio   

(11) 2062-6423    

www.brunomoraesarquitetura.com.br   

@brunomoraesarquiteturastudi

Nenhum comentário: