quinta-feira, 15 de junho de 2023

Documentário ‘Cannabis

 


: A História Através dos Tempos’ (Divulgação: Curta!)

Rosaly Lopes: a astrônoma brasileira na NASA é tema do quarto episódio de série inédita sobre ciência nacional

“Aqui no Brasil, a gente não tem uma cultura de conhecer nossos cientistas, mas tenho certeza que vocês estarão diante de uma das maiores cientistas brasileiras de todos os tempos”. É dessa forma que Rosaly Lopes é apresentada na abertura do quarto episódio de“Cientistas Brasileiros”, série inédita que vem sendo exibida pelo Curta! com exclusividade. A direção é de Rodrigo Grota. 


A narrativa detalha a trajetória de Rosaly desde a infância, quando ela se encantou pelo espaço. Aos 4 anos, seus pais lhe contaram sobre a missão do astronauta russo Yuri Gagarin e a chegada do homem à lua, despertando nela uma grande paixão. Mais tarde, por conselho da irmã mais velha, decidiu estudar astronomia. 


Aos 18 anos, Rosaly deixou o Brasil para estudar astronomia em Londres e, desde 1991, trabalha na NASA. Especialista em geologia e vulcanologia dos planetas, já recebeu diversos prêmios, incluindo a Medalha Carl Sagan da Sociedade Americana de Astronomia e o prêmio Ambassador da União Americana de Geofísica. Com mais de 120 trabalhos e oito livros publicados, é uma referência em sua área de atuação.


Rosaly Lopes ressalta que é gratificante ser reconhecida como cientista brasileira em suas viagens ao redor do mundo. E que ao mencionar sua atuação na NASA, as pessoas demonstram ainda mais interesse e admiração. Ela destaca a diversidade de pessoas que trabalham na NASA, vindas de diferentes países e culturas e que estão unidas por um propósito comum de explorar o espaço. “Isso me inspira muito. A área espacial une a humanidade. Isso é a nossa casa, é o nosso lar”, acredita.


Composta por cinco episódios,“Cientistas Brasileiros” apresenta importantes nomes da produção científica nacional, de ontem e de hoje. Além de Rosaly Lopes, as outras figuras de destaque na série são: Bartolomeu de Gusmão, Oswaldo Cruz, Nise da Silveira e Marcelo Gleiser. A produção é da Kinopus Audiovisual e foi viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). 


A produção completa pode ser assistida também no Curta!On – Clube de Documentários, disponível na Claro TV+ e em CurtaOn.com.br. Novos assinantes inscritos pelo site têm sete dias de degustação gratuita de todo o conteúdo.A estreia do episódio é na Quinta do Pensamento, 15 de junho, às 23h. 


Quinta do Pensamento (Literatura, Filosofia, Psicologia, Antropologia) – 15/06


23h – “Cientistas Brasileiros” (Série) - Episódio: “Rosaly Lopes”

Retrato da astrônoma e vulcanologista Rosaly Lopes (1957) através de entrevistas com ela mesma, seus familiares e colegas do Laboratório de Propulsão a Jato e da NASA. Direção:Rodrigo Grota. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 16 de junho, sexta-feira, às 03h e às 17h; 17 de junho, sábado, às 12h30; 18 de junho, domingo, às 18h.

PROMO: https://youtu.be/d4IILEC85KY


Sobre o Grupo Curta!

O Grupo Curta! tem como missão a difusão de conteúdos audiovisuais relevantes nas áreas de artes e humanidades, sejam brasileiros ou estrangeiros, através da TV linear (canal CURTA!), de plataformas de streaming de operadoras de telecom e da internet. A curadoria de conteúdos é, portanto, o motor central do grupo e foi uma das que mais aprovaram projetos originais para financiamento da produção pelo Fundo Setorial do Audiovisual: já foram mais de 125 longas documentais e 872 episódios de 77 séries que chegam ao público em primeira mão através de suas janelas de exibição:


O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 10 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da NET/Claro TV, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra, além de em operadoras associadas à NeoTV; 


Curta!On, o clube de documentários do Curta!, na ClaroTV+ e em CurtaOn.com.br, conta com mais de 800 filmes e episódios de séries documentais, organizadas por temas de interesse como Música, Artes, MetaCinema, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mitologia e Religião, Sociedade e Pensamento. Há também pastas especiais com novidades – que estreiam a cada mês –, conteúdos originais exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço.


Tamanduá TV, plataforma marketplace aberta para qualquer internauta, já reúne mais de quatro mil conteúdos. O usuário pode alugar filmes e séries específicos ou assinar de forma econômica um dos pacotes que contêm conteúdos segmentados por área de interesse: CineBR, CineDocs, CineEuro, CurtaEducação (para professores e estudantes do Ensino Médio e Enem), MetaCinema (para aficcionados e estudantes de Cinema), entre outros. Os pacotes CineBR, CineDocs e CineEuro são disponibilizados desde 2018 como serviço de valor agregado (SVA) para perto de oito milhões de assinantes de banda larga fixa (ISP) da operadora CLARO, sem custo adicional. 


As atividades do Grupo Curta! também promovem a geração de royalties para produtores audiovisuais independentes, com a exploração de seus direitos audiovisuais nas diferentes janelas de streaming. O pacotes Cines da Tamandua TV e do Curta!ON estão repassando anualmente mais de R$ 1,5 milhão de reais em royalties para os produtores dos conteúdos que difunde

Nenhum comentário: