sexta-feira, 23 de junho de 2023

Contemporaneidade.

 


Curitiba.


Artestil apresenta a exposição de Kazuo Wakabayashi .

Kazuo

Kazuo



São ao todo 19 obras que mostram as diversas fases do artista japonês que teve a infância marcada pela guerra


A Artestil Galeria de Arte terá a abertura da exposição de Kazuo Wakabayashi, renomado artista visual, no próximo sábado, dia 24 de junho. A exposição apresentará uma coleção exclusiva de 19 obras, pertencentes ao acervo da família do artista, proporcionando aos visitantes uma oportunidade única de apreciar o talento e a visão criativa de Wakabayashi.


As obras selecionadas para a exposição abrangem diferentes períodos da carreira de Kazuo Wakabayashi, revelando a sua evolução artística ao longo do tempo.


Os visitantes terão a oportunidade de explorar séries monocromáticas, criadas pelo artista no Brasil na década de 1960, que capturam formações geológicas brasileiras. Além disso, serão exibidas pinturas que apresentam referências da cultura japonesa tradicional da década de 1970, como os símbolos da bandeira do Japão, o teatro Kabuki e a arte do origami orizuru ou tsuru.


Infância marcada pela violência da guerra


Nascido em Kobe, no Japão, em 1931, Kazuo Wakabayashi viveu uma infância marcada pela turbulência da guerra. Aos 11 anos, após a morte de seu pai, assumiu a responsabilidade pela família. Foi durante esse período conturbado que ele encontrou refúgio na arte, acreditando que essa seria a sua resposta à barbárie e uma forma de promover a paz.


A exposição de Kazuo Wakabayashi é uma oportunidade única para os visitantes mergulharem na jornada artística e na narrativa emocional do artista. Suas primeiras pinturas refletem os sentimentos decorrentes da guerra, com tons mais sombrios, mas à medida que chegou ao Brasil, sua paleta de cores se expandiu, capturando a alegria de viver e a liberdade que encontrou no país.


Além disso, as obras de Wakabayashi demonstram sua habilidade em experimentar novas propostas e técnicas ao longo dos anos. Composições em texturas e relevos destacam a natureza e representações humanas, enquanto suas pinturas abstratas variam entre a informalidade plena e a participação mais evidente das formas. Nas últimas décadas, o artista explorou uma fusão da cultura oriental e ocidental, destacando formas geométricas e referências ao teatro Kabuki.



Comandada por Liliana Cabral, a Artestil Galeria de Arte tem mais de quatro décadas de atividade e representa grandes nomes da arte brasileira, como Juarez Machado, Fernando Velloso e, agora, Kazuo Wakabayashi. A galeria é aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 18h30, e aos sábados, das 9h30 às 13h30. 


Serviço:

Exposição Kazuo Wakabayashi

Artestil Galeria de Arte

Alameda Carlos de Carvalho, 1663

Horários: de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 18h30 e aos sábados, das 9h30 às 13h30

Nenhum comentário: