quinta-feira, 13 de abril de 2023

Literatura Atual.

 

Como a liderança orientada por valores transforma equipes?

Richard Stearns









Ex-CEO da Lenox, da Parker Brothers e da ONG Visão Mundial, Richard Stearns relaciona quatro princípios essenciais do bom líder

A liderança é um dos temas vitais do contexto empresarial. Não é por menos: cabe aos líderes formar, inspirar e conduzir equipes de sucesso. Existem vários tipos de liderança, mas um perfil que tem ganhado cada vez mais espaço na literatura é aquele que se orienta por virtudes que enaltecem a dignidade humana enquanto todos, líderes e equipes, perfazem uma jornada de êxito, sem negociar a integridade e a consciência. Quem se debruçou sobre o assunto foi o ex-CEO da Lenox e Parker BrothersRichard Stearns.


A liderança orientada pelos valores está mais ligada ao caráter do que às capacidades, mais a quem se é do que ao que se faz”, descreve Stearns no livro A liderança que Deus valoriza, lançamento da Editora Mundo Cristão. Na obra, o autor destaca quais são os valores essenciais à liderança, com exemplos reais e conselhos práticos.

Richard Stearns é bacharel em neurobiologia pela Universidade Cornell e possui MBA pela Escola Wharton da Universidade da Pensilvânia. Atuou em empresas como a Parker Brothers, a Lenox e a Gillete. Atualmente, é presidente emérito da Visão Mundial nos Estados Unidos, a maior organização não governamental cristã do planeta, dedicada à defesa e ao desenvolvimento de populações vulneráveis em todo o mundo.

Entre as honras que Stearns recebeu por seu serviço humanitário estão cinco doutorados honorários, o prêmio Julia Vadala Taft Outstanding Leadership Award, um reconhecimento aos mais destacados e distintos líderes da comunidade de ONGs nos EUA, e a maior honraria da Christian Leadership Alliance.

Quando aceitou o convite para deixar a carreira corporativa e se tornar presidente da Visão Mundial americana — o presidente mais longevo nos setenta anos de história da organização —, Stearns implementou práticas corporativas de excelência, reduzindo despesas e triplicando receitas. Seu legado é aplaudido em ambientes religiosos e não religiosos.

Quais são as características de um bom líder? Quatro dos 17 aspectos elencados por Richard Stearns na obra você conhece a seguir:

  1. Rendição: não é um ato natural para a maioria das pessoas. Sempre a preferência é manter tudo sob controle. Entretanto, segundo Stearns, o poder de Deus só se aperfeiçoa por meio da fraqueza, uma ideia que causa perplexidade a um líder.
  1. Sacrifício: “o ato de oferecer a uma divindade algo precioso; destruição ou rendição de algo pelo bem de outra coisa; algo que se perde ou de que se abre mão”. Esta definição atinge mesmo o ponto da questão. Quando a vida é rendida a Deus, isso vem com um preço. Haverá um custo real a ser pago, pois as ambições, prioridades e sonhos são substituídas.
  2. Generosidade: O dinheiro é algo necessário, mas perigoso, que deve ser manejado com cuidado. Embora o dinheiro seja uma ferramenta essencial, é também uma “droga” com muitos efeitos colaterais adversos. Lembre-se: ele é seu servo, não seu mestre.
  1. Autoconsciência: Os melhores líderes se esforçam para tomar consciência de suas próprias fraquezas. A autoconsciência de um líder começa com um entendimento ancorado do seu verdadeiro papel. Trata-se do conhecimento das próprias forças e fraquezas, talentos e deficiências.

Ficha técnica
Título: A liderança que Deus valoriza
Subtítulo: 17 valores que moldam o sucesso
Autor: Richard Stearns
Editora: Mundo Cristão
ISBN: 978-65-5988-181-9
Páginas: 208
Formato: 16x23
Preço: R$ 64,90
Onde encontrarAmazon

Sobre o autor: Richard Stearns é presidente emérito da Visão Mundial nos Estados Unidos, a maior organização não governamental cristã do planeta, dedicada à defesa e ao desenvolvimento de populações vulneráveis em todo o mundo. Antes de atuar na Visão Mundial, Stearns foi CEO da Parker Brothers e da Lenox. É bacharel em Neurobiologia pela Universidade Cornell e possui MBA pela Escola Wharton da Universidade da Pensilvânia. Ele e a esposa, Reneé, têm cinco filhos e seis netos, e moram em Bellevue, no estado de Washington.

Acompanhe o perfil da editora no Instagram: @MundoCristao
Acompanhe o perfil do autor no Twitter: @RichStearns







 

Nenhum comentário: