quarta-feira, 5 de abril de 2023

 




ARTIGO: Entrevista de Emprego, como dar match com a empresa?

Como desenvolver autoconhecimento?



*Por Denise Barbosa

Quem está antenado com o mercado de trabalho, sabe o quanto as empresas têm investido no marketing sobre sua cultura e propósito, como forma de divulgar seu DNA para atrair talentos. Se você tem interesse em uma determinada empresa, basta procurá-la nas redes sociais e terá acesso a este tipo de informação e muito mais.

 

Ter o conhecimento destas informações é o ponto de partida para uma entrevista seletiva, mas para conquistar o novo emprego requer que o candidato faça sua lição de casa. Estar preparado para responder qualquer pergunta sobre seu perfil, trajetória e objetivo de carreira é que o determinará o match com sua próxima oportunidade de emprego.


   

Segue algumas dicas. Boa leitura!

 

  1. Autoconhecimento. Você é a sua marca. Precisa conhecê-la e saber falar sobre ela

 

Algumas perguntas podem ajudar a se organizar.

 

  • Quais são suas crenças, valores, preferências e atitudes que definem sua identidade profissional?
  • Qual o seu propósito?
  • Que tipo de cultura organizacional você prefere trabalhar?
  • Como você prefere se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho?
  • Que estilo de liderança você mais admira e se considera mais produtivo?
  • Em que tipo de ambiente e atividades você melhor resolve problemas e contribui efetivamente para a empresa?
  • Quais as suas fortalezas, habilidades técnicas e comportamentais que podem interessar para empresa e para a posição específica que tem interesse?
  • Quais características e habilidades a desenvolver em seu perfil? O que tem feito para desenvolver?
  • Que tipo de desafios pessoais já superou e como lida com situações adversas?
  • Quais seus objetivos/motivação para buscar uma nova oportunidade profissional?
  • Como a sua imagem pessoal representa seus objetivos?

      Organize sua narrativa. Treine. Um bom entrevistador(a) irá observar o quanto você sabe falar sobre si mesmo.

      

Como desenvolver autoconhecimento?

Há maneiras para ampliar seu autoconhecimento. Testes de personalidade, exercício de auto percepção de como se sente (realizado/frustrado/feliz/triste)durante a execução de uma atividade, reconhecer habilidades e características que naturalmente potencializam seu resultado. Solicitar feedback de colegas, gestores e amigos contribui muito neste processo, como também contratar um mentor de carreira.

 

  1. Fit Cultural

A partir do seu autoconhecimento e a clareza de seus objetivos profissionais, observe se a empresa a qual tem interesse se encaixa ao seu perfil e aspirações. Preste atenção ao descritivo da vaga, as expectativas dos comportamentos e habilidades técnicas esperadas do candidato. Pesquise sobre a empresa e, antes de se candidatar, reflita se a cultura e propósito da organização faz sentido para você.

 

  1. Tire referência

Isso mesmo! Nem sempre o que a empresa divulga sobre sua cultura se confirma na prática. Acesse seu networking, amigos, colegas, gestores que podem confirmar como são as relações e o dia a dia na empresa.

 

  1. Prepare a narrativa sobre sua trajetória, experiência e resultados profissionais relevantes.
  • Quais projetos você já liderou (independente de ter ocupado um cargo de liderança ou não).
  • Ao longo da sua trajetória, você foi reconhecido / promovido por quais resultados?
  • Quais desafios você superou ao longo da sua trajetória profissional?
  • Ao longo da sua carreira se expôs a mudanças ou a diferentes desafios?
  • Como mantém sua aprendizagem contínua e o que está aprendendo que pode ser relevante para a posição?
  • Livros que esteja lendo podem ser exemplos.
  • Qual seu estilo de liderança? (Liderando outros e/ou a si mesmo)
  • Remuneração atual e pretensão. Reflita sobre salário mensal, benefícios e variável. Qual é o seu pacote ideal e o que pode negociar em prol do projeto?

*Aos profissionais em início de carreira, estas informações podem ser contextualizadas pela sua experiência acadêmica e/ou projetos pessoais.

 

  1. Estude sobre a empresa

      Entenda sobre a história, fundadores, colaboradores, negócios, investidores, faturamento, perfil da alta liderança, resultados divulgados, impacto no mercado, produtos, lançamentos, etc. Esteja preparado para responder o que sabe sobre a empresa e porque avalia que faz sentido para o seu momento profissional.

 

  1. Faça perguntas

      Assim que o entrevistador(a) abrir espaço para que faça suas perguntas, invista em conhecer sobre o negócio, cultura, desafios da posição, expectativa da liderança, sobre o momento da organização e a visão de longo prazo.

 

  1. Seja você mesmo

Autenticidade é a cereja do bolo! Forneça as informações sobre você de forma franca e com compromisso com a verdade. Deixar uma boa impressão é estabelecer vínculo com o entrevistador(a), pois mesmo que não conquiste a vaga de emprego, com uma experiência positiva, poderá ser indicado para outra oportunidade que dê match com o seu perfil.

Esteja preparado(a) e deixe a sua marca!

 

Sucesso!



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