segunda-feira, 27 de março de 2023


MUSH SE DESTACA NO DW! COM PRIMEIRO MÓVEL DO BRASIL À BASE DE COGUMELOS



Mesa Sertão, primeiro móvel a base de cogumelos no país, assinado por Anima Studio Design para Mush | Créditos: Divulgação

Peças assinadas feitas à base de micélio (parte vegetativa dos cogumelos) desenvolvidas pela Mush tem despertado a atenção de quem passa no BOOMSPDESIGN, evento âncora do festival. Desenvolvidos pela multipremiada startup paranaense de soluções biotecnológicas, em parceria com renomados escritórios de design brasileiros, os lançamentos destacam a tecnologia da Mush, pioneira no Brasil, que transforma resíduos da agroindústria em materiais resistentes, biodegradáveis, totalmente circulares, que quando descartados voltam à natureza promovendo o crescimento de novas plantas.

Primeiro móvel feito à base de cogumelos do Brasil, a mesa Sertão, assinada pelo Anima Studio Design, possui conceito inspirado na região brasileira que costuma ser castigada pela seca e pela terra árida, a peça também evoca o poder das conexões e da vida que brota do solo. Carrega o significado da origem da matéria-prima que também vem da terra - material biotecnológico pioneiro no país desenvolvido pela Mush para o design, arquitetura e construção civil, feito a partir dos resíduos da agroindústria .

 

                                                                                                                             Desenho de uma cadeira

Descrição gerada automaticamente com confiança média                 Cadeira e mesa

Descrição gerada automaticamente  

Mesa Sertão Anima Studio Design para Mush | Créditos: Divulgação

Outro lançamento desenvolvido a partir do material inovador da Mush, a luminária de teto Hogar leva assinatura do estúdio Ola Luminárias Acústicas. Criada para inspirar a sensação de acolhimento e pertencimento, a peça explora a conexão da natureza a partir das referências orgânicas e promove conforto lumínico e acústico no ambiente.

 

                                                                                                                         Uma imagem contendo escuro, banana, mesa, laranja

Descrição gerada automaticamente                 Uma imagem contendo mesa, grande, sanduíche, frutas

Descrição gerada automaticamente

Luminária Hogar evoca conexão à natureza e inspira sensação de pertencimento. Assinada por Ola Luminárias Acústicas para Mush | Créditos: Divulgação

 

Urna leva sustentabilidade ao último momento da vida

    Água do mar

Descrição gerada automaticamente

Urna Navegar, assinada por Furf Design Studio para Mush | Créditos: Divulgação

A urna funerária Navegar, assinada pelo escritório Furf Design Studio, é outra peça que acaba de ser lançada pela Mush. Apresentada em paralelo à Semana de Design de SP, possui formato de “barquinho de papel” e foi concebida para trazer leveza, poesia e homenagear o último momento da vida. A partir do conceito de que navegar é uma forma simbólica de encerrar a jornada na terra, a urna pode se dissolver em poucos dias na água doce ou salgada, tornando-se um fertilizante natural, graças ao material biotecnológico da Mush à base de micélio. “Nosso material visa a circularidade, essencial para a manutenção da vida no planeta. Ele nasce do resíduo agrícola e retorna à natureza como fertilizante de plantas. A vida é feita de ciclos, e esta peça possui homenageia o fim da jornada de uma pessoa. Em seu último momento, ela impacta de forma positiva o meio ambiente e inspira as gerações futuras”, explica CEO da Mush, Eduardo Sydney.

 

 

Fundada em 2019 pelos sócios  Eduardo Sydney, Leandro Oshiro e Antônio Carlos de Francisco, a Mush é uma startup paranaense, pioneira no Brasil em soluções biotecnológicas que aliam design, sustentabilidade e funcionalidade. Premiada nacional e internacionalmente, nasceu como incubada do campus Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e desenvolve produtos para o setor da construção civil, arquitetura, decoração e design. Empresa carbono neutro, segue o conceito de negócio regenerativo, visando gerar impactos positivos ao meio ambiente. Desenvolve materiais feitos com micélio (parte dos cogumelos composta por uma rede de fibras finas que se assemelha a raízes), com propriedades antichamas que visam o conforto térmico e acústico,  criados de maneira customizada. Com uma cadeia produtiva 100% circular, usa tecnologia para transformar resíduos da agroindústria em materiais resistentes, seguros e biodegradáveis, que se descartados, ainda voltam à natureza promovendo o crescimento de novas plantas.

www.mush.eco

loja.mush.eco

@mush.eco

 

Premiações:

 

32º Congresso Brasileiro de Cosmetologia – menção honrosa embalagens sustentáveis | 2022

TOP3 Construtechs mais inovadoras no MINASCON | 2020

Campeã da Órbita Agro no Rocket Startup, da Rede Globo | 2020

2º Lugar - Concurso Internacional “From Linear to Circular Ideas” | 2021

Selo ODS | 2021

Brasil Design Awards | 2021

Selo ODS | 2022

 

SERVIÇO

MUSH NO DW! 2023 | BOOMSPDESIGN

ABERTA AO PÚBLICO  | das 12h às 20h

Local: Terraço COPAN

Endereço: Av. Ipiranga, 200 – República

Inscrição gratuita: www.eventbrite.com.br/e/boomspdesign-2023-tickets-549685402837

 


 

 

 

 

 

 


 

Nenhum comentário: