quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Conhecimento.

 O Museu da Língua Portuguesa pelo olhar de uma migrante boliviana.




A boliviana Rocio Quispe Yujra é a segunda convidada a participar da série Olhares: vídeo-visitas no Museu, do projeto Educativo Plugado. Produção estreia no dia 3 de agosto, no YouTube da instituição

O Museu da Língua Portuguesa lança nesta sexta-feira, dia 3 de agosto, o segundo vídeo da série Olhares: vídeo-visitas no Museu, do Educativo Plugado. Neste projeto, pessoas das mais diversas origens e profissões são convidadas a falar sobre as experiências encontradas na exposição principal da instituição. 

No segundo vídeo, que estará disponível no YouTube do Museu, a convidada é a migrante boliviana Rocio Quispe Yujra, que atua pelos direitos de quem, assim como ela, deixou seu país natal para viver em outro país. Em sua visita ao Museu, ela se surpreende com a história do português falado no Brasil, salientando a transformação que a língua sofre no dia a dia pelos milhares de seus falantes, incluindo, claro, os imigrantes. 


Na experiência Palavras Cruzadas, na qual é possível saber a origem e o significado de centenas de termos de nosso vocabulário, ela seleciona a palavra de origem espanhola “poncho”, que significa “capa quadrangular de lã, com orifício para a cabeça”. Rocio afirma que tal vestimenta é mais popular na Bolívia do que no Brasil. 

Rocio comenta ter ficado alegre em encontrar bolivianos nos conteúdos da exposição principal. Em seu passeio, ela nota a presença de dois: o xamã Inti Román, cuja voz pode ser ouvida na experiência Línguas do Mundo – ele fala frases em quíchua, idioma de origem andina -, e o músico Bryan Rodriguez (Rocio o chama de Bryan Adams), que pode ser visto no Falares, instalação que apresenta a diversidade do português falado no território brasileiro. 

O vídeo Olhares: vídeo-visita com Rocio Quispe Yujra é uma realização do Núcleo Educativo do Museu da Língua Portuguesa, com captação de imagens, edição e montagem de Cristiano Fukuyama. 

Serviço 
Olhares: vídeo-visita com Rocio Quispe Yujra 
Estreia dia 3 de agosto 
No YouTube do Museu da Língua Portuguesa 
www.youtube.com/museudalinguaportuguesa 
Grátis 

Museu da Língua Portuguesa  
Praça da Luz s/n - Luz - São Paulo  
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 18h)  
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)  
Grátis para crianças até 7 anos  
Grátis aos sábados  
Acesso pelo Portão A (em frente à Pinacoteca)  
Ingressos na bilheteria ou pela internet:  
https://bileto.sympla.com.br/event/68203
Estacionamento conveniado (Garage K): entrada pela avenida Tiradentes, 248, e pela rua João Teodoro, 78  

 

SOBRE O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA  
Localizado na Estação da Luz, o MLP tem como tema o patrimônio imaterial que é a língua portuguesa e faz uso da tecnologia e de suportes interativos para construir e apresentar seu acervo. O público é convidado para uma viagem sensorial e subjetiva, apresentando a língua como uma manifestação cultural viva, rica, diversa e em constante construção.  

O Museu da Língua Portuguesa é uma realização do Governo Federal e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, concebido e realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.  

PATROCÍNIOS E PARCERIAS  
A reconstrução do Museu tem patrocínio máster da EDP e patrocínio do Grupo Globo, Itaú Unibanco e Sabesp – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O apoio é da Fundação Calouste Gulbenkian.  

A Temporada 2022 conta com patrocínio do Grupo Volvo, do Instituto Cultural Vale e do Itaú Unibanco, apoio da Booking.com e do Grupo Ultra e das empresas parceiras Cabot, Marsh McLennan, escritório Mattos Filho, Verde Asset Management, Faber-Castell e Bain&Company. Rádio CBN, Revista Piauí, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são seus parceiros de mídia. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura

Nenhum comentário: