terça-feira, 7 de junho de 2022

 

Natuzzi Milão 2022 - Lançamentos e eventos - Natuzzi Italia na Semana de Design.


Em Circle of Harmony - Second Life, a marca traz uma reflexão sobre o tema da sustentabilidade com a nova coleção idealizada pelo artista e designer Marcantonio e Studio Marcel Wanders no novo showroom de Milão, radicalmente transformado por Fabio Novembre, e uma instalação poética de Marcantonio no pátio do Palazzo Durini Caproni di Taliedo

 

 

Por ocasião da Semana de Design de Milão 2022, Natuzzi Italia, marca de design italiano que une uma vocação altamente internacional com uma identidade profundamente mediterrânea, apresenta a nova coleção The Circle of Harmony – Second Life, que, sob a direção criativa de Pasquale Junior Natuzzi, traz o designer italiano Marcantonio com o pufe Terra e o estúdio holandês Marcel Wanders com o sofá Adam.

A flagship store da via Durini, totalmente reformada por Fabio Novembre e seu estudio, por meio de um projeto arquitetônico que celebra a cultura e o ambiente da Puglia, será o cenário onde os visitantes poderão descobrir, de 07 a 12 de junho – os novos produtos, além de uma seleção especial de peças icônicas da marca em uma nova versão, enriquecida pela nova coleção de estofados ecofibra, 100% sustentável. Além disso, a instalação evocativa Germogli (Brotos), idealizada por Marcantonio para os espaços do pátio adjacente ao showroom no Palazzo Durini Caproni di Taliedo, estará em exibição pública nos dias 08 e 09 de junho.  

THE CIRCLE OF HARMONY – SECOND LIFE

Second Life é a nova coleção conceitual dentro do The Circle of Harmony, o projeto nascido em 2019 estabelece um espaço ideal que acomoda várias interpretações criativas do DNA da Natuzzi Italia. Seguindo a reflexão sobre o futuro, lançada pelas duas últimas coleções The Circle of Harmony (2020) e The Circle of Harmony – Live the Transition (2021), com Second Life, Natuzzi Italia reflete ainda mais sobre o conceito de sustentabilidade no sentido mais amplo possívelThe Circle of Harmony – Second Life representa, assim, um terceiro capítulo desta narrativa, uma reflexão sobre um tema com sérias implicações contemporâneas: como orientar a produção de mobiliário para um nível de sustentabilidade cada vez mais coerente e definitivo.


"Second Life é o conceito da mais nova coleção, uma noção que guia a mão dos designers com quem colaboramos, que abraça nossos habilidosos artesãos e é tão universal que acomoda perfeitamente a todos", explica Pasquale Junior Natuzzi, diretor criativo da empresa. "O objetivo é dar vida e informação a um processo de design e produção. Criar uma beleza atemporal capaz de atravessar o próprio tempo. Uma coleção de peças direcionadas, projetadas para durar uma vida inteira, com a ideia verde de reduzir a poluição, criando materiais que vivem uma segunda vida inestimável: reciclada, reutilizada, repensada; objetos onde a funcionalidade e a estética convivem em perfeito equilíbrio. Viver uma segunda vida em harmonia, enfim."

MARCANTONIO – pufe Terra

  

Marcantonio, em sua segunda colaboração com a Natuzzi Italia, é desafiado a projetar um pufe: um estofamento liso, uma peça de declaração que representa a síntese da nova filosofia de design Natuzzi inaugurada pelo Second Life e baseada na necessidade de reconsiderar o mundo do mobiliário com maior consciência, levando em conta os materiais, o processo e o contexto.

O resultado é Terra, um projeto concebido para ter zero impacto ambiental, uma forma chanfrada, com linhas arredondadas e uma suavidade que evoca as formas de uma azeitona no solo vermelho da Puglia. As extremidades do assento e do encosto são conectadas por tiras leves que criam uma circularidade inesperada e sustentam todo o projeto.

núcleo interno do produto, sem estruturas e molduras, é feito de poliestireno reciclado, considerado um dos materiais mais recicláveis e circulares; os estofos estão disponíveis na gama Water - o tecido sustentável resultante da colaboração com o estúdio holandês de inovação têxtil BYBORRE - e na nova coleção eco-fiber apresentada por Natuzzi na Semana de Design de Milão, cujos protagonistas são Gaia e Origami.

Seguindo o sofá Infinito, projetado para a empresa em 2020, Marcantonio mais uma vez traz sua pesquisa para o mundo da Natuzzi Italia: seu foco constante na relação entre o homem e a natureza, que caracteriza todo o seu trabalho, se manifesta em uma nova declinação que se estende às várias fases da produção de um móvel.

 

MARCEL WANDERS STUDIO – Adam sofa

  

estúdio Marcel Wanders, em sua quarta colaboração com a Natuzzi Italia, apresenta uma coleção com foco representado pelo sofá Adam, nascido do desejo de integrar materiais sustentáveis com um design atemporal inspirado na Puglia, região que representa as raízes da marca e simboliza o estilo de vida mediterrâneo que a marca pratica em todo o mundo.

Para criar o sofá Adam, o estúdio Marcel Wanders fez uma viagem significativa na história e no estilo da marca. O resultado é um sofá com um estilo casual moderno que faz do conforto visual e sensorial seu diferencial. Adam é uma reinterpretação do estilo Natuzzi, bem como o arquétipo dos futuros sofás, móveis que ganham uma "segunda vida" por serem capazes de durar no tempo. O nome Adam é uma referência explícita à ideia central do arquétipo: um exemplo de uma nova abordagem de estilo e conforto para a Natuzzi Italia.

base de madeira confere ao sofá uma aparência natural e artesanal, enquanto as grandes almofadas do assento e do encosto, com suas linhas suaves e arredondadas, são estofadas com poliuretano Ecolympha by Olmo, composto exclusivamente de materiais naturais e biocompatíveis. O conforto é ampliado por uma série de mecanismos manuais que permitem ajustar a posição e o ângulo dos apoios de braços e do apoio de cabeça.

ECO-FIBER COVERINGS COLLECTION

O conceito Second Life também se expressa na nova coleção de revestimentos sustentáveis apresentada pela Natuzzi Italia. Após o lançamento em 2020 da colaboração com o estúdio holandês de inovação têxtil BYBORRE, que deu origem à coleção de tecidos Water – feitos com um fio que combina a mais alta qualidade de lã com PES reciclado – este ano, a marca apresenta uma série de novidades em fibras desenhadas para atingir o máximo impacto positivo no meio ambiente e no homemGaia Origami.

Gaia é uma fibra vegana experimental que reproduz de forma marcante a textura do couro: a extrema inovação da Coronet, empresa que produz materiais técnicos com alto foco na sustentabilidade, vai ao encontro da excelência artesanal da Natuzzi no processamento do couro, criando uma fusão completa e harmoniosa entre tradição e modernidade. O material Coronet, graças à experiência única da Natuzzi neste campo, passa por um processo semelhante ao curtimento, produzindo um estofamento em fibra ecológica com um toque único que representa uma nova e revolucionária página na longa história da empresa.

Origami é um tecido composto principalmente por fibras de papel – um produto ecológico e sustentável, 100% natural – unidas a um tecido de chenille com flocos de nylon na parte de trás. Natural e resistente, com toque de linho, mas com efeito mais pastel, o Origami tem qualidades intrínsecas a prova de fogo, graças ao papel que não entra em combustão, mas se transforma imediatamente em cinzas, característica que também torna seu descarte sustentável.

 MARCANTONIO – Instalação GERMOGLI

 

Para celebrar o conceito The Circle of Harmony – Second Life, a Natuzzi Italia confiou ao artista e designer Marcantonio uma instalação evocativa e pitoresca no pátio do Palazzo Durini Caproni di Taliedo, que abriga o showroom da marca em Milão. O objetivo é levar aos visitantes o espírito de Circle of Harmony, um cruzamento de experiências, influências e misturas criativas.

Com base na ideia de renascimento e com o objetivo de enfatizar o estreito vínculo que nos liga à natureza e ao meio ambiente hoje mais do que nunca, Marcantonio decidiu transformar um dos pátios mais significativos do centro de Milão em um mundo de conto de fadas onde brotos gigantescos se atiram do chão, ou melhor, da terra.

Cobertos com uma superfície dourada refletiva, os gigantescos brotos (quase 4m de altura) refletem a luz do sol, imitando a natureza por um lado, e por outro as decorações clássicas e renascentistas, onde elementos vegetais representavam a vida e o renascimento.

Germogli representa uma homenagem à união entre o homem e a natureza e, ao mesmo tempo, colocam os holofotes em um problema urgente enfrentado pelos olivais na Puglia que exige uma ação incisiva: a Xylella. Esta bactéria pestilenta causa problemas substanciais nos olivais e corre o risco de comprometer as colheitas em toda a Europa.

 

NEW COLLECTION

Natuzzi Italia Showroom – via Durini 24, Milan

7 – 12 junho, 2022, 10h às 20h30

 

INSTALLATION GERMOGLI

Natuzzi Italia Showroom – Palazzo Durini Caproni di Taliedo Courtyard – via Durini 24, Milão

8 e 9 de Junnho, 2022, 10h às 22h

Sobre Natuzzi S.p.A.

Fundada em 1959 por Pasquale Natuzzi, a Natuzzi S.p.A. é uma das marcas mais conceituadas na produção e distribuição de mobiliário de design e luxo. Com uma rede global de varejo de 651 lojas monomarcas e 563 galerias, a Natuzzi distribui suas coleções em todo o mundo. Os produtos Natuzzi incorporam o melhor espírito do design italiano e os detalhes artesanais únicos do “Made in Italy”, onde ocorre uma parte predominante de sua produção. A Natuzzi está listada na Bolsa de Valores de Nova York desde 13 de maio de 1993. Sempre comprometida com a responsabilidade social e sustentabilidade ambiental, a Natuzzi S.p.A. é certificada ISO 9001 e 14001 (Qualidade e Meio Ambiente), ISO 45001 (Segurança no Trabalho) e FSC ® (Forest Stewardship Council).

 

 

 



MARCANTONIO – Instalação GERMOGLI Natuzzi Italia  Pasquale Junior Natuzzi
Visualizar todas as imagens em alta resolução












Nenhum comentário: